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Fatura abusiva

Resolvida Pública

Problema identificado:

Mudança de fornecedor

Reclamação

M. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

12/06/2024

Exmos. Senhores, Era cliente Endesa até 07de junho quando decidi trocar para Iberdrola, desde então a Endesa me superfaturou no valor de 188€ alegando que é acerto desde fevereiro, sendo que em maio era a fatura gratuita de aniversário alegada no contrato. E em maio a leitura era Cheia 16440. Ponta 6887. Vazio 13047 E o acerto veio cheia 16859. Ponta 7059. Vazio 13703 Esses kwts da esse valor ? Gostaria de saber sobre esse abuso Cumprimentos.

Mensagens (4)

Endesa Energia, S.A.

Para: M. R.

18/06/2024

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-20101212Refª DECO: 10337843Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Miria Gimenez RodriguezExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Miria Gimenez Rodriguez a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-10931073.No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exma. Senhora Miria Gimenez Rodriguez, o documento de pagamento nº24050310146266399 datado de 19-05-2024 no valor de 0€, é relativo à fatura aniversario, faturados consumos estimados;O documento de pagamento nº24060310120433499 datado de 10-06-2024 no valor de 188.95€, foi efetuado o acerto ao período de 23-02-2024 a 11-05-2024, consumos reais de 23-02-2024 a 07-06-2024.Verifica-se que a anterior leitura foi comunicada a dia 22-02-2024, assim com a comunicação da leitura de dia 07-6-2024 foi efetuado o acerto a todo o período.Consideramos assim a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exma. Senhora Miria Gimenez Rodriguez, a 18 de junho de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23hDe: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado: 12 de junho de 2024 15:45Para: RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.esAssunto: Fatura abusiva ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

M. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

18/06/2024

Vou entrar com processo porque não aceito o valor de aproximadamente 3 meses de conta , para um “acerto” isso não existe é juros abusivos.

M. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

18/06/2024

No mês 03 tive uma conta elevada e fiz a reclamação Enviei minha leitura e na fatura está escrito leitura real então não é real a leitura do leitor digital?

Endesa Energia, S.A.

Para: M. R.

21/06/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa: CA-20134720Refª DECO: 10337843Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Miria Gimenez RodriguezExmos. Senhores,Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Miria Gimenez Rodriguez a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-20134720.No seguimento da exposição efetuada informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Miria Gimenez Rodriguez que, as leituras dos aparelhos de medição são responsabilidade dos Operadores da Rede de Distribuição, no entanto, estas podem ser regularmente comunicadas pelo próprio consumidor. O Operador da Rede de Distribuição deve, no entanto, assegurar que tais leituras sejam efetuadas com uma periodicidade de 2 meses no Gás e de 3 meses na Eletricidade.No caso em que a Endesa não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pelo Operador da Rede de Distribuição ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.A fatura nº FAC 0210312024/0049163432 de 11/03/2024, no valor de 124,53€, referente ao período de faturação de 12/02/2024 a 11/03/2024, cobra o consumo real de 28/12/2023 a 22/02/2024, o consumo estimado entre 23/02/2024 e 11/03/2024 e devolve o acerto ao consumo anteriormente estimado entre 28/12/2023 e 11/02/2024, de acordo com a leitura real comunicada pelo Operador da Rede de Distribuição (E-Redes) de 11/3/2024 em Cheia 15966 kWh Ponta 6691 kWh Vazio 12659 kWh. Salientamos que a leitura anterior é no valor de Cheia 15419 kWh Ponta 6462 kWh Vazio 12088 kWh e corresponde a dia 27/12/2023.Atendendo a tudo o exposto supra consideramos a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Miria Gimenez Rodriguez, a 21 de junho de 2024.A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional.Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22hDe:reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado:18 de junho de 2024 15:30Para:RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.esAssunto:Recebeu uma resposta de MIRIA


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