A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-20950705RefªDECO_10635860Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Eduardo CoelhoExmos. Senhores,Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Eduardo Coelho, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-20950705.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a)Eduardo Coelho, que referente aoCódigo Universal de Instalação (CUI) PT1602000001270809KR, que vigorou de 2024-04-09 a 2024-06-26, conforme informação dada na nossa anterior comunicação enviada a 11-07-2024, com o n.º de processo internoCA-20193768, solicitada correção da leitura final á distribuidora, esta entidade informa que:“Em resposta ao seu contacto, informamos que o fluxo de Mudança de Comercializador, não tendo sido solicitada a leitura extraordinária, foi concluído com leitura estimada, conforme o método de estimativa estabelecido no Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados no ponto 24.2.3, publicado na Diretiva n.º 7/2018, e nos termos do Procedimento de Mudança de Comercializador publicado na Diretiva n.º 15/2018.A Mudança de Comercializador com leitura real ocorre nas situações em que existe uma leitura de ciclo, quando o Comercializador indica a leitura do contador através dos fluxos previstos ou com recurso à Leitura Extraordinária, desde que esta seja solicitada, de acordo com o previsto no art.º 60 da Diretiva n.º 15/2018.O procedimento publicado pelo regulador não prevê em qualquer circunstância a obrigatoriedade de alterar a leitura de ativação e desativação comunicada ao sistema OLMC. Verificámos ainda que a estimativa (4802m³) é coerente com o perfil de consumo do cliente.”Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Eduardo Coelho, a 29 de julho de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22hDe: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado: 22 de julho de 2024 11:15Para: RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.esAssunto: Fatura com leitura incorreta