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Erro no preço de energia

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

30/11/2023

Ex.mos Sr.sComeço por explicar que possuo 3 contratos com os seguintes CPEs:PT 0002 XXXX XXXX XXXX JG - Oliveira do Douro - V. N. Gaia PT 0002 XXXX XXXX XXXX TX - Cedro - V. N. Gaia PT 0002 XXXX XXXX XXXX XB - LousãTodos têm a potência contratada de 3.45 e plano Eluz. A 9 de Dezembro de 2022 recebo uma comunicação da Endesa a informar que o preço da Energia, sem desconto, seria de 0,072134 €/kWh para 2023, Em Dezembro de 2022, tanto no contrato do Cedro como no contrato da Lousã, estava a pagar a energia a 0,168591€/kWh, sem descontos. Em Janeiro de 2023, fazem a atualização do preço e passo a pagar, em cada um deles, 0,091449€/kWh, sem descontos. Vem de encontro à comunicação recebida.Com o aumento de Julho, atualmente a pagar 0,12445 €/kWh Já no contrato de Oliveira do Douro, em Dezembro de 2022, estava a pagar 0,084034/kWh, sem descontos e em Janeiro passo a pagar 0,120234/kWh, sem descontos, resultando num aumento de 43% e nada tem a ver com a comunicação recebida.Com o aumento em Julho, atualmente a pagar 0,15723 €/kWhVerifica-se uma total incoerência na mexida dos preços. Uns sobem, outros descem, apesar de terem a mesma tarifa e potência? A percentagem de variação não deveria ser a mesma?Julgando tratar-se de um lapso da parte da Endesa e uma vez que nunca procederam à sua retificação, solicitei que a fizessem e que colocassem o preço da Energia no contrto de Oliveira do Douro em conformidade o mais rápido possível.Em resposta, a Endesa diz o seguinte:Relativamente à comunicação de atualização de preços que recebeu, os preços notificados foram calculados de acordo com a evolução dos preços no mercado energético e proposta da ERSE publicada a 15 de outubro de 2022 sobre o valor relativo às tarifas de acesso às redes a vigorar em 2023. No entanto, a 15 de dezembro de 2022, a ERSE publicou as tarifas de acesso às redes definitivas, cujos valores diferem da proposta inicial. (..)Em resumo:• Consumos efetuados a partir de 01/01/2023 será o preço do seu contrato atualizado de acordo com as novas tarifas de acesso às redes• Consumos efetuados a partir de dia 16/01/2023 será o preço que lhe foi comunicado na linha a negrito da notificação que recebeu, conjugada com o valor correspondente às novas tarifas de acesso às redes publicadas pela ERSE a 15 de dezembro de 2022.Esta resposta não me satisfaz. O t ermo Fixo Acesso às Redes nunca foi colocado por mim em questão e está contemplado na fatura à parte do preço da Energia.O que esteve e está em questão é a alteração do preço da energia de forma igual em dois contratos (PT 0002 XXXX XXXX XXXX TX e PT 0002 XXXX XXXX XXXX XB)e completamente despropositada e desproporcional noutro contrato (PT 0002 XXXX XXXX XXXX JG )Com esta posição irredutível, tanto na resposta escrita como nos vários contacto telefónicos na resolução do problema, demostraram não ter qualquer consideração por mim como cliente e com isto retirei a confiança que tinha na Endesa.Grata pela atenção,Isabel Castanho

Mensagens (15)

Endesa Energia, S.A.

Para: I. C.

18/12/2023

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-17897873Refª DECO: CPTPT01929181-45Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C CastanhoExmos. Senhores,No seguimento da exposição, apresentada no dia 30-11-2023 com o n.º CA-17897873 pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Cunha S C Castanho, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução.De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões do(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Cunha S C Castanho no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à(ao) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Cunha S C Castanho, a 18 de dezembro de 2023.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

16/01/2024

Continuo a aguardar a vossa análise e resposta

Endesa Energia, S.A.

Para: I. C.

