back

Falha grave no dever de informação na venda de seguro Domestic & General – Worten Mar Shopping

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. P.

Para: Worten

02/12/2025

Exmos. Srs., Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa ao processo de venda e pós-venda na vossa loja Worten do Mar Shopping, referente à aquisição de um smartphone e do seguro associado da seguradora Domestic & General. A minha indignação prende-se com a falta de transparência e a conduta comercial incorreta por parte do funcionário da Worten, conforme descrevo abaixo: Omissão de Custos (Franquia da Domestic & General): No ato da venda, o seguro foi-me apresentado como uma proteção completa. Em momento algum fui informado(a) de que a ativação do seguro da Domestic & General implicaria o pagamento de uma franquia. Esta informação é essencial para a decisão de compra e foi omitida, o que considero uma violação do dever de informação do mediador (Worten). Informação Falsa sobre Assistência: O meu equipamento sofreu danos um dia após a compra. Dirigi-me ao balcão Worten Resolve, confiando no suporte da loja. Fui surpreendido(a) com a recusa de assistência presencial, sendo instruído(a) a contactar a seguradora por telefone. Se eu soubesse que a Worten não faria a gestão do processo (ponte com a seguradora), não teria contratado este serviço. Indisponibilidade e Má Qualidade do Serviço da Seguradora: Seguindo a indicação da loja, tentei contactar a Domestic & General. Deparei-me com: Inoperacionalidade do serviço aos domingos e feriados (limitação que não me foi comunicada na venda); Tempos de espera excessivos (cerca de uma hora) para ser atendido(a) em dia útil. Falta de Ética Comercial: A conjugação destes fatores venda sem explicação da franquia, "empurrar" a responsabilidade para uma linha telefónica externa e a omissão dos horários limitados da seguradora demonstra que o foco da loja foi apenas fechar a venda, ignorando os direitos e o esclarecimento do consumidor. Conclusão: Sinto-me enganado(a) pelas condições em que este serviço me foi vendido. Caso tivesse sido alertado(a) para a existência da franquia e para a burocracia do serviço da Domestic & General, jamais teria adquirido o smartphone e o seguro na vossa loja. Face à falha no dever de informação, exijo a resolução do contrato de seguro sem custos e a devolução do prémio pago, ou a assunção do valor da franquia por parte da Worten. Aguardo a vossa análise urgente. Com os melhores cumprimentos. Daniel Pereira


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.