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Evasão à garantia

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. C.

Para: Gralux - Fernando Queirós, Lda

07/02/2024

Dia 23/01/2022 foi comprado um aquecedor a gás catalítico (Gralux FQ 3000 PT) na Rádio Popular.Após cerca de dois meses de uso, começou a funcionar cada vez pior, demorando cada vez mais a aquecer, criando labaredas ascendentes no painel até voltar ao funcionamento normal. Foi entregue na loja para reparação e posteriormente recebi-o de volta em maio de 2022.No inverno seguinte voltei a usá-lo, inicialmente funcionou bem, mas cerca de outros dois meses de uso voltou ao mesmo problema, repetindo-se a entrega para reparação em janeiro de 2023. Ao receber de volta tinha uma amolgadela na lateral, só vista já em casa, pelo que testei o aquecedor mas funcionava tudo bem. Esta amolgadela não impede o bom funcionamento do aparelho, porque só serve como estrutura do aquecedor, mas será importante mais tarde.Começa mais um inverno, o aquecedor volta a funcionar bem durante dois meses, repete o mesmo problema e volta à loja para ser enviado para reparação dia 05/01/2023, cerca de 3 semanas antes do fim da garantia.Dia 28/01/2023 recebo uma carta com um orçamento para pagar a reparação (do problema recorrente), por desta vez não estar ao abrigo da garantia, orçamento esse datado de dia 24/01/2023, um dia depois do fim da garantia.Depois de 3 idas à loja para pedir esclarecimentos, entregaram-me o relatório técnico a informar que tem a avaria que reportei (controlo de estabilidade da chama e fluxo de gás com o resultado não ok), mas que não está coberto pela garantia por ter pó acumulado (notando que a zona de aquecimento está protegida por uma grelha, portanto impossível de limpar) e também pela amolgadela existente, com a observação de que não poderia ter acontecido durante o transporte porque a caixa do aquecedor não tinha as mesmas marcas. Das três vezes que o aquecedor foi entregue para reparação, a única vez que entreguei com a caixa foi na primeira avaria depois dessa avaria, a caixa foi enviada para a reciclagem devido ao tamanho.Tenho fotos e/ou vídeos do aquecedor a trabalhar normalmente já com a amolgadela, provando assim que essa não será razão suficiente para a recusa de reparação ao abrigo da garantia, já que o próprio relatório acusa que a falha é o painel catalítico, uma peça metálica que não sofrerá danos já que existe um espaço entre a lateral com o dano e o dito painel. Juntando isto ao facto de que desta vez a reparação foi solicitada perto da data limite da garantia, tudo leva a crer que estão a agir de má fé para se livrarem deste problema recorrente.


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