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Fraudes causadas por falhas de segurança - Cartão Universo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. G.

Para: Sonae

22/03/2023

Venho, por este meio, solicitar a V. Exas. a assunção da vossa responsabilidade relativa à situação que passo a descrever, procedendo ao reembolso do valor respetivo.No dia 19-01-2023, identifiquei através da conta digital (aplicação Universo) 12 movimentos suspeitos efetuados no dia 18-01-2023, 7 com valores similares, totalizando a quantia de 2.232,94 euros. Comuniquei nesse mesmo dia (19-01-2023), através da linha telefónica Universo (308811418), a avisar sobre os movimentos suspeitos, tendo sido cancelado o cartão. No dia 23-01-2023, recebi um e-mail do Apoio Universo [clienteuniverso@sonae.pt], no sentido de preencher e devolver um formulário tipificado, com a indicação detalhada dos movimentos suspeitos referidos, ao qual respondi no próprio dia com a indicação de todos os elementos solicitados. Entretanto, dada a demora em obter uma resposta, liguei para a linha telefónica Universo por diversas vezes, sendo que me foram respondendo sempre que lamentavam o tempo de resposta à minha exposição dado que se encontravam num período de elevado fluxo de contatos. Só ontem, dia 21-03-2023, passados dois meses, recebi uma resposta por e-mail do Apoio Universo [clienteuniverso@sonae.pt], onde não é assumida a respetiva responsabilidade.Acontece que eu não conhecia a possibilidade de criar um cartão virtual, muito menos o procedimento par tal criação através da área de cliente (aplicação Universo), não tendo fornecido quaisquer dados através de SMS ou qualquer outro tipo de informação por qualquer outro meio.Em conformidade com a informação que recebi, dado que a conta digital (aplicação Universo) foi eliminada, deixei de ter acesso à mesma, não podendo consultar qualquer tipo de elementos relativos ao cartão em questão, não só movimentos, como também informações relativas a este processo.Adicionalmente, já me foi debitado no dia 06-02-2023 o valor mensal de 204,54 euros, incluindo juros, dado que os movimentos fraudulentos foram efetuados com pagamento a 12 meses com juros. Desde que detenho o cartão Universo, há vários anos, optei sempre pela opção pagamento no fim do mês, sem juros.Informo ainda que decidi apresentar queixa no Banco de Portugal.Agradeço desde já a vossa atenção.Com os meus melhores cumprimentos.César Rafael Gonçalves


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