Bom dia,No seguimento do telefonema realizado no dia 26/05, venho por este meio reportar uma situação de fraude associada ao Cartão Universo e cujos factos se descrevem:1. No dia 10/05, consultei a minha conta bancária através da aplicação do meu banco Santander Totta e apercebi-me de que tinha sido debitado um valor elevado (€ 1.490,00), associado ao Cartão Universo. 2. Consultei de imediato os movimentos na aplicação universo e verifiquei que me havia sido debitado no passado dia 08/05, por via de transação identificada por «Carregamento Binance Vilnius», operada através do cartão Universo (cf. Doc. 1 junto em anexo). 3. Aquando desta consulta da App, apercebi-me ainda da existência de um cartão virtual no valor de € 1.010,00 o qual não fora criado por mim e para o qual não me foi remetida qualquer SMS por parte do Universo e que eliminei de imediato, não sem antes realizar um printscreen do telemóvel (cf. Doc. 2 junto em anexo).4. Contactei a linha de apoio Universo e relatei o sucedido, tendo sido informada de que iriam averiguar a situação reportada e que contactar-me-iam provavelmente a partir do dia seguinte. 5. No dia 12/05, não tendo obtido, até então, qualquer contacto, voltei a contactar a linha de apoio, tendo sido informada de que a situação se encontrava em análise e que iria ser contactada em breve. 6. No mesmo dia, recebi um email remetido pelo Universo com conteúdo apresentado no Doc. 3 junto em anexo.7. Em face da resposta que obtive por parte do Universo, revisitei todas as SMS remetidas por aquela instituição e deparei-me com 4 SMS, todas recebidas no dia 20/03/2023 (cf. Doc. 4 junto em anexo). 8. A primeira das SMS das supramencionadas, referia-se à alteração da password, possivelmente feita por mim, pois, recordo-me que, da última vez que tentei aceder à aplicação móvel do Universo, por não conseguir fazer login, diligenciei pela alteração da password de acesso.9. Relativamente às SMS seguintes, nunca utilizei qualquer código de autorização de criação de cartões virtuais. 10. Aliás, até ao dia 10/05, desconhecia por completo a possibilidade e o mecanismo de criação de cartões virtuais através da aplicação Universo. 11. Em face do sucedido, apresentei queixa criminal no dia 14/05 (cf. Doc. 5 junto em anexo) e reclamação formal para o Universo e Banco de Portugal a 19/05 (cf. Doc. 6 e 7 junto em anexos).12. Em resposta a esta reclamação, recebi um email datado de 25/05 por parte do Apoio Universo, cujo conteúdo se encontra em anexo no Doc. 8.Face ao exposto, e considerando o número crescente de casos semelhantes ao meu que têm inclusivamente ganho destaque nos meios de comunicação social, questiono se a Deco Proteste tem em vista o intentar de uma ação judicial coletiva para que sejam apuradas responsabilidade e, em caso afirmativo, informo que me encontro interessada e totalmente disponível para participar na mesma.Com os melhores cumprimentosAna Isabel Ministro