Exmos. Senhores,
Comprei um telemóvel Xiaomi RedMi Note 13 Pro 5G em Janeiro do presente ano, na loja Xiami Store Almada.
Em Junho o aparelho apresentou problemas de display e levei-o à loja para reparação.
O equipamento foi enviado para o reparador oficial, tendo dado entrada na TAMET, através do seu cliente
“XIAOMI STORE ALMADA”, no dia 03/06/2024, tendo sido aberta a Ficha de Intervenção Técnica de qualidade N.º TPT2125945, cuja cópia aqui se junta.
O equipamento foi analisado pelos seus técnicos,
os quais detectaram a anomlia e fizeram constar do Comentário Técnico: “Após verificação técnica foi detetada anomalia. Foi efetuada a substituição do módulo display. Atualização do software ao equipamento.”.
Em Agosto o aparelho volta a apresentar problemas do display. Volto com ele à Xiaomi Store Almada. No dia 19/08/2024, o equipamento volta a dar entrada na TAMET, tendo sido aberta a Ficha de Intervenção Técnica de qualidade N.º TPT2154270, cuja cópia aqui se junta. O, equipamento foi analisado, de novo, pelos seus técnicos os quais concluiram: “Após verificação técnica, o equipamento perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante (Apresenta humidade junto ao encaixe do display). É necessário a substituição das peças
todas.” O departamento técnico da Tamet, informou a a marca, “in casu”, a XIAOMI, facultando todos as informações, àcerca da presente situação, a qual deu indicações expressas para que fosse emitido orçamento, conforme aqui se junta , uma
vez que o telemóvel apresentava mau uso, o que originou a perda de garantia.
Assim, por indicação expressa da marca XIAOMI, foi elaborado o orçamento N.ºTPT 2154270, datado de 23/08/2024, no valor de € 538,96, cuja cópia aqui se junta
Em forma de resumo,
Adquirimos um telemóvel novo em janeiro de 2024.
O tlm teve problemas do módulo de display, e o modulo foi substituido no ambito duma intervenção tecnica prestada pela Tamet (reparador oficial da marca Xiaomi).
Passados uns meses o display volta a dar problemas e a Xiaomi/Tamet/Xiaomi Store alegam perda de garantia por má utilização!
Ora, o modulo de display apresentou problemas pela 2ª vez!
O módulo de display foi trocado pela Xiaomi/Tamet no ambito da 1ª reparação, o que me leva a concluir que o trabalho foi mal efetuado.
A Xiaomi refere perda de garantia por má utilização. Qual foi a má utilização?!
O telemóvel foi utilizado como um telemóvel!
Se o módulo de display apresenta vistigios de humidade junto à junção do mesmo, então é porque a 1ª reparação ficou mal efetuada pela Xiaomi/TAMET
Além do mais, o telemóvel é vendido e publicitado como tendo certificação IP68, pelo que vestigios de humidade na junçao de um display, reparado pela marca, não podem ser justificação de má utilização nem tão pouco, perda de garantia.
Reclamo com a Xiaomi Store Almada que me remete para a Tamet, a Tamet remete para a Xiaomi e a Xiaomi não assume a reparação dum aparelho que apresenta problemas desde sempre (no módulo de display) e refugia-se na justificação "redonda" de "mau uso".
Lamentavel a posiçao de força assumida pela marca, e o não assumir de suas falhas e responsabilidades.
Cumprimentos.