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Erro faturação

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

M. M.

Para: Endesa Energia, S.A.

07/03/2025

Exmos. Senhores, Sou cliente com o contrato nº 2024070417101. Minhas faturas anteriores nunca ultrapassaram o valor de 61,33€. Para minha supresa, no dia 11/02/2025 recebi uma fatura referente ao período de 04/01/2025 a 03/02/2025 com o valor de 243,91€. Não tivemos nenhuma alteração nos nossos hábitos de consumo, não tivemos equipamentos eletrônicos novos, não temos aquecedores elétricos. Ou seja, não ocorreu nada de diferente que justificasse uma fatura com o valor 4 vezes maior ao da fatura com o valor mais alto que já tive. Entrei em contacto com a linha de apoio da Endesa no dia 13/02/2025. Inicialmente eles persistiam em oferecer um acordo de pagamento. Com muita insistência os informei que a questão era um evidente erro na faturação, e não a necessidade de realizar um acordo para conseguir realizar o pagamento. Após isso o atendente informou que identificou um erro no contador e encaminhou um assunto para a E-redes verificar. Além disso ele criou outro assunto com pedido de refaturação. Depois disso, a E-redes entrou em contato informando a necessidade de uma intervenção técnica. Um técnico veio até minha casa e realizou a troca do contador por um novo. Após ser realizada a troca entrei em contato com a Endesa e os questionei sobre o pedido de refaturação. Me informaram que o pedido estava sendo analisado e eu teria que aguardar o prazo necessário. Aguardei e após o prazo informado entrei em contato novamente, uma primeira atendente informou que o pedido referente ao contador foi resolvido e o pedido referente a faturação foi cancelado. Não me informaram nada sobre o cancelamento e desligaram a chamada na minha cara. Liguei novamente e outra atendente informou que os dois pedidos que haviam sido realizados estavam concluídos, um referente ao contato e e o outro referente a refaturação. Mas na verdade não recebi nenhuma resposta referente a refaturação, simplesmente será a causa como concluída sem me informarem nenhuma resposta conclusiva, não corrigiram minha fatura e eu continuo na mesma com uma fatura 4 vezes maior do que o maior consumo que já tive antes. Com muita insistência a atendente disse que iria abrir um pedido de esclarecimento por e-mail para o setor de faturação pois eu não estava aceitando o esclarecimentos da linha de apoio. Não me esclareceram nada, não deram resposta ao meu pedido. Foi detectada uma anomalia no contador, mediante isso realizaram a troca por um novo. Ora, o contador serve para que? Realizar a mediação do consumo para gerar a faturação. Se há uma anomalia detectada no contador isso consequentemente irá impactar em que? Na faturação. Está bastante claro que ocorreu um erro na fatura, provavelmente causado pelo contador que estava com problemas, pois se o contador estivesse bem então não teriam realizado a troca por um novo. Eu compreendo que pode ocorrer alterações nos valores de acordo com o nosso consumo, mas há de se concordar que não é normal uma fatura com valor 4 vezes maior tendo os mesmos hábitos, equipamentos e rotina dos meses anteriores. Fiz contato com a linha de apoio da empresa, mas aparentemente eles não tem interesse em resolver esse problema. Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos.

Mensagens (2)

Endesa Energia, S.A.

Para: M. M.

07/03/2025

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-23315147 Refª DECO: 12247200 Assunto: Exposição apresentada pelo Exmo. Senhor Mateus Marcos Nascimento Lucena Exmos. Senhores, No seguimento da sua exposição foi gerado o número de pedido interno CA-23315147. Havendo, na situação que nos apresenta, necessidade de esclarecimentos e atuações por parte do Operador da Rede de Distribuição enviámos o seu pedido a esta entidade, enquanto entidade responsável pelas redes de distribuição de energia, instalações técnicas e respetiva retirada de consumos reais das instalações. Esta verificação pode atrasar o prazo de resolução da sua reclamação em 10 dias úteis, tempo estimado de que dispõe o Operador da Rede de Distribuição para responder ao nosso pedido. Assim que esta verificação seja concluída, entraremos novamente em contacto. A Endesa Energia permanece à sua disposição para o esclarecimento de qualquer questão adicional através dos canais de atendimento abaixo indicados. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à(ao) Exmo(a). Senhor(a) Mateus Marcos Nascimento Lucena, a 07 de Março de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Sem mais assunto, Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal apoio.cliente@endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h

Endesa Energia, S.A.

Para: M. M.

12/03/2025

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-23315147 Refª DECO: 12247200 Assunto: Exposição apresentada pelo Exmo. Senhor Mateus Marcos Nascimento Lucena Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exmo. Senhor Mateus Marcos Nascimento Lucena a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23315147. No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exmo. Senhor Mateus Marcos Nascimento Lucena, questionamos o Operador de Rede de Distribuição (ORD) relativamente aos consumos do contador, leituras e possível anomalia, ao qual nos responderam: “Informamos que da análise efectuada ao histórico de leituras, foi identificado uma substituição do equipamento, ultrapassando deste modo a anomalia reportada. Desta forma, verificou-se que o equipamento n.º 000001550500851 já foi substituído a 25-02- 2025 com a leitura de Cheias: 11912kwh, Ponta: 6078kwh, Vazio: 7806kwh não existindo qualquer anomalia no consumo, e foi colocado o equipamento n.º 0000002402132112 com a leitura a zeros nos três registadores.” Deste modo consideramos a fatura corretamente emitida, não havendo lugar a correções. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exmo. Senhor Mateus Marcos Nascimento Lucena, a 12 de março de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Sem mais assunto, Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal apoio.cliente@endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h

Assistência solicitada 13 março 2025

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