16/02/2024

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-17897873Refª DECO: CPTPT01929181-45Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C CastanhoExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C Castanho a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-17897873.No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C Castanho, após cuidada análise verificam-se as seguintes alterações contratuais as quais levaram a alteração dos preços: - Código Ponto de Entrega (CPE) PT0002000034446647TX vigorou de 29/07/2021 a 12/12/2023 verificámos: - de 29/07/2021 a 02/08/2021 vigorou com a tarifa Aniversario Luz Simples 2102 com Potência 4,60 kVA - de 02/08/2021 a 14/10/2021 vigorou com a tarifa E-luz Simples 2105 com Potência 4,60 kVA - de 15/10/2021 a 07/07/2022 vigorou com a tarifa E-luz Simples 2108 com Potência 3,45 kVA - de 08/07/2022 a 30/08/2022 vigorou com a tarifa Aniversario Luz Simples 2207 com Potência 4,60 kVA - de 31/08/2022 a 12/12/2023 vigorou com a tarifa E-Luz Simples 2208 com Potência 3,45 kVA- Código Ponto de Entrega (CPE) PT0002000034439005JG vigorou de 03/08/2021 a 12/12/2023 verificamos: * de 03/08/2021 a 04/08/2021 vigorou com a tarifa Aniversairo Luz Simples 2102 com Potência 3,45 kVA * de 05/08/2021 a 12/12/2023 vigorou com a tarifa E-luz Simples 2105 com Potência 3,45 kVAAinda que os contratos tivessem activado na mesma data, o contrato com o CPE PT0002000034446647TX durante a sua vigência teve varias alterações contratuais nomeadamente a potência e a tarifa contratada, o que originou actualizações de preços diferentes para cada contrato.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C Castanho, a 16 de fevereiro de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

16/02/2024

Exmos. Senhores,Lamento mas não se compreende e nem se aceita que o contrato mais antigo e com o preço de energia mais baixo tenha passado para o dobro e a ser o mais elevado. As actualizações dos contratos devem obedecer aos mesmos critérios ainda que partam de preços diferentes e compreende-se que originem preços diferentes. Mas não se justifica, a não ser por erro vosso, que o preço da energia do contrato PT 0002 XXXX XXXX XXXX JG - Oliveira do Douro - V. N. Gaia tenha DUPLICADO de preço e sem aviso prévio.Apesar de ser o mais antigo, apesar de ter a mesma potência contratada que todos os outros, não se compreende como é que passam de 0.08€ em Dezembro de 2022 para 0.15€ em Julho de 2023. Porque é que não sofreu a mesma variação de preço percentual que os outros dois que também foram feitos em datas diferentes e tiveram a mesma variação de preço?Porque é que não ficou sequer ao mesmo preço dos outros dois? Porque é que não recebi qualquer informação deste aumento?Continuo sem saber, e gostaria que me esclarecessem, de forma transparente e clara, onde é que podem ser lidas, consultados e verificados as fórmulas e valores aplicados e que dá origem ao preço final aplicado aos vários contratos. De forma a que qualquer cliente consiga fazer as contas ao aumento que lhe espera de acordo com o seu contrato.Grata pela atenção,Isabel Castanho

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

19/02/2024

Exmos SrsEm vez de uma resposta clara às questões que coloquei acabo de receber uma notificação em como me vão devolver 5€. Para não receber estes 5€ como um insulto, gostaria que me respondessem, de uma vez por todas, às questões anteriormente colocadas. O mercado é livre mas tem que ter critérios claros de aumento de preço para todos os contratos. De outra forma não é livre, é apenas uma bandalheira arbitrária do que vos apetece. "- Porque é que não sofreu a mesma variação de preço percentual que os outros dois que também foram feitos em datas diferentes e tiveram a mesma variação de preço?- Porque é que não ficou sequer ao mesmo preço dos outros dois?- Porque é que não recebi qualquer informação deste aumento?Continuo sem saber, e gostaria que me esclarecessem, de forma transparente e clara, onde é que podem ser lidas, consultados e verificados as fórmulas e valores aplicados e que dá origem ao preço final aplicado aos vários contratos. De forma a que qualquer cliente consiga fazer as contas ao aumento que lhe espera de acordo com o seu contrato. Basta-me que disponibilizem o vosso fundamento de cálculo na dedução do preço final do aumento que aplicaram (e que chega à precisão da quarta decimal), as vossas fórmulas ou tabelas, mas acima de tudo os vossos critérios porque contas, todos nós, clientes, devemos saber fazer e não queremos que as façam por nós. Não quero os 5€. Quero, nem mais nem menos, aquilo a que tiver direito e com a aproximação à quarta casa decimal também. Grata pela atenção, Isabel Castanho

