Reclamação assistência Hyundai
Serve a presenta para reclamar sobre o mau serviço prestado pela assistência da marca Hyundai em caso de avaria da viatura ainda sobre o âmbito da garantia e, sobre o que está coberto pela mesma garantia.
Factos são os seguintes:
Sou proprietário de um Hyundai Tucson PEHV adquirido em set. de 2022;
Em meados de setembro e, após ter estado ausente para uma semana de férias, deixei o carro na garagem trancado e desligado, quando regresso deparo-me que a viatura não pegava nem sequer conseguia abrir as portas através do comando á distancia;
Utilizei a chave manual para entrar na viatura, mas mesmo assim nada, “estava morto”;
Após ter chamado a assistência, enviaram um senhor, que com um “Booster” conseguiu que o carro pegasse e retornasse ao seu funcionamento normal, não antes de andar alguns Km;
Dia 20-10-2025 desloquei-me ao concessionário da marca em Vila Real “Irmãos Leite”, local onde adquiri a referida viatura, afim de realizara revisão dos 60.000Km, referindo o sucedido anteriormente;
Foi-me informado que após terem efetuado testes á bateria de 12V, a mesma apresentava uma vida de +/- 83%, ao qual eu questionei se não seria desgaste excessivo da bateria, respondendo-me que ainda estava dentro dos valores considerados normais;
Em 05-12-2025 e após dois dias em que a viatura esteve parada, acontece a mesma situação “não abre portas, não pega e fica imobilizada com vários erros no display”;
Chamado reboque que transportou a viatura para o concessionário da marca em Vila Real;
Atá aqui tudo normal, o reboque chegou em tempo útil, transporte efetuado sem problemas e rapidamente;
Ao chegar á oficina efetuei contacto coma assistência da marca “Hyundai”, afim de obter uma viatura de substituição, uma vez que estava dentro da garantia;
Foram seguidas as indicações dadas por parte da funcionária que atendeu o telefone, nomeadamente a necessidade de a oficina enviar email com a confirmação da imobilização da viatura, diagnóstico da mesma e tempo estimado de reparação e, aguardar contacto;
Tudo isto foi cumprido, no entanto o contacto não chegou;
Após +/- 45 minutos de espera e como o contacto não se efetuava, ligo novamente para o nº da assistência afim de questionar a demora, ao qual me respondem, “no email falta o diagnóstico”, novo email foi enviado por parte da oficina, mas devolvidos +/- meia hora ainda nada;
Novo contacto para assistência, obtendo a mesma informação da falta de diagnostico, aí eu questionei, “qual diagnóstico, se a viatura permanece parada á porta da oficina onde o reboque a deixou e ainda não foi observada pelo mecânico?”, o assistente insistia que tinha de ter um diagnóstico;
Perante esta situação apelei á funcionária da receção da oficina que realizou uns telefonemas, mas a situação manteve-se durante mais tempo;
Como estava a chegara a hora de ter que me deslocar para o meu local de trabalho, que distanciava da oficina cerca de 40 minutos de carro e, como estava na hora de fecho para o almoço, tive a necessidade de alugar uma viatura paga por mim;
Quero reclamar aqui o mau serviço prestado pela assistência da Hyundai no que toca a satisfazer os clientes quando estes necessitam e estão abrangidos pelo que a mesma Hyundai apregoa de “viatura de substituição em caso de avaria”. De referir que a viatura em questão foi-me vendida com 7 anos de garantia para a viatura de 8 anos de garantia para as baterias;
A segunda questão prende-se com a garantia da viatura:
Se a viatura tem garantia de 7 anos e se a bateria é essencial para o funcionamento da viatura porque razão tive de pagar 460€ por uma bateria?
Na oficina foi-me dito que a bateria só tem garantia de 3 anos, o qual eu não concordo.
O que pretendo é o seguinte, ser ressarcido do montante despendido no aluguer do automóvel necessário para o desempenho da minha atividade profissional.
Pretendo também o reembolso da bateria que a meu ver pertence á garantia da viatura.