Exmos. Senhores,
Em Novembro/2019 comprei numa loja Worten um frigorifico combinado LG modelo GBB92MCAXP. No passado dia 05/10 deixou de funcionar, e porque a Worten se evadiu de responsabilidades por já não se encontrar dentro da garantia, sugeriu o contacto com o serviço de apoio ao cliente da LG, que encaminhou para uma empresa representante cujo técnico só compareceu dia 11/10. O mesmo informou tratar-se de avaria do compressor, confirmando que esta peça está abrangida por uma garantia de 20 anos, no entanto posteriormente enviam-me um orçamento para reparação no valor de 293,11€ .
Agora questiono: como é que uma peça que tem garantia de 20 anos dura só 4???? e a LG não tem técnicos que façam reparações aos eletrodomésticos da marca??? como é que o valor do orçamento para solucionar a avaria é tanto ou mais elevado que a própria peça (verifiquei este facto em vários sites inclusive da LG)??? como é que o serviço telefónico tem a displicência de informar o cliente que a peça em "garantia" é uma cortesia da marca???? Mais, este serviço de apoio ao cliente (neste caso ausência dele) não faz qualquer esforço para ajudar a encontrar uma solução para o problema, evadindo SEMPRE a LG de qualquer responsabilidade, atribuindo à empresa autorizada o ónus dos valores apresentados. E se a mesma apresentar um valor exorbitante, a LG demite-se???
Por outro lado, no orçamento cobram também valores pelo gás e filtro mas que só são agora necessários, na decorrência da avaria da peça principal pois se ela não acontecesse, não o seriam.
Ou seja, esta suposta "garantia" é pura publicidade ENGANOSA, dando ao cliente uma FALSA sensação de confiança no produto.
Como não quero compactuar com esta deplorável situação e depois de vários telefonemas sem solução, solicitei à LG que o compressor que me é devido, fosse enviado para a minha morada encarregando-me eu de providenciar para o instalar e claro, a resposta foi a seguinte:
"Relativamente ao envio do compressor, apenas é possível obter este desconto numa reparação com um dos nossos parceiros. estamos impossibilitados de enviar esta peça para sua casa, no âmbito da garantia de cortesia".
Incrédula solicitei a indicação de outro parceiro para comparar orçamentos e questionei se a Worten (que tem serviço de reparações) poderia proceder ao arranjo. Não indicaram outro parceiro e responderam que a Worten não trabalha com eles...
Resumindo: compramos um eletrodoméstico caro, com uma suposta qualidade superior e garantia alargada do seu principal componente, ele avaria ao fim de 4 anos e nem a loja nem a marca apoiam o cliente, nem tão pouco cumprem com o que "prometem" deixando o cliente à mercê de uma terceira empresa que cobra o que quiser pelo serviço de reparação.
Agradeço pela atenção.
Cumprimentos.
VG