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

19/02/2024

Exmos SrsEm vez de uma resposta clara às questões que coloquei acabo de receber uma notificação em como me vão devolver 5€. Para não receber estes 5€ como um insulto, gostaria que me respondessem, de uma vez por todas, às questões anteriormente colocadas. O mercado é livre mas tem que ter critérios claros de aumento de preço para todos os contratos. De outra forma não é livre, é apenas uma bandalheira arbitrária do que vos apetece. "- Porque é que não sofreu a mesma variação de preço percentual que os outros dois que também foram feitos em datas diferentes e tiveram a mesma variação de preço?- Porque é que não ficou sequer ao mesmo preço dos outros dois?- Porque é que não recebi qualquer informação deste aumento?Continuo sem saber, e gostaria que me esclarecessem, de forma transparente e clara, onde é que podem ser lidas, consultados e verificados as fórmulas e valores aplicados e que dá origem ao preço final aplicado aos vários contratos. De forma a que qualquer cliente consiga fazer as contas ao aumento que lhe espera de acordo com o seu contrato. Basta-me que disponibilizem o vosso fundamento de cálculo na dedução do preço final do aumento que aplicaram (e que chega à precisão da quarta decimal), as vossas fórmulas ou tabelas, mas acima de tudo os vossos critérios porque contas, todos nós, clientes, devemos saber fazer e não queremos que as façam por nós. Não quero os 5€. Quero, nem mais nem menos, aquilo a que tiver direito e com a aproximação à quarta casa decimal também. Grata pela atenção, Isabel Castanho

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

19/02/2024

Exmos SrsEm vez de uma resposta clara às questões que coloquei acabo de receber uma notificação em como me vão devolver 5€. Para não receber estes 5€ como um insulto, gostaria que me respondessem, de uma vez por todas, às questões anteriormente colocadas. O mercado é livre mas tem que ter critérios claros de aumento de preço para todos os contratos. De outra forma não é livre, é apenas uma bandalheira arbitrária do que vos apetece. "- Porque é que não sofreu a mesma variação de preço percentual que os outros dois que também foram feitos em datas diferentes e tiveram a mesma variação de preço?- Porque é que não ficou sequer ao mesmo preço dos outros dois?- Porque é que não recebi qualquer informação deste aumento?Continuo sem saber, e gostaria que me esclarecessem, de forma transparente e clara, onde é que podem ser lidas, consultados e verificados as fórmulas e valores aplicados e que dá origem ao preço final aplicado aos vários contratos. De forma a que qualquer cliente consiga fazer as contas ao aumento que lhe espera de acordo com o seu contrato. Basta-me que disponibilizem o vosso fundamento de cálculo na dedução do preço final do aumento que aplicaram (e que chega à precisão da quarta decimal), as vossas fórmulas ou tabelas, mas acima de tudo os vossos critérios porque contas, todos nós, clientes, devemos saber fazer e não queremos que as façam por nós. Não quero os 5€. Quero, nem mais nem menos, aquilo a que tiver direito e com a aproximação à quarta casa decimal também. Grata pela atenção, Isabel Castanho

