Reclamações recentes

M. R.
01/10/2025

Fatura com valores indevidos

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, reforçar a minha reclamação junto da empresa Lusíadas SA, relativamente a uma fatura emitida de forma incorreta na sequência de uma consulta realizada no dia 4 de julho de 2024. Conforme comunicado anteriormente junto desta empresa, nesse dia fui informada de que o sistema informático da Multicare estava indisponível, tendo-me sido emitida uma fatura com valor incorreto, sem qualquer aviso prévio sobre o procedimento adotado. Após questionar a Multicare sobre esta situação, a seguradora referiu que o procedimento quando o sistema não está operacional passa pelo operador do prestador do serviço contactar a seguradora via telefone, de forma a aplicar os valores correctos na fatura. Tal não aconteceu e a prestadora do serviço emitiu uma fatura com valores tabela, completamente diferentes dos acordados com a seguradora. Após várias reclamações, a Lusíadas SA continua a insistir que devo pagar a fatura incorreta e posteriormente solicitar reembolso junto da Multicare, o que se revelou falso, uma vez que a seguradora me esclareceu que a fatura deve ser anulada e substituída por outra correta, emitida manualmente pela própria Lusíadas SA. Até hoje, apesar das várias tentativas de resolução, a Lusíadas SA não procedeu à emissão da fatura correta, impedindo-me de regularizar a dívida conforme é meu propósito desde o início. Ressalvo que esta situação tem-me causado um grande transtorno, pois não sou pessoa de ficar a dever e sempre procurei cumprir com as minhas obrigações de pagamento de forma correta e atempada.

Em curso
D. S.
25/09/2025

Faturação Errada

Venho por este meio apresentar reclamação relativamente à faturação associada às faturas abaixo identificadas: Fatura nº D25C01/0000120576 Fatura nº D25C01/0000120668 Devido a problemas técnicos com a rede Multicare, que se encontrava temporariamente offline, foi-me cobrado o valor correspondente aos preços de tabela. Contudo, fui posteriormente informado pela própria Multicare de que, mesmo tendo ocorrido essa falha, a responsabilidade de corrigir a faturação e reemitir as faturas de acordo com a minha apólice cabe ao prestador de serviços, neste caso, os Hospitais Lusíadas. Mais informo que, relativamente à fatura nº D25C01/0000120668, não devo proceder ao pagamento do exame TC Crânioencefálico, uma vez que deixei previamente uma caução de 1.000€, da qual este exame deverá ser deduzido. Assim, apenas reconheço como devidos os valores correspondentes à consulta e ao atendimento médico permanente, sendo necessário que os mesmos sejam recalculados com base na cobertura da minha apólice Multicare. Desta forma, solicito que procedam à correção dos montantes em dívida e à emissão das faturas ajustadas, de modo a que eu possa regularizar a situação sem entrar em litígio desnecessário. Aguardo confirmação e resolução breve deste assunto.

Em curso
D. S.
25/09/2025

Caução Não Devolvida

Sou utente dos Hospitais Lusíadas há mais de 15 anos, sendo habitualmente acompanhado no Hospital Lusíadas Lisboa. Recentemente, tive de realizar sessões de radioterapia no Porto e, ao dirigir-me ao Hospital Lusíadas Porto para levantar a medicação prescrita e aprovada pelo meu seguro, foi-me exigido o pagamento de uma caução no valor de 136€. Esta situação causou-me grande surpresa e desconforto, pois tratava-se de uma medicação já anteriormente autorizada e disponibilizada no Hospital Lusíadas Lisboa. Considero inaceitável que, sendo parte da mesma rede hospitalar e estando a medicação previamente aprovada pela seguradora, me tenha sido exigido o pagamento deste montante, ainda mais tratando-se de um tratamento essencial e urgente. Importa ainda referir que esta situação ocorreu no dia 1 de setembro, e até à presente data não recebi a devolução do referido valor, apesar de me ter sido confirmado pelo Hospital Lusíadas Lisboa que toda a documentação necessária já foi enviada para o devido reembolso. Assim, venho por este meio apresentar reclamação formal e solicitar a imediata devolução da caução de 136€, bem como a clarificação das razões pelas quais tal procedimento foi exigido. Aguardo uma resposta célere e a resolução do assunto.

