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Facturação Indevida por Contador Avariado

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. F.

Para: EPAL

19/11/2019

Venho por este meio comunicar a V. Exas,Que a factura que recebi não faz sentido nenhum e é profundamente injusta.O contador avariou e deixou de efectuar a contagem e passados cerca de 6 meses ou mais, lá se lembraram de o trocar.O pagamento é por débito bancário, quanto muito vejo a valor. Mas nem nunca vou à segunda página onde está o gráfico.Agora vêm com uma estimativa do que eu terei consumido, a qual leva com penalizações de escalão o que nem sucederia se o contador não tivesse avariado.Nem sabia sequer que era possível, sem afectar o fluxo de água, mas pelo gráfico que mandam, já têm indicação que isso teria acontecido há bastante tempo.E segundo o que o técnico me informou é algo que pode acontecer com contadores antigos como o que aqui estava.Assim como o primeiro que veio diagnosticar, não estranhou que eu não soubesse.Assim sendo fazia sentido terem validado esta situação.Uma simples mensagem automática a alertar o consumidor da quebra abrupta do consumo.Assim como metem publicidade na factura, podiam ter colocado a informação:Detectámos uma quebra abrupta no seu consumo de água, se não mudou drasticamente os seus hábitos, podia verificar se o seu contador está a funcionar?Ou até no email que enviam às pessoas com a factura.É algo demasiado relevante para ser ignorado desta forma.Não está em lado nenhum e pelo que se percebe no gráfico, que só aparece na segunda página, já tinham essa informação há muitos meses.Ou seja, se já é discutível se faz sequer sentido a cobrança de uma estimativa, porque estimativa quando há acerto é uma coisa, aqui não há acerto.Piora, quando se percebe que podiam ter sido muito mais diligentes no solucionamento do problema e do evitar da situação.Era apenas uma condição simples para colocar uma mensagem na factura ou no email.Para piorar a situação ainda me aplicam escalões de penalização, quando a estimativa distribuída por estes meses todos ficava abaixo do escalão. Acho que nem merece comentários.Sem fazer muitas contas, é uma penalização superior a 20%.Eu acho que deviam rever a situação, os vossos procedimentos não estão correctos.PS: Eu já mandei email, mas isto é algo que a EPAL deve corrigir futuramente para todos os seus clientes.


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