Reclamação
A. S.
Para: UPS PORTUGAL
No dia 26 de Setembro, pedi online, no site da UPS, um serviço de recolha e envio de computador e teclado, da minha morada de residência em Portugal para a morada do meu local de trabalho nos Estados Unidos, portanto, um envio de mim para mim.No ato de recolha, fiz o pagamento devido pelo serviço adquirido online (UPS Expedited), que tinha indicação de entrega no destino no prazo de 3 dias, portanto a 29 de Setembro.Na semana seguinte, creio que a 3 de Outubro, vendo que o envio ainda se encontrava “em armazém” na Alemanha, contactei a UPS por telefone. Eventualmente, alguém concluiu que estava em falta uma “fatura comercial”… Recordo que se tratava de um envio de mim para mim, e acrescento que, em nenhum momento durante a realização do pedido do serviço online é solicitada qualquer documentação de acompanhamento.Tendo enviado a dita “fatura comercial” – por 3 vezes, para 3 agentes diferentes – finalmente o envio foi desbloqueado. Estamos agora a 11 de Outubro, ou seja, passou mais 1 semana.O equipamento foi recebido no dia 16 de Outubro (mais 5 dias, para um envio cobrado como “3 dias”), em condições deploráveis, apesar das 6 (!) camadas de embalagem com que o protegi na origem:- a camada exterior (filme plástico aplicado no aeroporto, o usado para proteção de bagagem de porão) estava significativamente danificada (e em substituição alguém aplicou fita de embalagem), sugerindo maneio violento- a segunda camada (cartão corrugado para embalagem) estava ensopada, sugerindo que o equipamento foi “armazenado” em contacto direto com água- a caixa original do computador apresentava sinais evidentes de compressão, sugerindo que terá tido carga sobreposta e/ou que terá sido sujeita a maneio violento- uma das duas peças de esferovite que mantêm o computador imóvel na caixa original estava partida, sugerindo maneio violento e/ou exposição a vibração prolongada- todos os parafusos de fixação da placa mãe ao chassis estavam desapertados, e dois deles estavam completamente soltos, sugerindo exposição a vibração prolongada- a patilha de encaixe da placa gráfica (GPU) estava solta, sugerindo também maneio violento e/ou exposição a vibração prolongada- dois dos contactos do elemento PCIe da placa gráfica estavam danificados (sem possibilidade de reparação), mais uma vez sugerindo maneio violento e/ou exposição a vibração prolongada.Tudo isto, apesar das etiquetas aplicadas nas 4 faces da embalagem com a simbologia habitual e adequada: frágil, manter ao abrigo da chuva e humidade, este lado para cima, não empilhar, não comprimir…Ausentei-me em trabalho de 17 a 20 de Outubro, e só dia 30 me foi possível levar o computador para diagnóstico profissional, o qual recebi no dia 31: “determined GPU to be faulty – GPU is missing two gold plates from PCIe conector on the GPU board itself (likely damaged during shipping)”.No mesmo dia, enviei email à UPS solicitando instruções para iniciar reclamação, tendo recebido como resposta, no dia 02 de Novembro:“I regret to tell you that we are outside the established deadline to open a damage report.The period in this case is 14 days from the day of delivery.We deliver it to you on the16/10. It has passed the limit date to proceed with damage inspectionI'm sorry I can't open the damage report.”
Mensagens (6)
UPS PORTUGAL
Para: A. S.
