No dia 11/08/2025, recebi a entrega da minha cozinha planeada adquirida na IKEA, no valor total de aproximadamente 6.300 euros. No entanto, a encomenda veio incompleta, faltando artigos indispensáveis para a montagem e finalização da cozinha.
Artigos em falta:
1 móvel de 30x37x60
1 porta de 30x60
Dobradiças 110º
3 painéis de 390x860
Além disso, o projeto realizado em loja apresentava todos os artigos, mas devido a um erro no sistema da IKEA, foi-me entregue um projeto incompleto, faltando também um móvel completo e a pia. Esse erro foi reconhecido pelo colaborador Lucas, da loja de Aveiro, numa das minhas visitas para tentar resolver a situação.
Apesar disso, o setor de cozinhas/pós-venda informou que, por já terem passado 48h da entrega, não poderiam resolver. Ressalto que:
O recebimento ocorreu às 21h da noite e um dia antes da data prevista, alegadamente porque a transportadora tinha muito trabalho e decidiu adiantar a entrega.
No momento da entrega, a minha casa estava em obra, o que dificultou a conferência imediata de todas as peças.
Entrei em contacto com o apoio ao cliente, tendo falado com a colaboradora Vanessa, que além de não demonstrar intenção em ajudar, tratou-me de forma grosseira e sem qualquer apoio. Ao solicitar falar com a supervisora Irina, fui igualmente informado de que nada poderia ser feito e nem me disponibilizaram prontamente o relatório de entrega, essencial para verificar a responsabilidade da transportadora.
Considerações finais:
A IKEA é responsável pela entrega integral do produto adquirido, independentemente do prazo interno de 24h ou 48h alegado. Esse prazo não tem respaldo legal e não pode anular os meus direitos enquanto consumidor.
O erro no sistema, reconhecido pelo próprio colaborador, demonstra que não se trata de uma falha do cliente, mas sim de um problema da IKEA.
Paguei por uma cozinha completa e até o momento não consigo concluir a instalação devido às faltas.
Exijo, portanto:
A reposição imediata dos artigos em falta sem qualquer custo adicional.
A emissão do relatório completo da entrega feita pela transportadora.
Caso a situação não seja resolvida com a urgência necessária, tomarei as devidas providências junto ao Livro de Reclamações online, ASAE e, se necessário, ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, para garantir os meus direitos.
Aguardo resposta