Em curso
D. S.
20/09/2025

Protese Dentária Partida/Perdida

Venho por este meio apresentar a minha profunda insatisfação relativamente ao tratamento dado ao meu avô, Cândido Augusto Rodrigues, que deu entrada nas urgências deste hospital no dia 12 de setembro. O meu avô foi internado com as suas próteses dentárias completas, das quais dependia para se alimentar. No entanto, após a sua transferência para o internamento, verificámos que as próteses já não se encontravam com ele. Apenas lhe restava a prótese superior, que ainda por cima estava danificada, e a inferior desapareceu por completo. Perante a nossa estranheza pelo facto de lhe estarem a dar apenas alimentos em forma de papa, questionámos as enfermeiras, que nos informaram de que o utente não tinha trazido as próteses completas. Tal não corresponde à verdade, pois sabemos que o meu avô deu entrada com elas. Tudo indica que as mesmas se perderam durante os cuidados prestados (na higiene ou noutro procedimento). O meu avô tem 84 anos, encontra-se debilitado e depende das próteses para se alimentar de forma digna e saudável. Agora vê-se forçado a ingerir apenas papas, o que agrava não só a sua fragilidade física, mas também o seu bem-estar psicológico e emocional. É doloroso ver um idoso nesta situação, privado de uma necessidade tão básica como comer, devido a um descuido que não foi da sua responsabilidade. Acresce ainda que o meu avô não tem condições de saúde para realizar novas próteses nem capacidade financeira para suportar esse custo, que sabemos ser bastante elevado. Importa referir que as mesmas foram feitas no Hospital Lusíadas Almada, que possui todos os registos e exames necessários. Perante isto, exijo que seja encontrada uma solução imediata, seja através do reembolso integral ou da comparticipação total das novas próteses dentárias. Considero inadmissível que um hospital deixe um idoso de 84 anos nesta situação tão desumana e humilhante. Aguardo uma resposta célere e uma resolução justa.

Em curso
M. C.
19/09/2025

Faturas cobradas indevidamente

Estimados Senhores, Tentei contactar os serviços financeiros de todas as formas possíveis para tentar resolver um problema iniciado por vós e sem qualquer tipo de sucesso. Infelizmente já é o segundo caso de faturação que tenho convosco e no qual o vosso serviço ao cliente é péssimo, demonstrando a vossa total falta de organização interna. No dia 25/06 desloquei-me às urgências com a minha filha e paguei ao balcão o respectivo ato. No dia 26/06 voltei-me a dirigir às urgências com ela e quando vou ao balcão pagar, informam-me que como se tratava de um episódio de urgência com menos de 24 horas não tinha qualquer custo. Fico surpreendida ao começar a receber várias mensagens, emails, uma carta ao domicílio com um pagamento em falta e um email de uma empresa de cobrança de dívida contratada por vós. Então expliquem-me se: - a pessoa que me atendeu estava mal informada, não existe qualquer regra sobre episódios de urgência com menos de 24 horas e se tenho de pagar a urgência - Não tenho de pagar esta fatura e trata-se de um erro vosso O que peço é que respondem efetivamente qual a vossa política quanto ao pagamento de urgências - com um anexo comprovativo da política do hospital, regularizem esta situação e não demorem mais 2 meses a responder a esta reclamação. Não aceito ainda receber e-mails de empresas de cobrança de dívida, quase como um ultimato, por uma situação causada por vós! Não admito mais situações como estas, se tem um serviço financeiro e um serviço de apoio ao cliente, espera-se que se digne a responder aos clientes.

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