Exmo Sr. André Bravo,No seguimento da reclamação submetida por V. Exa no Portal da Deco, a respeito do sucedido durante o transito do envio 59060978675, serve o presente para apresentar o nosso pedido de desculpas por qualquer incómodo que esta situação possa ter causado.Queremos aproveitar esta oportunidade para lhe assegurar que nos preocupamos com a sua encomenda, assim como com o que acontece como resultado de quaisquer circunstâncias associadas ao seu trânsito na rede de processamento UPS.Gostariamos de informar que, o serviço indicado na Carta de Porte UPS não é abrangido por garantia de entrega mas, sim, previsão de entrega. Pelo que, poderão verificar-se atrasos durante o trânsito da encomenda, afetando, desta forma, a entrega da mercadoria no destino.Dito isto, verifica-se que o envio foi expedido com documentação de exportação em falta o que motivou a retenção do envio na origem, até que esta situação fosse ultrapassada.De referir que, cumprindo com os Termos e Condições de serviço UPS, o expedidor será responsável pela exatidão e suficiencia das indicações inscritas na Carta de Porte e por assegurar que todos os envios contenham elementos de contacto adequados relativamente ao expedidor e ao destinatário dos mesmos, e que sejam adequadamente embalados, marcados e etiquetados e com o respetivo conteúdo devidamente descrito e classificado, e ainda que sejam acompanhados pela documentação necessária (caso a caso) para efeitos de transporte e que estejam em conformidade com os requisitos do Guia e da legislação aplicável.A respeito do embalamento e aos danos que nos indica terem ocorrido no trânsito do envio, alertamos que, devido à quantidade normal de movimento e vibração encontradas no sistema UPS, incentivamos excelentes práticas de embalagem. Isto é, todos os envios deverão poder ser embalados de forma a garantir suportar sobreposição, vibrações, choque, entre outros. Mais informações sobre as recomendações UPS para embalamento dos envios a serem colocados na rede de processamento UPS podem ser encontradas no nosso site em www.ups.com, na área de Diretrizes de Embalamento.Salientamos ainda, que mediante os Termos e Condições de Transporte da nossa Companhia, todas as reclamações contra a UPS devem ser notificadas por escrito logo que razoavelmente possível e sempre no prazo de 14 dias a contar da recepção, no caso de danos. Desta forma, uma vez que a mercadoria foi entregue no passado dia 16 de Outubro de 2023, não nos será possível dar continuidade ao Processo de Investigação por Danos, visto o prazo para isso estipulado ter findado.Resta-nos, por isso, apresentar as nossas mais sinceras desculpas por a nossa resposta não ir ao encontro das suas melhores expectativas.Agradecemos, desde já, a sua compreensão.Sem qualquer assunto de momento, subscrevo-me com a mais elevada consideração, colocando-me ao inteiro dispôr de V.Exa., para esclarecimento de qualquer questão ou dúvida adicional.Melhores Cumprimentos,David José SilvaCustomer Resolution GroupUPS PortugalUPS Customer Service:Phone: 800 208 470E-Mail: ptcsc@ups.comwww.ups.comUPS OF PORTUGAL - TRANSPORTES INTERNACIONAIS DE MERCADORIAS, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA.Sede Social: Rua Francisco Sousa Tavares, Lote 3, Quinta da Francelha de Baixo, 2685-333 Prior Velho, Portugal. Registada na Conservatória do Registo Comercial de Loures sob o Número de Registo Comercial: 16876/20000818 CRC Loures. NIPC: 504066897Capital Social: 200.000 Euros.AVISO LEGAL: A informação contida e que acompanha esta mensagem vai dirigida, de forma exclusiva, ao seu(s) destinatário(s) e poderá ser confidencial ou estar sujeita ao segredo profissional. Se não é o destinatário desta mensagem, por favor, apague e destrua todas as cópias imediatamente.CONFIDENTIALITY NOTICE The information contained in and accompanying this communication may be privileged or confidential and is intended solely for the use of the intended recipient(s). If you are not the intended recipient of this communication please delete and destroy all copies immediately--------------- Mensagem original --------------- [deco.proteste.pt]ref:!00DF005wsA.!500KV02dTe8l:refThis e-mail and any attachments thereto may contain information which is confidential and intended for the sole use of the recipient(s) named above. Any use of the information contained herein (including, but not limited to, total or partial reproduction, communication or distribution in any form) by persons other than the designated recipient(s) is prohibited. If you have received this e-mail in error, please notify the sender either by telephone or by e-mail and delete the material from any computer. Thank you for your cooperation.
A. S.
Para: UPS PORTUGAL
Exm.º Sr. David José Silva,Agradeço o tempo despendido na elaboração da resposta à minha reclamação.Lamentavelmente, é apenas uma resposta padrão que se limita a "sacudir a água do capote" e a responsabilizar o cliente, nada fazendo para resolver a reclamação ou para melhorar a imagem da empresa.Reitero:1. Em nenhum momento do processo de contratação online do serviço de envio o cliente é alertado para a necessidade de anexar "documentação de exportação" ou da existência de "recomendações UPS para embalamento dos envios".2. O envio foi recolhido na minha residência sem qualquer observação por parte do vosso agente quanto à forma como se encontrava embalado.3. Fui eu que tive de vos contactar, múltiplas vezes, para saber porque motivo o envio se encontrava retido na Alemanha e como se desbloqueava.4. Em nenhum momento do processo de contratação online do serviço de envio o cliente é alertado para a necessidade de reclamar "por escrito logo que razoavelmente possível e sempre no prazo de 14 dias a contar da recepção".Considero que a minha reclamação continua por resolver e questiono se quem na UPS decide estes temas considera apropriado a empresa escudar-se por detrás da "regra dos 14 dias para reclamar" face ao ocorrido. Eu teria vergonha de o fazer.O site da UPS está muito bem desenhado para os clientes comprarem serviços, mas é vergonhosamente omisso / insuficiente no que respeita a informar e proteger os interesses do cliente.Com melhores cumprimentos,André Bravo
UPS PORTUGAL
Para: A. S.