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

19/02/2024

Exmos SrsEm vez de uma resposta clara às questões que coloquei acabo de receber uma notificação em como me vão devolver 5€. Para não receber estes 5€ como um insulto, gostaria que me respondessem, de uma vez por todas, às questões anteriormente colocadas. O mercado é livre mas tem que ter critérios claros de aumento de preço para todos os contratos. De outra forma não é livre, é apenas uma bandalheira arbitrária do que vos apetece. "- Porque é que não sofreu a mesma variação de preço percentual que os outros dois que também foram feitos em datas diferentes e tiveram a mesma variação de preço?- Porque é que não ficou sequer ao mesmo preço dos outros dois?- Porque é que não recebi qualquer informação deste aumento?Continuo sem saber, e gostaria que me esclarecessem, de forma transparente e clara, onde é que podem ser lidas, consultados e verificados as fórmulas e valores aplicados e que dá origem ao preço final aplicado aos vários contratos. De forma a que qualquer cliente consiga fazer as contas ao aumento que lhe espera de acordo com o seu contrato. Basta-me que disponibilizem o vosso fundamento de cálculo na dedução do preço final do aumento que aplicaram (e que chega à precisão da quarta decimal), as vossas fórmulas ou tabelas, mas acima de tudo os vossos critérios porque contas, todos nós, clientes, devemos saber fazer e não queremos que as façam por nós. Não quero os 5€. Quero, nem mais nem menos, aquilo a que tiver direito e com a aproximação à quarta casa decimal também. Grata pela atenção, Isabel Castanho

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

19/02/2024

Exmos SrsEm vez de uma resposta clara às questões que coloquei acabo de receber uma notificação em como me vão devolver 5€. Para não receber estes 5€ como um insulto, gostaria que me respondessem, de uma vez por todas, às questões anteriormente colocadas. O mercado é livre mas tem que ter critérios claros de aumento de preço para todos os contratos. De outra forma não é livre, é apenas uma bandalheira arbitrária do que vos apetece. "- Porque é que não sofreu a mesma variação de preço percentual que os outros dois que também foram feitos em datas diferentes e tiveram a mesma variação de preço?- Porque é que não ficou sequer ao mesmo preço dos outros dois?- Porque é que não recebi qualquer informação deste aumento?Continuo sem saber, e gostaria que me esclarecessem, de forma transparente e clara, onde é que podem ser lidas, consultados e verificados as fórmulas e valores aplicados e que dá origem ao preço final aplicado aos vários contratos. De forma a que qualquer cliente consiga fazer as contas ao aumento que lhe espera de acordo com o seu contrato. Basta-me que disponibilizem o vosso fundamento de cálculo na dedução do preço final do aumento que aplicaram (e que chega à precisão da quarta decimal), as vossas fórmulas ou tabelas, mas acima de tudo os vossos critérios porque contas, todos nós, clientes, devemos saber fazer e não queremos que as façam por nós. Não quero os 5€. Quero, nem mais nem menos, aquilo a que tiver direito e com a aproximação à quarta casa decimal também. Grata pela atenção, Isabel Castanho

Endesa Energia, S.A.

Para: I. C.

20/02/2024

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-19202923Refª DECO: CPTPT01929181-45Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C CastanhoExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C Castanho a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19202923.No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C Castanho nada mais podemos que reiterar a informação prestada anteriormente de que verificam-se as seguintes alterações contratuais as quais levaram a alteração dos preços:- Código Ponto de Entrega (CPE) PT0002000034446647TX vigorou de 29/07/2021 a 12/12/2023verificámos: - de 29/07/2021 a 02/08/2021 vigorou com a tarifa Aniversario Luz Simples 2102 com Potência4,60 kVA - de 02/08/2021 a 14/10/2021 vigorou com a tarifa E-luz Simples 2105 com Potência 4,60 kVA - de 15/10/2021 a 07/07/2022 vigorou com a tarifa E-luz Simples 2108 com Potência 3,45 kVA - de 08/07/2022 a 30/08/2022 vigorou com a tarifa Aniversario Luz Simples 2207 com Potência4,60 kVA - de 31/08/2022 a 12/12/2023 vigorou com a tarifa E-Luz Simples 2208 com Potência 3,45kVA- Código Ponto de Entrega (CPE) PT0002000034439005JG vigorou de 03/08/2021 a 12/12/2023verificamos:- de 03/08/2021 a 04/08/2021 vigorou com a tarifa Aniversário Luz Simples 2102 comPotência 3,45 kVA- de 05/08/2021 a 12/12/2023 vigorou com a tarifa E-luz Simples 2105 com Potência3,45 kVAAinda que os contratos tivessem ativado na mesma data, o contrato com o CPE PT0002000034446647TX durante a sua vigência teve varias alterações contratuais nomeadamente a potência e a tarifa contratada, o que originou atualizações de preços diferentespara cada contrato.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exma. Senhora Maria Isabel Cunha S C Castanho, a 20 de fevereiro de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

