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Garantia não cumprida e desrespeito pelo consumidor

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

P. D.

Para: DM Auto

26/05/2025

Exmos. Senhores, Atenção a quem pensa comprar carro no stand “DM Auto” (Viseu) Quero partilhar a minha péssima experiência com o stand DM Auto (em Viseu) e com o vendedor David, para que outras pessoas pensem duas vezes antes de fazer negócio com este stand. Comprei uma viatura usada (Alfa Romeo 147 1.6 TS), depois de várias trocas de mensagens onde ficou claro que a venda incluía garantia. No entanto, quando cheguei ao stand (desloquei-me do Porto até Viseu, ou seja, mais de 110 km), o vendedor tentou cobrar-me 500€ adicionais para me dar garantia, dizendo que o carro sem esse valor não teria qualquer cobertura. Isso é ilegal – pela lei portuguesa, a garantia tem de ser incluída obrigatoriamente e sem custo adicional, com duração mínima de 18 meses. Mesmo assim, e após discussão, acabei por pagar 250€ para ter uma “garantia de motor e caixa de 6 meses”. A viatura foi-me entregue com a promessa de que estava “em bom estado e sem nada a apontar”. No entanto, logo na primeira semana começaram os problemas: falhas em andamento, mensagem de “motor control system failure”, problemas no circuito de refrigeração, termóstato avariado, e ainda problemas graves na suspensão (braços de direção partidos), que colocavam a segurança em causa. Levei o carro ao meu mecânico de confiança (em Guimarães), profissional conceituado, que confirmou que a junta da cabeça estava queimada, o motor com falhas nos cilindros, o nível de óleo estava no mínimo e em mau estado, aparentando estar demasiado "queimado" para um óleo recente, entre outros problemas. Informei o stand, que negou a existência de problemas com uma extrema arrogância, mas o eles mandaram-me levar o carro lá novamente. Deixei-o lá durante 1 mês, sem que nada fosse feito. Tirei fotos ao tubos e ao motor antes de levar para lá o carro, e quando fui buscar, tudo estava igual, embora o sr. David tivesse-me dito que houve um tubo que teria sido mudado pelo seu mecânico. Sei que é mentira pois os tubos eram exatamente os mesmos, e quando o questionei sobre qual seria o tubo mudado, ele não me soube responder nem identificar o tubo. Mais tarde, depois de ter que contactar e envolver um advogado, foi-me indicada uma oficina associada ao stand onde o carro iria ser reparado, sendo que novamente tive o prejuízo de fazer a viagem Porto-Viseu para deixar lá o carro pois o sr. David não permitiu que o carro fosse reparado noutro sítio mais perto de mim para eu poder acompanhar melhor o processo. O carro esteve lá mais de 5 meses e meio (quando a lei só permite no máximo 30 dias), e quando finalmente o fui buscar, o carro continuava com os mesmos erros e falhas (Luz de motor acesa, falhas em andamento, principalmente em baixa rotação, e a mesma mensagem de antes "motor control system failure" sempre que ligava o carro). O vendedor David recusou-se a assumir qualquer nova reparação, dizendo que “já gastou muito dinheiro”. Isto é inadmissível e uma tremenda falta de respeito pelo consumidor! Fui eu, novamente, que tive de assumir os custos para instalar um termostato novo, sensor de temperatura e velas de ignição adequadas (as que estavam montadas eram de má qualidade e incorretas, e tinham sido instaladas na tal "revisão" feita por eles, antes de me venderem o carro). Só após isso o carro começou a andar em condições. Ao todo, foram quase 300 euros de despesa que eu tive de gastar. O vendedor ignorou completamente todas as minhas tentativas de resolver o assunto a bem, ignorou o meu advogado, e acabou por me bloquear no WhatsApp. Outro sinal claro da falta de profissionalismo e de respeito pelo cliente foi a forma como o sistema de refrigeração foi tratado após a suposta reparação do motor. Não foram substituídos componentes fundamentais como os tubos de refrigeração (cheios de ferrugem e impurezas), o depósito de anticongelante (com crostas, óleo misturado e totalmente contaminado), a bomba de água ou o termóstato — tudo manteve-se como estava, apesar de visivelmente danificado. Esta negligência compromete todo o trabalho feito na junta da cabeça e no motor, e coloca em risco a durabilidade da reparação. Agora, serei eu a ter de assumir essas despesas adicionais assim que tiver possibiliddes, para evitar que o mesmo problema volte a acontecer. Esta empresa demonstra total desprezo pelo consumidor e pela lei. Se pensa comprar aqui o seu carro, recomendo fortemente que pense duas vezes. Para o seu próprio bem!! Se alguém quiser mais detalhes sobre esta situação ou ver provas (mensagens trocadas, diagnósticos técnicos e relatórios do meu mecânico), estou totalmente disponível para partilhar. Podem contactar-me diretamente através do meu e-mail: pedromfdias2090@gmail.com Espero que este testemunho sirva para evitar que mais alguém passe pelo que eu passei. Nenhum consumidor merece ser tratado assim! Cumprimentos.


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