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Falha de fatura da luz e aumento excessivo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

09/04/2024

Venho por este meio reclamar V. Exas a falha de faturação e conjunto com aumento do preço.Fechei contrato com a endesa no final do mês de Novembro.No primeiro mês a cobrança veio correta, tendo recebido uma fatura referente ao consumo de gás e outra ao consumo de electricidade. No mês seguinte apenas recebi a cobrança da fatura de gás e resolvi esperar pelo mês seguinte à espera que viesse um acerto. No mês seguinte voltei a receber apenas a fatura referente ao gás.Então tentei várias vezes entrar em contacto com a empresa, como não consegui, fui ao portal e realizei um pedido de contato.Fui contatada por uma assistente, expus o sucedido, e pediram-me que aguardasse enquanto iam confirmar, a chamada caiu e nunca mais voltei a ser contatada.Já chateada com a situação optei por mudar de operadora.Após a mudança, recebi no mesmo mês 3 faturas, com um preço muito superior ao que tinha acordado no inicio ( 1°: 142€ debito a 12 de abril 2° 171,56€ débito a 22 de abril, 3° 252,58€ debito a 25 de abril).Após contato com a empresa disseram que podia ter sido um erro no contador. Liguei para a e-redes para confirmar e disseram que os valor estavam a ser registados diariamente sem problemas.Se a faturação tivesse sido devidamente entregue, eu teria tido a oportunidade de verificar o enorme aumento no kwh, e dessa forma poderia verificar se realmente se passava alguma coisa com o contador, ou em último caso mudar para uma operadora mais em conta. Coisa que não aconteceu.Por um erro de faturação foi me retirada a possibilidade de reavaliar o meu contrato e procurar algo mais em conta.Já para não falar que nesta casa apenas vivemos duas pessoas, com horário das 8h as 21h, e que apenas passam o fim de semana em casa. É difícil entender os valores cobrados, de qualquer das formas.Sem mais a acrescentar,Aguardo resposta,Carolina Rodrigues

Mensagens (2)

C. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

12/04/2024

Mais acrescento, após analisar os valores na fatura, percebo que o dia gratuito que falam é uma falácia.Pois o valor descontado corresponde a uma média diária, descontando um dia por semana.Como disse anteriormente, somos duas pessoas em casa, que com horários de seg a sexta das 8h às 21h.Ao sábado (o dia gratuito) era o único dia que ligavamos o aquecimento, podendo deixar ligado no máximo para domingo.Seria se esperar que o valor descontado fosse muito superior.A fatura mês de Março de 252,28€ corresponde ao gasto de 1239 kwh (5× mais do que a minha média de gastos no inverno passado, com a mesma utilização)Ex. 252.28€ ÷ 30 dias = 8,40€ dia8,40€ x 4 sábados= 33,63€Valor descontado na fatura= 34,68€Procedi ainda à leitura do meu contador no dia 9/4 e no dia 12/4, os kwh gastos nesse período foram 12 kwhTenho os videos das leituras feitas, caso seja necessário confirmar.Com certeza alguma coisas está errada.

Endesa Energia, S.A.

Para: C. R.

22/04/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-19606245Refª DECO: CPTPT01999325-58Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Carolina Minhoto RodriguesExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Carolina Minhoto Rodrigues, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19606245.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Carolina Minhoto Rodrigues, que referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE) vigorou de 2023-11-24 a 2024-03-28, no seguimento do pedido de aumento de potência a 2023-12-26, gerou uma anomalia de faturação, entretanto ultrapassada, faturado corretamente contrato com a oferta contratada.Desta forma, lamentamos qualquer situação que não tenha sido do seu agrado.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Carolina Minhoto Rodrigues, a 22 de abril de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

Assistência solicitada 02 maio 2024

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