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facturação com penalizações sem fundamento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. F.

Para: MEO

06/09/2023

Paguei a Meo empresas a factura referente ao mês de facturação de Junho 2023, cujo vencimento ocorria em 06 de Julho 2023 através Multibanco em 04 de Julho 2023 pelas 16h24, assim de forma atempada cumprido a minha obrigação no prazo, conforme factura de Junho 2023 e talão multibanco em anexo. Recebi através de correio a factura do mês de Agosto 2023 ontem ou seja dia 04 de Setembro 2023 com data de vencimento em 06 de Setembro 2023 ( ou seja não cumprimento com a antecedência legal prévia de 10 dias sobre a data de vencimento,, nesta factura constatei que me havia sido facturado uma indemnização de 5 euros porque a factura de junho 2023 foi paga com atraso!Ora é falso que a factura de junho 2023 foi paga com atraso uma vez que foi paga através de multibanco em 4 de Julho 2023 sendo a sua data de vencimento 6 de Julho 2023. Face a tal liguei hoje 05 de setembro 2023 pelas 18horas para a linha 16206 e expus a ! situação e foi me dito que foi facturado a indemnização porque paguei por multibanco e o pagamento através de multibanco demora 48 horas e assim eu estava em atraso!!! Mais uma vez é falso,! o meu pagamento foi atempado e o talão de multibanco faz prova de pagamento, sendo certo que cumpri com a mina obrigação de forma atempada, sem atraso, sendo certo que eu nada tenho a ver ou ser responsabilidade pelas deficiências do sistema bancário quanto á entrega nas caixas da Meo empresa da quantia que eu paguei atempadamente. é ilícito responsabilizar o consumidor por facto que não é da sua responsabilidade e tendo este procedido ao pagamento de forma atempada. Aliás a data de vencimento era dia 6 de Julho 2023 e nada consta ou é imposto ao consumidor que pague pelo método de multibanco que tenha que proceder ao pagamento 48 horas antes do vencimento!!! conforme me foi ainda pelo assistente da Meo empresa, eu teria de pagar a factura 48horas antes do seu vencimento !!!! é ultrajante e ilícito! Nunca tive problema com a Meo com o pagamento por multibanco, sempre paguei atempadamente e até inclusive no própio dia do vencimento e agora do nada o consumidor que efectue pagamento por multibanco tem de pagar com 48 horas de antecedência a data de vencimento. É obvio que algo está mal mas em ultima instância esta prática de taxa de indemnizações de 5 euros porque o pagamento multibanco não foi efectuado com antecedência de 48 horas do vencimento é ilegal. Eu paguei atempadamente e dentro do prazo, a prova consta do talão. é ilícito responsabilizar o consumidor pelos atrasos e deficiências do sistema bancário. Fiz uma reclamação junto da Meo, mas a situação é preocupante porque a Meo está a actuar desta forma cobrando indemnizações aos seus consumidores que paguem as facturas através multibanco dentro do prazo de vencimento conforme supra exposto, responsabilizando o consumidor pelo funcionamento do sistema SIBS (multibanco) que pode demorar cerca de 2 dias a informar do pagamento! ora a Meo contratualizou com este sistema Multibanco aceitando que a informação do pagamento do cliente pode demorar 2 dias. Requer-se que a DECO verifique esta situação porque sem dúvida há milhares de lesados/consumidor que estão a ser vítimas desta prática ilícita.


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