Exmo Sr. André Bravo,Gostariamos de referir que, as Cartas de Porte Manuscritas, tem no seu lado direito, acima do campo disponível para o remetente datar e assinar, a seguinte informação: "O expedidor concorda com os Termos e Condições da UPS, expressos no verso da Cópia da Carta de Porte destinada ao Expedidor... ... Os prazos para apresentar reclamações encontra-se expressos na cláusula 12."Além disso, os Termos e Condições de Serviço UPS, estabelecem a base na qual a UPS procederá ao transporte de pacotes, documentos e envelopes ('pacotes') e de bens em palete ('paletes' sendo as paletes e os pacotes conjuntamente designados por 'envios'). Estes termos são complementados pelo Guia de Tarifas e Serviços UPS em vigor ('o Guia'). O Guia contém pormenores importantes sobre os serviços da UPS que o expedidor deve ler e que fazem parte integrante do acordo entre a UPS e o expedidor.O expedidor garante que os envios apresentados para transporte, cumprem os nossos Termos e foram por ele preparados (no caso de um expedidor pessoa individual) ou por funcionários fiáveis ao seu serviço ou (quando diferente) pela pessoa que entregue o envio à UPS, em instalações seguras e foram protegidos contra interferencias não autorizadas durante a respetiva preparação, armazenagem e transporte para a UPS. A UPS socorre-se desta garantia para aceitar qualquer envio para transporte nos termos do presente.Pelo que, tendo sido anteriormente explanado o motivo pelo qual não nos é possível dar seguimento ao processo de investigação por danos, reiterando o nosso pedido de desculpaps se a nossa resposta não vai de encontro às suas melhores expectativas.Para mais informações sobre os Termos e Condições UPS, poderá consultar www.ups.com - Termos e Condições UPS - PortugalAgradecemos, desde já, a sua compreensão.Melhores Cumprimentos,David José SilvaCustomer Resolution GroupUPS PortugalUPS Customer Service:Phone: 800 208 470E-Mail: ptcsc@ups.comwww.ups.comUPS OF PORTUGAL - TRANSPORTES INTERNACIONAIS DE MERCADORIAS, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA.Sede Social: Rua Francisco Sousa Tavares, Lote 3, Quinta da Francelha de Baixo, 2685-333 Prior Velho, Portugal. Registada na Conservatória do Registo Comercial de Loures sob o Número de Registo Comercial: 16876/20000818 CRC Loures. NIPC: 504066897Capital Social: 200.000 Euros.AVISO LEGAL: A informação contida e que acompanha esta mensagem vai dirigida, de forma exclusiva, ao seu(s) destinatário(s) e poderá ser confidencial ou estar sujeita ao segredo profissional. Se não é o destinatário desta mensagem, por favor, apague e destrua todas as cópias imediatamente.CONFIDENTIALITY NOTICE The information contained in and accompanying this communication may be privileged or confidential and is intended solely for the use of the intended recipient(s). If you are not the intended recipient of this communication please delete and destroy all copies immediately--------------- Mensagem original --------------- [deco.proteste.pt]ref:!00DF005wsA.!500KV02doaQA:refThis e-mail and any attachments thereto may contain information which is confidential and intended for the sole use of the recipient(s) named above. Any use of the information contained herein (including, but not limited to, total or partial reproduction, communication or distribution in any form) by persons other than the designated recipient(s) is prohibited. If you have received this e-mail in error, please notify the sender either by telephone or by e-mail and delete the material from any computer. Thank you for your cooperation.
A. S.
Para: UPS PORTUGAL
Exm.º Sr. David José Silva,Muito obrigado pela resposta rápida.Não tenho quaisquer dúvidas de que os advogados da UPS fizeram um excelente trabalho de preparação de toda a documentação necessária para proteger a empresa, mas não é realmente esse o tema.Em qualquer tomada de decisão, nas nossas vidas pessoais e profissionais, temos habitualmente a opção de escolher entre "o que diz a lei" (neste caso, os diversos documentos que refere) e "aquilo que é correto". Por vezes há alinhamento entre ambas, outras nem por isso. Creio que este é um dos casos em que "nem por isso". Na minha experiência pessoal e profissional, quando as partes envolvidas se permitem fazer esta análise o resultado final é habitualmente mais positivo para todos, particularmente no médio e longo prazo.Espero estar enganado, mas tenho dúvidas de que uma empresa com a dimensão da UPS tenha a capacidade de avaliar e decidir entre ambas. O que é pena, mas cria oportunidades para concorrentes que se posicionem de forma diferenciada.Com melhores cumprimentos,André Bravo
UPS PORTUGAL
Para: A. S.
