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Faturação com valores fora do normal e outros

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: EDP Comercial

07/03/2024

Venho pelo presente solicitar a Vossa colaboração / auxílio para a seguinte situação:1. Há algum tempo que fui cliente da empresa de fornecimento de energia elétrica 'GoldEnergy', sendo o valor mensal habitualmente pago na ordem dos 08 - 100 €2. No mês de novembro de 2023 fomos contactados por uns comerciais da EDP que nos convenceram a colocar uns painéis solares, sendo que para o efeito necessitávamos de mudar o fornecimento de energia para a EDP. Assim fizemos. Quem operacionalizou o contrato foi o meu marido, tendo o mesmo ficado em nome dele3. Relativamente aos pineis solares, os técnicos da EDP marcaram um dia para se deslocarem a nossa casa para analisar a viabilidade e procederem à instalação dos painéis. Para o efeito, o meu marido tirou um dia de férias junto da sua entidade empregadora para poder acompanhar os técnicos e os respetivos trabalhos4. No dia e hora agendado para o efeito, não compareceu na nossa residência qualquer técnico, não tendo havido qualquer contacto por parte de qualquer pessoa / representante da EDP a justificar a não comparência dos técnicos. Teve de ser o meu marido a ligar para a EDP a solicitar esclarecimentos, ao que apenas lhe terão dito 'não saber o que terá acontecido'5. Para além deste triste episódio, a operadora foi de facto alterada para a EDP. No dia 10/01/2024 rececionamos a 1.ª fatura, a qual abrangia o período entre 05/12/2023 e 08/01/2024, no valor total de 243,31€6. No dia 11/02/2024 rececionamos a 2.ª fatura, a qual abrangia o período entre 09/01/2024 e 08/02/2024, no valor total de 196,25€7. No decurso do mês de fevereiro voltamos a aderir à 'GoldEnergy'. Em 22/02/2024 rececionamos nova fatura, certamente com o acerto de contas finais, a abranger o período entre 09/02/ e 20/02/2024, no valor total de 81,25€8. Ora, estamos a falar de um aumento no valor da faturação de mais de 100% do que era habitual, sem que tenha ocorrido algo que levasse a essa alteração substancial.Ora,Se já não estávamos satisfeitos com a falta de profissionalismo demonstrado pela EDP no que diz respeito aos comerciais que trataram da situação dos painéis solares (situação esta que ficou sem qualquer efeito), não nos conformamos com os valores apresentados nas faturas e referentes ao período entre 05/12/2023 e 20/02/2024 (dois meses e meio) no valor total de 520,81 €, quando, os valores habitualmente pagos por nós andavam na ordem dos 80€ mensais.Relativamente a esta situação contactamos telefonicamente a EDP que não nos conseguiu dar qualquer explicação óbvia e racional para o exposto.De salientar ainda que não foi por nós comunicada qualquer leitura do contador.Também não nos encontramos ligados à E-redes, pelos que a EDP não terá acesso direto aos dados do contador.E, ademais, a porta onde se encontra o contador tem o vidro baço, não sendo possível, sem a chave do mesmo, aceder à leitura.Nunca nos apercebemos que qualquer trabalhador da EDP se tenha dirigido à nossa residência para efetuar a leitura.... assim, questionamos ainda, como terão conseguido efetuar o cálculo dos valores a pagar e o acerto de contas finais sem terem efetuado a leitura do contador????Assim, venho pedir a Vossa ajuda para a melhor resolução desta situação e o reembolso de eventuais quantias pagas em excesso, bem como o pagamento do prejuízo causado pela não comparência dos técnicos no dia agendado para o efeito, o que levou à perda de um dia de férias do meu marido, sem qualquer sentido.


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