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Fraude

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. A.

Para: Booking

23/02/2025

Exmos. Senhores, Venho por meio desta formalizar uma queixa devido a um grave incidente ocorrido com a minha reserva, a qual resultou num prejuízo financeiro de €200. Realizei uma reserva através da plataforma Booking.com, para uma estadia no hotel Dolinas Climbing Hotel, optando por não efetuar o pagamento antecipado, conforme a opção oferecida pelo próprio sistema. O pagamento estava previsto para o momento do check-in. No entanto, no dia anterior à data prevista para a minha chegada, recebi uma mensagem, supostamente enviada pelo próprio hotel, solicitando que o pagamento fosse efetuado com urgência, sob a ameaça de cancelamento da minha reserva. Fui induzido a acreditar que esta comunicação era legítima uma vez que veio do próprio Hotel na plataforma onde tinha efetuado a minha reserva e, por isso, efetuei o pagamento solicitado. Após realizar o pagamento, entrei em contato com o hotel para confirmar a situação e fui informado de que a mensagem que recebi era, na realidade, uma fraude, sendo que criminosos conseguiram aceder à página do hotel no Booking.com e se passaram por representantes do hotel. Além disso, fui informado de que o hotel já tinha conhecimento de outros incidentes semelhantes, nos quais outros clientes também foram vítimas desse esquema fraudulento. Com isso, venho expor duas graves falhas de responsabilidade do hotel: Falha em avisar previamente os hóspedes sobre o esquema fraudulento: O hotel tinha pleno conhecimento de que esta situação já havia ocorrido em diversas ocasiões anteriores, mas não tomou as medidas necessárias para alertar os seus futuros hóspedes aquando do momento das reservas feitas pela plataforma supracitada, o que poderia ter evitado o meu prejuízo financeiro. Falha de segurança na plataforma de reservas: O fato de criminosos terem conseguido aceder à página do hotel no Booking.com demonstra uma falha grave de segurança, que deveria ter sido identificada e corrigida de forma célere pela gestão do hotel. A plataforma e quem a utiliza para expor a sua oferta comercial não deveria ter permitido que qualquer pessoa se passasse por representantes oficiais do hotel. Dessa forma, entendo que é também da responsabilidade do hotel o sucedido, uma vez que falhou tanto na falta de prevenção, ao não alertar seus clientes sobre o risco conhecido, como também pela falha de segurança na sua página da plataforma de reservas. Solicito que tomem as devidas providências para garantir que outros hóspedes não sejam vítimas do mesmo esquema fraudulento e que eu seja ressarcido pelo prejuízo que sofri. Aguardo uma resposta formal e ações corretivas por parte do hotel. Número da reserva: 4717223647 Data da estadia prevista: 22-02-2025 a 23-02-2025 Data do incidente: 21-02-2025 Cumprimentos.


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