Exmo Sr. André Bravo,Tendo já explanado o nosso parecer nas comunicações anteriores, somente poderemos reiterar o nosso mais sincero pedido de desculpas se as nossas respostas não vão de encontro às suas melhores expectativas.Melhores Cumprimentos,David José SilvaCustomer Resolution GroupUPS PortugalUPS Customer Service:Phone: 800 208 470E-Mail: ptcsc@ups.comwww.ups.comUPS OF PORTUGAL - TRANSPORTES INTERNACIONAIS DE MERCADORIAS, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA.Sede Social: Rua Francisco Sousa Tavares, Lote 3, Quinta da Francelha de Baixo, 2685-333 Prior Velho, Portugal. Registada na Conservatória do Registo Comercial de Loures sob o Número de Registo Comercial: 16876/20000818 CRC Loures. NIPC: 504066897Capital Social: 200.000 Euros.AVISO LEGAL: A informação contida e que acompanha esta mensagem vai dirigida, de forma exclusiva, ao seu(s) destinatário(s) e poderá ser confidencial ou estar sujeita ao segredo profissional. Se não é o destinatário desta mensagem, por favor, apague e destrua todas as cópias imediatamente.CONFIDENTIALITY NOTICE The information contained in and accompanying this communication may be privileged or confidential and is intended solely for the use of the intended recipient(s). If you are not the intended recipient of this communication please delete and destroy all copies immediately--------------- Mensagem original --------------- [deco.proteste.pt]ref:!00DF005wsA.!500KV02doh4o:refThis e-mail and any attachments thereto may contain information which is confidential and intended for the sole use of the recipient(s) named above. Any use of the information contained herein (including, but not limited to, total or partial reproduction, communication or distribution in any form) by persons other than the designated recipient(s) is prohibited. If you have received this e-mail in error, please notify the sender either by telephone or by e-mail and delete the material from any computer. Thank you for your cooperation.
UPS PORTUGAL
Para: A. S.
Exmo Sr. André Bravo,Tendo já sido fornecido o nosso parecer a respeito da exposição colocada por S.Exa, relativamente ao envio 59060978675, e, porque, no presente, nada mais podemos acrescentar ao informado anteriormente, direcionámos a sua exposição ao Departamento Legal da UPS local, para que o assunto possa ser análisado e respondido com a maior brevidade possível.Agradecemos a sua compreensão,Melhores Cumprimentos,David José SilvaCustomer Resolution GroupUPS PortugalUPS Customer Service:Phone: 800 208 470E-Mail: ptcsc@ups.comwww.ups.comUPS OF PORTUGAL - TRANSPORTES INTERNACIONAIS DE MERCADORIAS, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA.Sede Social: Rua Francisco Sousa Tavares, Lote 3, Quinta da Francelha de Baixo, 2685-333 Prior Velho, Portugal. Registada na Conservatória do Registo Comercial de Loures sob o Número de Registo Comercial: 16876/20000818 CRC Loures. NIPC: 504066897Capital Social: 200.000 Euros.AVISO LEGAL: A informação contida e que acompanha esta mensagem vai dirigida, de forma exclusiva, ao seu(s) destinatário(s) e poderá ser confidencial ou estar sujeita ao segredo profissional. Se não é o destinatário desta mensagem, por favor, apague e destrua todas as cópias imediatamente.CONFIDENTIALITY NOTICE The information contained in and accompanying this communication may be privileged or confidential and is intended solely for the use of the intended recipient(s). If you are not the intended recipient of this communication please delete and destroy all copies immediately--------------- Mensagem original --------------- [deco.proteste.pt]ref:!00DF005wsA.!500KV02dt7cM:refThis e-mail and any attachments thereto may contain information which is confidential and intended for the sole use of the recipient(s) named above. Any use of the information contained herein (including, but not limited to, total or partial reproduction, communication or distribution in any form) by persons other than the designated recipient(s) is prohibited. If you have received this e-mail in error, please notify the sender either by telephone or by e-mail and delete the material from any computer. Thank you for your cooperation.
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