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Faturação indevida e fraudulenta

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

N. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

26/11/2025

Tenho uma moradia bi-familiar onde tenho 2 contadores de luz separados (um em cada andar), habito o primeiro andar, mas o segundo encontra-se desabitado há alguns anos, nem precisaria de luz nesse andar pois está fechado. Mas entretanto tive conhecimento da tarifa happy da Endesa, que coloca um dia da semana grátis á escolha do cliente, como tenho 2 carros elétricos pareceu-me uma boa opção escolher um dia a meio da semana para carregar baterias, sendo que ligaria o contador no início do dia grátis e desligaria o contador durante a restante semana, então assim o fiz, escolhi a 4a feira para dia grátis, sendo que ligava o contador ( e falamos de um contador inteligente) á quarta feira á meia noite carregava os carros durante o dia todo e desligava o contador á quarta feira antes da meia noite. Iniciei este contrato a 12/2024 , e nos primeiros meses tudo muito bem, pagava sempre 13€ pois não tinha qualquer consumo fora do dia de oferta, há 2 meses para cá apresentar-me faturas de 40 e tal euros, outras de vinte e tal, inicialmente passou despercebido pois tinha mais contratos com eles, mas quando reparei que se tratava da fatura daquele andar fiz uma reclamação com eles, ao que me responderam que verificaram tudo e que as faturas estão corretas, inclusivamente que os gastos são á quinta feira e as quartas feiras não tinham qualquer consumo...com educação, perguntei até á senhora com quem falei via telefone, qual seria a pessoa que, tendo a quarta feira gratuita, iria gastar zero á quarta feira e iria ter um gasto o dia todo de á quinta onde o preço é quase o dobro...no entanto a resposta mantém-se, ora eu pergunto: quem pode confiar nesta empresa?.. eu tenho a certeza do consumo que fiz e quando o fiz, mas o comum cidadão não tem noção, pergunto eu, só fazem isto comigo..?.. com certeza que não, é preciso ter cuidado com algumas empresas, está é uma delas. A minha leitura é a seguinte: começaram a perceber que estavam a perder dinheiro com o cliente pois este só apresentava consumo nos dias grátis, então resolveram começar a faturar como se fosse feito num dia pago, e das duas uma, ou o cliente pagava sem se aperceber e eles começavam a ter lucro, ou o cliente indigna-se com a situação e cancela o contrato, que foi o que eu fiz, pois não preciso de luz nessa casa, só fiz o contrato para poder carregar os carros grátis, de qualquer forma é uma empresa fraudulenta perigosa, tenham cuidado. Minha reclamação: faça-se justiça e reponham o valor cobrado indevidamente.

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: N. F.

27/11/2025

A/C: Serviço de Informações reclamacao@notify.deco.proteste.pt Processo Endesa: CA-26301837 Refª DECO: 13883511 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Fonseca Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Fonseca a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-26301837. No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Fonseca que, verificamos que os consumos e leituras faturados pela Endesa, para o contrato com o Código do ponto de Entrega (CPE) PT0002000071367439JY, estão em conformidade com as leituras fornecidas pelo Operador da Rede de Distribuição (E-Redes), que é a responsável pelas leituras do seu contador. Deste modo, as faturas têm sido emitidas com as leituras facultadas pela E-Redes. Neste sentido, consideramos que a faturação emitida encontra-se correta. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito o(a) Exmo(a). Senhor(a) Nuno Fonseca, a 27 de novembro de 2025. Lembre-se que estamos à sua inteira disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas adicionais. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h


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