Exmo. Sr. Nuno Costa,A Smartfire orgulha-se da honestidade, transparencia e relações de confiança que estabeleceu ao longo dos anos com os seus clientes, prontificando-se sempre a atender com a maior brevidade a todas as solicitações.Sendo a questão de entregas muito importante para a qualidade dos nossos serviços, procuramos não só sempre a constante melhoria, como também a antecipação, ao máximo, de situações mais desagradáveis.Nesse sentido, além de termos provavelmente as informações de entregas mais completas do país nos nossos termos e condições - s:www.smartfire.pt/termos-e-condicoes/ - ponto 8.4, que o Sr. Nuno Costa aceitou ao adquirir-nos um equipamento, de termos uma página dedicada somente a este tema - s:www.smartfire.pt/entregas/ - (ambas sempre disponíveis com links em rodapé no nosso site), ainda enviarmos a todos os clientes, sem excepção, para reforçar novamente, um email com estas instruções aquando da expedição de equipamentos.Para que todos os utilizadores percebam a informação que o Sr. Nuno Costa recebeu, vamos reproduzir o email enviado aquando da expedição, que resume o que está escrito de forma muito mais completa nos links acima, que todos poderão consultar, se o entenderem:"Aconselhamos a que aquando recepcionar o material verifique na presença do estafeta as condições da mesma. Caso verifique quaisquer mínimos sinais de danos no exterior da embalagem da encomenda, por mais pequenos que sejam, deve obrigatoriamente assinalar no comprovativo de entrega a anomalia verificada.Leia por favor s:www.smartfire.pt/entregas/ . Sem qualquer ressalva escrita pelo cliente no mesmo documento (ou PDA) que assina, a encomenda não poderá ser objecto de reclamação posterior junto da Smartfire ou do transportador."Ou seja, há uma preocupação clara e inegável da nossa empresa em reforçar a importância da atenção e responsabilidade do cliente na verificação da encomenda aquando da entrega. Concordará certamente que não podemos estar presentes no momento da recepção, essa responsabilidade é do Sr. Nuno Costa, e não há forma de negar que foi avisado disso por várias formas. Temos todos direitos mas também temos deveres, esse acordo com todas as 'regras' é definido pelos nossos termos e condições, que reforçamos que aceitou.Portanto, se não procedeu como indicámos, ou a pessoa que mandatou para receber não fez o que era da sua responsabilidade, não poderá obviamente imputar-nos a nós essa responsabilidade e deverá assumir o erro do seu lado. Admitimos que a transportadora possa ter falhado em algum ponto, não está nas nossas mãos, mas não existe nenhum transportador no mundo que não possa falhar. Existem seguros que cobrem esses incidentes de transporte, tudo é tratado com normalidade (já aconteceu em outras ocasiões, sem qualquer problema) e o que nós indicamos claramente é que isso deve obrigatoriamente ser assinalado e descrito no mesmo documento em que assina a recepção. A partir do momento em que assinou um documento que atestou que a mercadoria foi entregue em boas condições não há obviamente transportador ou seguro algum que vá cobrir esses danos. Foi o Sr. Nuno Costa que atestou que chegou em boas condições, não foi a nossa empresa. Falta ainda acrescentar o que não descreve na sua reclamação:- O Sr. Nuno Costa contactou-nos telefonicamente indicando que tinha existido um incidente na descarga que havia danificado o equipamento. A pessoa que atendeu prontamente que o questionou se tinha assinalado esse incidente na guia de recebimento, como indicámos. O Sr. Nuno Costa indicou que foi o seu irmão que recebeu, que ele havia "assinado qualquer coisa que o estafeta tinha dado mas não tinha lido o que tinha assinado" Solicitámos que nos enviasse tudo detalhadamente, por escrito, via email.- Indicou-nos nesse mesmo email que, e passo a transcrever "O sr que fez a entrega deixou cair a encomenda para fora da carinha de entrega danificando recuperador."- Verificámos junto da transportadora que a encomenda foi recebida e assinada como entregue em boas condições e que não foi escrito algo como "Estafeta deixou cair equipamento na entrega e foi danificado" mas sim "Sujeito a conferenciacaixa selada", pelo que o confrontámos com esta informação.- Confrontado com esta informação, o Sr. Nuno Costa mudou a versão dos factos, respondendo que "Danos não eram visíveis na entrega como foi assumido pelo senhor só depois da entrega ser feita e abrindo a caixa de entrega".Portanto, passámos de uma queda com danos eram manifestamente constatáveisvisíveis na entrega, para algo só constatável depois de abrir uma suposta caixa. O que é estranho, visto o que o equipamento nem sequer é expedido numa caixa, é paletizado e protegido com filme plástico transparente, e portanto bem visível.Aliado a estas contradições, informou-nos também via email que "Não gosto de fazer ameaças", mas que devíamos "Pense grande e não pequeno já que a reputação da firma está a risco e perde-se mais do que se ganha", ao que respondemos que se não concordava poderia recorrer à mediação de conflitos, através das entidades indicadas no nosso site, em s:www.smartfire.pt/resolucao-alternativa-conflitos/.Nesse sentido, não estranhamos que tenha surgido logo de imediato esta reclamação neste espaço, como forma de pressão e tentativa de causar prejuízo na nossa reputação, para que a nossa empresa se sinta de alguma forma obrigada a assumir uma responsabilidade que é, face ao exposto, inequivocamente do Sr. Nuno Costa. Para além da óbvia confusão no texto com garantias mínimas, envios, transporte, reparações, danos etc, estaremos sempre disponíveis para quaisquer esclarecimentos, não desculpas como escreve e para provar o descrito através dos contactos.Lamentando obviamente o sucedido, mantemos a profunda certeza da nossa verticalidade, transparencia e garantia de apoio aos problemas e questões dos nossos clientes. É legítimo, é desejável e é de saudar que os consumidores façam valer todos os seus direitos. No entanto, também tem deveres e responsabilidades e não é legítimo, de forma alguma, acusar o vendedor de situações dentro dessa sua esfera de responsabilidades e às quais este é alheio.Segue em anexo o ecrã com status da encomenda e informação de entrega em boas condições.Com os melhores cumprimentos,Pedro Lourenço - Gestor Comercial 91 631 88 76 info@smartfire.pt www.smartfire.pt[cid:eme0769030-89d5-4ed7-aa06-e9313229c9d4@pedro]Termos e Condições de Venda Entregas - Informações ImportantesAVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem é exclusivamente destinada ao seu destinatário, podendo conter informação CONFIDENCIAL.É proibido qualquer utilização, alteração, reprodução e distribuição não autorizados. Caso tenha recepcionado indevidamente esta mensagem, solicitamos-lhe que nos comunique esse mesmo facto por esta via.------ Mensagem original ------ Condições gerais