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Erro na faturação por resolver há 4 meses e tentativas abusivas de cobrança

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

S. O.

Para: Hospital Lusíadas - Lisboa

27/05/2025

Exmos. Srs., Reporto-me nesta comunicação à situação referente a uma utilização dos serviços Lusíadas Lisboa no dia 15/01/2025, tendo realizado uma consulta de obstetrícia e um exame (ecografia), no próprio ato da consulta. A consulta foi realizada através da convenção com a ADSE, e, por conseguinte, o ato de ecografia realizado no decorrer da mesma, idem. Tal não ficou no entanto espelhado nas faturas, motivo pelo qual me encontro a apresentar esta reclamação, encontrando-se a mesma por resolver e sem qualquer intervenção, contacto ou resposta prestada pelo grupo Lusíadas até ao dia de hoje, 27/05/2025. No dia da consulta, 15/01/2025 recebi a Fatura F D25C01/0000006457, com a convenção ADSE, no valor total de 13,40€ e que incluía ambos os atos - a consulta e o exame. Tentei de imediato proceder ao pagamento, tendo sido impossível uma vez que obtive sempre a mensagem "referência inválida". Expus esse mesmo facto no vosso serviço "Fale connosco" através do WhatsApp, tendo recebido a indicação de que para questões de faturação, teria de enviar email para o endereço para onde agora me dirijo, ou contactar o vosso número 217 704 040. No dia 17/01/2025, recebo mais duas faturas: F D25C01/0000007185 referente ao exame, no valor de 99,75€ e outra, F D25C01/0000007184 no valor de 7,60€, referente à consulta. No dia 17/01/2025, após aguardar em linha durante mais de 20 minutos com o vosso número 217 704 040, foi-me indicado que desconheciam o motivo da Fatura F D25C01/0000006457, com a convenção ADSE, no valor total de 13,40€ ter sido anulada, e que se trataria de um erro que motivou as faturas seguintes, pelo que deveria aguardar ou pela emissão de nova fatura com o valor correto, considerando a convenção com ADSE, ou aguardar por um contacto por parte da Lusíadas. Nunca recebi qualquer contacto. Em resposta automática a um dos emails por mim enviados, o grupo Lusíadas atribuiu ao contacto/processo o n.º 36802703, no dia 21/01/2025, não tendo sido sido dado qualquer seguimento, por qualquer via, até ao presente dia. Ademais, no dia 29/04/2025 fui contactada telefonicamente por um interlocutor que se identificou como pertencendo à empresa “SERVDEBT”, alegadamente uma empresa externa de cobranças, que me estaria a contactar para “questionar quando pretendia fazer o pagamento” das faturas devidamente assinadas nas comunicações infra. Este contacto e esta situação ultrapassa todos os limites da razoabilidade e constitui um ato abusivo da parte do grupo Lusíadas. Procedi desde o dia da consulta e respetivo exame a que as duas faturas se referem a várias tentativas para resolver a situação e realizar o pagamento dos valores corretos, abrangidos pela ADSE, tanto via telefone como via email, pelo que existem provas de todas estas comunicações, tanto escritas, como pelas chamadas telefónicas gravadas. Não só o grupo Lusíadas me aconselhou telefonicamente a não realizar o pagamento até à fatura ser corrigida, no dia 17/01/2025, como a Direção de Faturação SAF Lusíadas atribuiu, a 21/01/2025 o n.º 36802703, indicando que “será resolvido com a brevidade possível”. No dia 29/04/2025, apesar de o serviço de atendimento telefónico Lusíadas, pelo menos no que ao serviço de faturação diz respeito, ser praticamente impossível de utilizar, dado o tempo de espera completamente inaceitável, recorri a essa via. Pela colaboradora foi-me indicado que não existe um contacto direto para a faturação e, tento tentado, não conseguiu ela própria comunicar com ninguém desse departamento. Mais uma prova do modo de funcionamento do Serviço de Faturação e em última instância, dos Lusíadas. Nesse mesmo contacto, cuja prova de comunicação poderão consultar, foi realizado um pedido de contacto urgente e indicado que iriam solicitar, mais uma vez, a correção da fatura mas que poderia, em última instância, ter apenas de aguardar novamente (enquanto já decorrem contactos de uma empresa externa de cobranças). Até hoje, 27/05/2025, nenhuma comunicação foi feita por parte dos lusíadas. Esta reclamação surge agora como uma nova forma de resolver a situação, na qual recorrerei às vias legais que estão ao meu dispor para expor este modo de funcionamento inaceitável de um grupo como Os Lusíadas e apresentar reclamação, para de uma vez por todas resolver a situação que chegou a desfechos, como referido, completamente abusivos. Cumprimentos.

Mensagens (1)

Hospital Lusíadas - Lisboa

Para: S. O.

27/05/2025

Bom Dia, Agradecemos, desde já, o seu contacto. O seu email foi encaminhado para o Serviço Ficamos disponíveis para algum esclarecimento adicional. Atenciosamente, VanessaGomes Back-office Contact Center Lusíadas Saúde Rua Quinta do Pinheiro, Nº5, Portela de Carnaxide 2790-143 Carnaxide Portugal Tel: (+351) 21 770 40 40 Email: geral@lusiadas.pt


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