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erro na fatura final

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

T. V.

Para: Endesa Energia, S.A.

08/07/2025

Exmos. Senhores, Sou cliente com o CPE nºpt0002000042437025QG, após fazer alteração do contrato para EDP recebo uma fatura final com valor desproporcional pois no mês entre os dias 21 de maio e o dia 20 de junho não houve frequência nesta casa e em letras pequenas pode ler-se "o valor da fatura inclui 136,38€ Sem IVA correspondente às tarifas de acesso as redes .... e onde se inclui CIEG no valor de 81,83€ " estes valores não fazem sentido nem estão descritos na fatura, já telefonei diversas vezes e ninguém resolve o acerto da factura, Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos.

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: T. V.

08/07/2025

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-24251308 Refª DECO: 13027799 Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Telma Neves Vaz Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Telma Neves Vaz a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-24251308. No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Telma Neves Vaz que os consumos e leituras faturados pela Endesa estão em conformidade com a informação fornecida pelo Operador da Rede de Distribuição (ORD) que é a responsável pelas leituras do seu contador. Neste sentido, a faturação emitida encontra-se correta pelo que não será possível proceder à refaturação solicitada. Informamos, igualmente, que o modelo de faturação da Endesa Energia assenta na emissão de faturas baseadas em “Leituras reais de Distribuidora”, “Leituras reais de Cliente” ou “Leituras estimadas” na falta de qualquer uma das anteriores. O cálculo de consumos estimados é efetuado atendendo ao histórico do perfil de consumo realizado por cada consumidor. Ao comunicar-nos a sua leitura na “data recomendada para comunicar leituras” diminuirá o número de dias em que o seu consumo será estimado. Tenha em conta que, mesmo havendo comunicação real de leituras, é possível que haja um período de faturação que será necessariamente estimado, uma vez que a comunicação das leituras e a emissão de faturas não é simultânea. Caso existam 2 leituras comunicadas (por si e pela Distribuidora) a leitura considerada para faturação será a última leitura recebida, independentemente de ser uma leitura comunicada pela Distribuidora ou por si. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à Exma. Senhora Telma Neves Vaz, a 8 de julho de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h

Assistência solicitada 11 julho 2025

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