Tenho uma moradia bi-familiar onde tenho 2 contadores de luz separados (um em cada andar), habito o primeiro andar, mas o segundo encontra-se desabitado há alguns anos, nem precisaria de luz nesse andar pois está fechado.
Mas entretanto tive conhecimento da tarifa happy da Endesa, que coloca um dia da semana grátis á escolha do cliente, como tenho 2 carros elétricos pareceu-me uma boa opção escolher um dia a meio da semana para carregar baterias, sendo que ligaria o contador no início do dia grátis e desligaria o contador durante a restante semana, então assim o fiz, escolhi a 4a feira para dia grátis, sendo que ligava o contador ( e falamos de um contador inteligente) á quarta feira ás 0h carregava os carros durante o dia todo e desligava o contador á quarta feira antes da meia noite. Iniciei este contrato a 12/2024 , e nos primeiros meses tudo muito bem, pagava sempre 13€ pois não tinha qualquer consumo fora do dia de oferta, há 2 meses para cá apresentar-me faturas de 40 e tal euros, outras de vinte e tal, inicialmente passou despercebido pois tinha mais contratos com eles, mas quando reparei que se tratava da fatura daquele andar fiz uma reclamação com eles, ao que me responderam que verificaram tudo e que as faturas estão corretas, inclusivamente que os gastos são á quinta feira e as quartas feiras não tinham qualquer consumo...com educação, perguntei até á senhora com quem falei via telefone, qual seria a pessoa que, tendo a quarta feira gratuita, iria gastar zero á quarta feira e iria ter um gasto o dia todo de á quinta onde o preço é quase o dobro...no entanto a resposta manteve-se..
Ora eu pergunto: quem pode confiar nesta empresa?.. eu tenho a certeza do consumo que fiz e quando o fiz, mas o comum cidadão não tem noção, pergunto eu, só fazem isto comigo..?.. com certeza que não, é preciso ter cuidado com algumas empresas, está é uma delas. Não sei se intencionalmente se não, mas se tivesse desconfiado, teria tirado fotos ao contador todos os dias..mas confiei, o meu pior erro pois agora não tenho provas , fica o aviso.
A minha leitura é a seguinte: começaram a perceber que estavam a perder dinheiro com o cliente pois este só apresentava consumo nos dias grátis, então resolveram começar a faturar como se fosse feito num dia pago, e das duas uma, ou o cliente pagava sem se aperceber e eles começavam a ter lucro, ou o cliente indigna-se com a situação e cancela o contrato, que foi o que eu fiz, pois não preciso de luz nessa casa, só fiz o contrato para poder carregar os carros grátis, de qualquer forma é uma empresa fraudulenta perigosa, tenham cuidado.
Devo referir que tinha 5 contratos com esta empresa, mas acabei com todos eles, e desaconselho completamente.
Minha reclamação: faça-se justiça e reponham o valor cobrado indevidamente.