22/02/2024

Exmos SrsÉ evidente que não esclareceu pois voltam a repetir em copy paste a mesma resposta sem responder à pergunta.Não preciso da esmola de 5€, pretendo uma coisa muito simples e que é ver as tabelas e critérios escritos no contrato e que estiveram na base do cálculo da variação de preço de cada contrato uma vez que a vossa precisão chega à quarta casa decimal no preço da energia.Aceito que possam aplicar o preço que bem entenderem mas não aceito que o façam sem dar conhecimento prévio do valor exacto ao cliente.Continua a não ter lógica haver 3 contratos com percentagens de aumento absolutamente diferentes a não ser que a vossa empresa tenha critérios com percentagens diferentes para cada contrato mas devem estar escritas. Aquilo que se espera, havendo o mesmo critério na empresa, é que a variação percentual de preço seja a mesma embora possa resultar em valores de preços diferentes, uma vez que partem de valores também diferentes.Continuo a aguardar que me sejam disponibilizados as fórmulas e tabelas que utilizaram em cada contrato. Os 5 € que me querem devolver já reconhecem que se enganaram mas é um insulto à inteligência de qualquer cliente.Não quero esmolas! Quero conseguir fazer as contas certas desses aumentos e dos acertos que daí possam vir a resultar.Não aceito a prepotência de aumentos sem esclarecimentos e nem o da devolução do que lhes apetecer, também sem esclarecimentos e sem que me seja permitido verificar o valor real a pagar ou receber.Os melhores cumprimentosIsabel Castanho

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

22/02/2024

Exmos SrsÉ evidente que não esclareceu pois voltam a repetir em copy paste a mesma resposta sem responder à pergunta.Não preciso da esmola de 5€, pretendo uma coisa muito simples e que é ver as tabelas e critérios escritos no contrato e que estiveram na base do cálculo da variação de preço de cada contrato uma vez que a vossa precisão chega à quarta casa decimal no preço da energia.Aceito que possam aplicar o preço que bem entenderem mas não aceito que o façam sem dar conhecimento prévio do valor exacto ao cliente.Continua a não ter lógica haver 3 contratos com percentagens de aumento absolutamente diferentes a não ser que a vossa empresa tenha critérios com percentagens diferentes para cada contrato mas devem estar escritas. Aquilo que se espera, havendo o mesmo critério na empresa, é que a variação percentual de preço seja a mesma embora possa resultar em valores de preços diferentes, uma vez que partem de valores também diferentes.Continuo a aguardar que me sejam disponibilizados as fórmulas e tabelas que utilizaram em cada contrato. Os 5 € que me querem devolver já reconhecem que se enganaram mas é um insulto à inteligência de qualquer cliente.Não quero esmolas! Quero conseguir fazer as contas certas desses aumentos e dos acertos que daí possam vir a resultar.Não aceito a prepotência de aumentos sem esclarecimentos e nem o da devolução do que lhes apetecer, também sem esclarecimentos e sem que me seja permitido verificar o valor real a pagar ou receber.Os melhores cumprimentosIsabel Castanho

