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Garantia Bomba Calor HTW

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. L.

Para: LEROY MERLIN

25/09/2025

Exmos. Senhores No dia 30/07/2022 adquiri uma bomba de calor da marca HTW na Leroy Merlin, bomba esta que teve a primeira avaria a 29/04/2024 onde a 07/05/2024 após a vista do técnico foi decido substituir a bomba por uma nova, facto que só ocorreu a 17/06/2024 ( 1 mês e 18 dias do pedido de assistência, com a bomba antiga a maior parte do tempo a não funcionar). A 6/07/2024 a bomba NOVA começa a verter água e foi aberta nova assistência técnica resolvida a 18/07/2024 ( doze dias depois) Já este ano no dia 11/08/2025 a bomba começou a não aquecer o suficiente e a perder água por 3 orifícios. Desloquei-me nesse mesmo dia a uma loja Leroy Merlin que me informou que a deveria contactar a marca HTW porque a garantia já tinha terminado há 11 dias. Esta informação não é verdadeira visto que a bomba antiga como a bomba nova, já tinham sido alvo de assistência técnica e segundo o Decreto-Lei n.º 84/2021 Art 18.º nr. 4 " Em caso de reparação, o bem reparado beneficia de um prazo de garantia adicional de seis meses por cada reparação até ao limite de quatro reparações, devendo o profissional, aquando da entrega do bem reparado, transmitir ao consumidor essa informação." Além de que a bomba foi também substituída na sua totalidade e segundo o Decreto-Lei n.º 84/2021 Art 18.º nr. 6 " Havendo substituição do bem, o profissional é responsável por qualquer falta de conformidade que ocorra no bem sucedâneo, nos termos do disposto no artigo 12.º / Decreto-Lei n.º 84/2021 Art 12.º nr. 1 " O profissional é responsável por qualquer falta de conformidade que se manifeste no prazo de três anos a contar da entrega do bem". Nesse mesmo dia, após contactar diretamente a a marca ( como a Leroy Merlin, me havia dito para fazer) enviaram um técnico apenas no dia 26/08/2025, que me disse de imediato que tendo em vista o estado interior da bomba a mesma não teria reparação e que posteriormente entrariam em contacto contacto comigo. Mais de um mês depois de abrir assistência liguei para a marca (17/09/2025) e disseram-me (por telefone) que iam substituir novamente a bomba, mas como viria de Espanha demoraria mais de uma semana. Expliquei que a bomba tinha deixado de todo de dar água quente e que numa casa de família não podíamos estar nesta situação. O colaborador com quem falei disse-me que iriam mandar o técnico a minha casa para tentar de alguma forma gerir a situação para termos água quente até chegar a nova bomba. No dia 24/09/2025 ( Um mês e uma semana depois) depois de inúmeras tentativas de comunicação para o numero de contacto da HTW sem que me atendessem, enviam-me um e-mail a informar que a garantia tinha expirado e que não iriam substituir. Liguei novamente para o contacto da HTW que me disse novamente que não iriam substituir, que não era comigo que tinha que ser gerida a situação mas sim com a Leroy que me vendeu e a quem foi faturado, que e se a Leroy assim entende-se que entrasse em contacto com a HTW para resolver a situação. Informo ainda que a titulo informativo além de ser rude acabou mesmo por ser mal educado. Mais uma vez neste mesmo dia, dirigi-me à Leroy Merlin de Santarém onde fui informada por dois colaboradores que efetivamente não podiam abrir uma assistência técnica porque a data da fatura Inicial já tinha sido ultrapassada, sendo que lhes expliquei os termos legais e voltaram-me a dizer que nada podiam fazer a não ser enviar uma e-mail ao representante da HTW na loja a explicar a situação, mas que este e-mail não era um processo formal mas sim uma "ação de simpatia" Anexo todos os documentos que compravam esta situação, faturas, relatórios técnicos, marcação de visitas técnicas e troca de e-mails. Mais informo que estamos desde dia 11 de Agosto com problemas na bomba que deixou de funcionar por completo dia 16 de Outubro e desde essa data existe uma casa de família sem água quente para o as ações mais básicas possíveis, como tomar banho o que é absolutamente insustentável . Face as informações supra expostas informo que no prazo de 5 dias se não me for resolvida a situação com a substituição da bomba, irei adquirir um novo equipamento que pelo menos garanta o bem estar da minha família, sendo certo porém, que esse custo será suportado pela Leroy Merlin aquando da conclusão deste processo. Obrigada Ana Lopes


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