Exmos. Senhores,
Em 21/7/2025 adquiri um/uma cozinha, da marca IKEA, pelo valor de 3304,99 euros. O pagamento foi efetuado no momento.
Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada até ao dia 20/8/2025. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue.
Já efetuei vários contatos junto dos vossos serviços 20/8/2025, onde obtive a resposta de que não conseguiam entregar a encomenda, dia 21/8/2025 continuaram a pedir que esperasse um contacto de reagendamento, 22/8/2025 contacto de reagendamento para dia 27 do respetivo mês, dia 27/8/2025 incumprimento do prazo no horário estipulado e contactei a empresa que posteriormente alegou atraso de entrega dentro do horário mas que viriam mais tarde, mas inda não estando no local revelaram que a rua se não apresentava acesso. Não entendemos onde foram buscar esta justificação uma vez que a rua é larga e onde circulam carros. Comprometeram-se a chegar nesse dia por volta das 22h mas não chegaram , não comunicaram e não atenderam nenhum dos nossos telefonemas. Dia 28/8/2025 contactei a empresa e a justificação para a não entrega foi a de que o local não tinha acesso, o que não corresponde à realidade e situação que tinha sido esclarecida da nossa parte, pelo telefone e onde eles nunca chegar a estar. Pediram para aguardar 24h pelo telefonema da empresa de entrega. Dia 29/8/2025 tentativa de novo contacto com a empresa IKEA, as respostas não são nenhumas dizem que não podem fazer nada, que temos que esperar. Após nova tentativa de contacto, a IKEA responde que a data de entrega mais próxima será para dia 27/9/2025 (para daqui a mais um mês). Como é possível que esta empresa faça isto aos clientes? Quem confiará mais neste serviço?
De ressalvar que a compra desta cozinha foi realizada a 21/7/2025 com pagamento imediato, acordámos a espera de 1 mês para a entrega da cozinha por indisponibilidade da empresa de entregas, ainda assim, a empresa não cumpre com a sua obrigação numa primeira vez, sendo reagendada uma nova data para uma semana depois, mas volta a não cumprir a entrega arranjando uma desculpa que não é real nem verdadeira. Estamos sem cozinha há mais de 4 semanas numa casa onde reside uma pessoa sénior.
Tínhamos agendamento feito com empresa de montagem, que tivemos que desmarcar por duas vezes, temos tido prejuízos avultados pela falta de condições em casa própria cuja cozinha é essencial, horas e horas em chamadas e e-mails que se verificam infrutíferos nas respostas ao caso, apenas nos devolvem o dinheiro do transporte que é feito num cartão ikea, onde, obrigatoriamente teremos que gastar na própria loja.
Vergonhoso e completamente desrespeitador a falta de compromisso e respeito para com o cliente por parte desta empresa que vende tanto pelo mundo fora. O nosso dinheiro está nos bolsos da empresa e a carga anda aos "trambolhões" numa carrinha de transporte há mais de 10 dias, correndo o risco do material chegar ao destino completamente danificado e obrigando o cliente a fazer devolução do mesmo e ter que esperar mais umas semanas até tudo ficar resolvido.
Assim sendo, exijo, procedam à entrega da referida cozinha, que é um bem de primeira necessidade, sob pena de resolução do contrato, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados.
(deixo em anexo a fotografia da rua, para verificarem que tem acesso e da fatura com a data de pagamento)
Cumprimentos.