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

22/02/2024

Exmos SrsÉ evidente que não esclareceu pois voltam a repetir em copy paste a mesma resposta sem responder à pergunta.Não preciso da esmola de 5€, pretendo uma coisa muito simples e que é ver as tabelas e critérios escritos no contrato e que estiveram na base do cálculo da variação de preço de cada contrato uma vez que a vossa precisão chega à quarta casa decimal no preço da energia.Aceito que possam aplicar o preço que bem entenderem mas não aceito que o façam sem dar conhecimento prévio do valor exacto ao cliente.Continua a não ter lógica haver 3 contratos com percentagens de aumento absolutamente diferentes a não ser que a vossa empresa tenha critérios com percentagens diferentes para cada contrato mas devem estar escritas. Aquilo que se espera, havendo o mesmo critério na empresa, é que a variação percentual de preço seja a mesma embora possa resultar em valores de preços diferentes, uma vez que partem de valores também diferentes.Continuo a aguardar que me sejam disponibilizados as fórmulas e tabelas que utilizaram em cada contrato. Os 5 € que me querem devolver já reconhecem que se enganaram mas é um insulto à inteligência de qualquer cliente.Não quero esmolas! Quero conseguir fazer as contas certas desses aumentos e dos acertos que daí possam vir a resultar.Não aceito a prepotência de aumentos sem esclarecimentos e nem o da devolução do que lhes apetecer, também sem esclarecimentos e sem que me seja permitido verificar o valor real a pagar ou receber.Os melhores cumprimentosIsabel Castanho

I. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

22/02/2024

Exmos SrsÉ evidente que não esclareceu pois voltam a repetir em copy paste a mesma resposta sem responder à pergunta.Não preciso da esmola de 5€, pretendo uma coisa muito simples e que é ver as tabelas e critérios escritos no contrato e que estiveram na base do cálculo da variação de preço de cada contrato uma vez que a vossa precisão chega à quarta casa decimal no preço da energia.Aceito que possam aplicar o preço que bem entenderem mas não aceito que o façam sem dar conhecimento prévio do valor exacto ao cliente.Continua a não ter lógica haver 3 contratos com percentagens de aumento absolutamente diferentes a não ser que a vossa empresa tenha critérios com percentagens diferentes para cada contrato mas devem estar escritas. Aquilo que se espera, havendo o mesmo critério na empresa, é que a variação percentual de preço seja a mesma embora possa resultar em valores de preços diferentes, uma vez que partem de valores também diferentes.Continuo a aguardar que me sejam disponibilizados as fórmulas e tabelas que utilizaram em cada contrato. Os 5 € que me querem devolver já reconhecem que se enganaram mas é um insulto à inteligência de qualquer cliente.Não quero esmolas! Quero conseguir fazer as contas certas desses aumentos e dos acertos que daí possam vir a resultar.Não aceito a prepotência de aumentos sem esclarecimentos e nem o da devolução do que lhes apetecer, também sem esclarecimentos e sem que me seja permitido verificar o valor real a pagar ou receber.Os melhores cumprimentosIsabel Castanho

Endesa Energia, S.A.

Para: I. C.

26/03/2024

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-19242908Refª DECO: CPTPT01929181-45Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Cunha S C CastanhoExmos. Senhores,Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Cunha S C Castanho a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19242908.No seguimento da exposição efetuada informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Cunha S C Castanho que,reiteramos a nossa anterior comunicação e remetemos em anexo tabela descritiva com a variação de preços, segundo as alterações contratuais efetuadas para cada contrato e que originaram assim, um aumento de preços diferentes.Salientamos que o valor de 5€ creditados na sua conta foram emitidos em virtude do incumprimento, por parte da Endesa, do prazo de resposta de 15 dias úteis à reclamação anteriormente efetuada, pelo que foi emitido o correspondente crédito compensatório no valor de 5€, em concordância com o disposto no artigo 61.º n.º 1 alínea a) do Regulamento da Qualidade de Serviço dos Setores Elétrico e Gás.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Cunha S C Castanho a 26 de março de 2024.A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional.Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h


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