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Faturação/ cobrança.

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

F. P.

Para: Endesa Energia, S.A.

18/03/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio reclamar o valor das minhas faturas , valores exorbitantes para uma família de 4 pessoas, sendo que passamos o dia no trabalho e os meninos na creche. Têm sido valores acima dos 150€ MENSAIS. No passado dia 11/03/2025 entrou em vigor um novo contrato com uma nova comercializadora, e recebemos uma nova fatura do mês corrente, no valor de 171,53€ (emitida dia 06/03/25), até aí tudo bem, até que no dia 13/03, recebemos duas novas faturas emitidas dia 11 e 12 de Março, com valores de 90,73€ referente à eletricidade e 44,75€ referente ao gás e respetivos impostos. Não consigo entender as faturas porque vêm pouco detalhadas, exigo uma explicação detalhada e as provas dos consumos faturados. É impensável ter de pagar mais de 300€ de uma fatura por término do contrato. Aguardo uma comunicação da vossa parte! Cumprimentos. João Coelho (titular do contrato)

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: F. P.

20/03/2025

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-23417270 Refª DECO: 12322612 Assunto: Exposição apresentada pelo Exmo. Senhor João Pedro Bolota Coelho Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exmo. Senhor João Pedro Bolota Coelho a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23417270. No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exmo. Senhor João Pedro Bolota Coelho que o modelo de faturação da Endesa Energia assenta na emissão de faturas baseadas em “Leituras reais de Distribuidora”, “Leituras reais de Cliente” ou “Leituras estimadas” na falta de qualquer uma das anteriores. O cálculo de consumos estimados é efetuado atendendo ao histórico do perfil de consumo realizado por cada consumidor. Ao comunicar-nos a sua leitura na “data recomendada para comunicar leituras” diminuirá o número de dias em que o seu consumo será estimado. Tenha em conta que, mesmo havendo comunicação real de leituras, é possível que haja um período de faturação que será necessariamente estimado, uma vez que a comunicação das leituras e a emissão de faturas não é simultânea. Caso existam 2 leituras comunicadas (por si e pela Distribuidora) a leitura considerada para faturação será a última leitura recebida, independentemente de ser uma leitura comunicada pela Distribuidora ou por si. De forma a evitar estimativas, aconselhamos que comunique a sua leitura mensalmente na data recomendada para o efeito versada na sua fatura no campo: “Data recomendada para comunicar leituras”. Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exmo. Senhor João Pedro Bolota Coelho, a 20 de março de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h


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