Exmos Senhores, Venho por meio deste solicitar reembolso urgente relativo ao cancelamento de passagem aérea realizado em Fevereiro de 2022 pela empresa Mytrip sem o nosso consentimento e acarretando em diversos danos financeiros e emocionais. Explico-vos abaixo o que sucedeu. Em novembro de 2021 efetuamos a compra de uma passagem aérea da Air Europa (Lisboa-São Paulo- Lisboa) para 18 de Fevereiro de 2022, através do site My Trip. Em 3/fev recebi um e-mail automático via Amadeus notificando-me sobre a antecipação do horário do voo de partida. Por esta razão tentei entrar em contacto com a Mytrip inúmeras vezes para perceber quais poderiam ser as nossas alternativas dado que o novo horário do voo nos faria perder 1 dia de trabalho. O atendente disse que não havia nenhuma alternativa a não ser um vôo que sairia ainda mais cedo no mesmo dia 18/fev (que para nós seria ainda pior). Na ocasião perguntei se por acaso haveria alguma possibilidade de política de cancelamento com reembolso do lado da cia aérea e se sim quais as condições para tal, e o atendente da Mytrip disse que não tinha esta info e que achava que não se aplicaria ao caso uma vez que não houve alteração do número do voo (UX1160) mas somente do seu horário. De todas as formas ele comentou que abriria um chamado para consulta da possibilidade e condições junto da cia aérea e que assim que tivessem um retorno me enviariam o quanto antes um e-mail com todo o detalhe, e-mail sobre o qual se fosse possível o cancelamento com reembolso eu deveria responder confirmando o meu consentimento. Ao fim da chamada eu confirmei com o atendente se de fato este chamado era para a consulta, sem significar nenhum cancelamento definitivo sem que eu estivesse a par das condições, e ele confirmou que eu receberia um e-mail me informando da possibilidade e se fosse o caso eu devia responder consentindo.Nunca mais recebi nenhum e-mail de comunicação da My Trip ao longo das semanas seguintes, de modo que eu já tinha aceitado que não havia o que fazer e que teria mesmo que viajar no dia 18/fev naquele voo que tinha sido alterado.Dia 16/fev, 48h antes do voo partir, recebi um e-mail da Mytrip dizendo que a passagem foi totalmente cancelada - sem o nosso consentimento e nenhum detalhe de condições e prazos para reembolso. Ora, nós jamais teríamos aceito o cancelamento num prazo tão em cima da data do voo, uma vez que jamais teríamos hipótese de emitir uma nova passagem por valor igual ou similar ao da original. Ainda mais sem saber que nunca nos dariam um prazo para efetivação do reembolso. Liguei imediatamente à My Trip para perceber o tamanho da confusão que fizeram e na altura o atendente sugeriu abrir um chamado com urgência para tentarem fazer o reeboking da nossa passagem original junto da cia aérea para que nós pudéssemos ainda viajar no dia 18/fev. Supostamente o tempo de resposta podia ser de até 48h mas iam fazer o possível para tratar do tema asap. Eis que passaram mais de 2 dias completos, obviamente perdemos o voo que sairia no dia 18/fev por falta de resposta e não pudemos comprar passagens novas de outra cia pois as passagens disponíveis ainda estavam 3x mais caras sendo que não recebemos o reembolso do dinheiro para poder efetuar qualquer compra. Perdemos uma viagem de férias onde encontraríamos família e amigos no Brasil (vivemos fora do país e cada ida significa muito em termos emocionais e de programação). Perdemos um casamento para o qual estávamos indo, casamento este em que éramos padrinhos e tivemos diversas outras despesas associadas à ida para o casamento que perdemos pois não puderem ser reembolsadas em cima da hora (hotel, aluguel de carro, air bnb, etc). Um grande prejuízo financeiro por culpa da Mytrip, por seu péssimo serviço de apoio ao cliente, sem falar no estresse e dano emocional pelo ocorrido. Eis que já se passaram mais de 3 meses do ocorrido e seguimos sem receber o reembolso pela My Trip. Por telefone os atendentes não sabem dar uma resposta e por e-mail levam dias para responder...dizem que efetuarão o reembolso mas não podem confirmar um prazo. Não há justificativ para a demora neste reembolso e não confio na resposta deles, além de que nós precisamos deste dinheiro urgente pois é nosso de direito. A Mytrip é responsável por este cancelamento equivocado e deve proceder imediatamente ao reembolso do valor integral da passagem se não quiserem que entremos com um processo judicial pedindo pela indenização não só do valor da passagem como também dos demais prejuízos financeiros que sofremos inclusive dano moral e emocional.