Efetuei uma compra na plataforma, como já fiz tantas vezes, sempre sem problema (assim como vendas). Acontece que desta vez o vendedor tentou enganar-me ao enviar um produto que nada tinha haver com o que comprei. Inclusive, dentro da respetiva caixa e alegou que se enganou (o que duvido). Acho estranho confundir um relógio com um carregador e ainda mais ao colocar o carregador dentro da caixa do relógio e selar a mesma.
Posto isto, evidenciei o problema e pedi reembolso total ao que, sendo que à primeira vista ia funcionar devidamente.
Para começar mal, a Vinted disse que tinha de pagar os portes de envio de devolução de 6 euros e qualquer coisa. Ou seja, tentam me enganar e ainda vou sair prejudicado, independentemente de não ter culpa nenhuma.
Depois, dão me um prazo (01.12.2025) para realizar a devolução e, por falta de oportunidade, apenas no próprio dia ia conseguir realmente efetuar a devolução. Qual é o meu espanto, quando recebo uma notificação a dizer que o processo foi fechado e já não podia devolver nada. Nem havia sequer outra opção. Isto, quando no chat com o vendedor, tinha uma mensagem bem clara do sistema a dizer que até dia 01.12.2025, podia realizar a devolução. Posto isto, o vendedor recebeu o dinheiro e pronto. Estão literalmente a beneficiar alguém que realizou um ato ilegal propositadamente.
Por fim, o apoio ao cliente funciona de forma péssima e não ajuda em rigorosamente nada. Aliás, nem sequer funciona, porque parece que nem ler corretamente os pedidos de ajuda sabem. Mencionam sempre dos termos e condições e aparentemente nunca analisam caso a caso, quando claramente recebi uma informação errada da parte deles relativamente ao prazo que tinha.
Eu, um utilizador assíduo com múltiplas avaliações positivas, é como se fosse só mais um. Afinal de contas, as avaliações servem para quê, além de transmitir confiança aos outros utilizadores.
Isto é claramente um incentivo a este tipo de esquemas por parte da plataforma. Da minha parte, claramente vão perder um utilizador para as outras plataformas idênticas como Wallapop, mas isso não os parece afetar. Não faz sentido e agradecia, pelo menos, feedback em condições.