Adquiri um sofá na Worten no dia 16/10/2025, o qual apresentou um defeito ainda dentro do período de garantia.
No dia 14/05/2025 entrei em contacto com a empresa solicitando a devida assistência. Fui informado no dia 16/05/2025 de que o produto não seria possível de reparar e que seria feito o reembolso do valor pago e a recolha do sofá.
Desde então, venho enfrentando sucessivos transtornos e falhas no cumprimento desse compromisso por parte da Worten:
1. A primeira tentativa de recolha foi frustrada (23/05) porque a transportadora recusou-se a levar o sofá sob a alegação de que não estava embalado — sendo que nunca fui previamente informado de que era minha obrigação fazer tal embalamento ou desmontagem, o que já seria absurdo dado o tamanho e peso do artigo (2,34x2,23m), e a natureza da recolha por defeito do produto.
2. Após várias chamadas e nova tentativa (02/06), foi-me garantido pela Worten que uma equipa especializada faria a desmontagem e o embalamento. No entanto, mais uma vez, enviaram a mesma equipa anterior, que novamente recusou levar o artigo alegando erro no sistema e que o produto constava como “não desembalado” .
3. Após mais contactos, a Worten comprometeu-se mais uma vez com nova data e solução (09/06). Mesmo com este novo agendamento, nada foi resolvido até o momento. Perdi dois dias de trabalho, tive despesas com chamadas e, mesmo assim, o sofá defeituoso continua em minha casa, ocupando espaço e sem utilidade.
4. Diante da ausência de solução e após envio de email exigindo reembolso imediato e dando um prazo de 10 dias úteis para a recolha, a Worten não respondeu — nem por email nem por telefone.
Esta situação configura uma violação clara dos meus direitos enquanto consumidor, representando falta de assistência adequada, má gestão logística e ausência de comunicação eficaz.
O que pretendo com esta reclamação:
⦁ Reembolso imediato do valor pago pelo produto;
⦁ Que a Worten assuma a responsabilidade integral pela recolha, desmontagem e embalamento do artigo defeituoso;
⦁ Compensação justa pelos transtornos causados;
⦁ E, caso a recolha não seja feita dentro de novo prazo razoável, considerarei o artigo como abandonado, não assumindo mais qualquer responsabilidade pela guarda ou disponibilidade do mesmo.
Dados da compra:
Encomenda n.º 62764703, data da compra: 16/10/2024, valor da compra: € 399,00.
Com os melhores cumprimentos,
Matheus Rodrigues.