Exmos Srs,
Comprei um carro (Range Rover Velar) a dia 31/07/2023 com garantia de 18 meses Lease Plan (Ayvens).
No dia 06/07/2024 o carro em plena autoestrada perdeu a potência e parou, tive apenas tempo para encostar à berma porque entrou em modo de segurança e inibiu as funcionalidades do carro.
Após contactar a Ayvens foi-me dito que o carro teria que ser entregue pelo reboque numa oficina parceira da Ayvens.
Agora vem a parte que me espanta e que vem demonstrar como estas garantias funcionam:
1. Depois de entregue na oficina sou contactado com indicação de que não há autorização da Ayvens para iniciar a desmontagem de forma a obter um diagnóstico porque o carro apresenta falta de bateria (naturalmente depois de várias horas a aguardar pelo reboque com o carro ligado) e um nível de óleo baixo (gostava de entender a razão da perda de óleo mas a Ayvens não deixa porque não permite avançar para obter um diagnóstico).
2. Lamentavelmente, porque a garantia não assume a sua responsabilidade perante um parceiro que é seu, tomo a decisão de custear as primeiras horas de mão de obra por forma a tentar obter um diagnóstico.
3. Após a oficina determinar que há um problema com uma das correias do carro, a Ayvens não permite novamente avançar mais com a desmontagem e pede as manutenções do carro. Reformulando, pedem-me revisões de um carro que me foi entregue pelo Stand há 11 meses, um carro que tinha 115.000kms quando o comprei e agora tem 131.000kms. Que manutenções estava eu obrigado a fazer em menos de um ano num carro destes?
4. Como pessoa prevenida que sou, tinha pedido uma revisão em Novembro do ano passado, apenas e só para acautelar alguma falha do Stand onde comprei o carro.
5. Entrego a fatura dessa Revisão e a folha de obra desse mecânico à data da revisão mas a Ayvens, mesmo tendo noção que não estava obrigado a esta manutenção, recusa a fatura por falta de matrícula, falta de kms à data da revisão e falta de discriminação do óleo usado na revisão (todas estas informações não constam da fatura mas constam da folha de obra).
Resultado:
- O carro está parado numa oficina parceira da Ayvens há quase um mês.
- Não há avanços porque a Ayvens não permite que seja feito um diagnóstico e desculpa-se com tudo para não avançar.
- A Ayvens permite que seja feita uma garantia num carro vendido num Stand perceiro e passados 11 meses pede ao cliente as revisões que foram feitas.
- Ao contactar a Ayvens ninguém passa a chamada ao gestor do processo. Quem atende desconhece o processo e mandam fazer uma exposição por email.
A minha exposição está feita! Não por email como a Ayvens pretendia mas desta forma e em todos os portais que permitam dar a conhecer ao consumidor o que acontece quando é feita uma compra com uma garantia deste género.