back

Enganar o consumidor

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. F.

Para: Minipreço

16/07/2024

Exmos. Senhores, Venho por este meio informar de uma situação irregular que está a acontecer com a empresa Minipreço acerca deste “ sorteio de prémios “ na qual fazem tanta propaganda desde Maio . Desde Maio que o Minipreço tem equipas em lojas para incentivar as pessoas a fazerem o seu registo na plataforma Minipreço , pessoas que tenham feito no mínimo 15€ em compras e com esse talão registarem as pessoas numa plataforma chamada “ Minipreço 3 milhões de prémios “ e dizem pro ativamente que podem ganhar prémios . Supostamente é uma campanha com uma duração de Maio a fim de Julho e o sorteio dos prémios decorre 1 vez por semana . No dia do sorteio a pessoa utiliza os seus pontos que ganham nas compras que fez na loja Minipreço e reclama o seu prémio no dia do sorteio num período de tempo de 2 horas . Primeiro realçar esta campanha muito estranha visto que a empresa Minipreço foi vendida ao Auchan . O que tem acontecido a mim e a muitas pessoas que ouço a reclamarem é que o Minipreço apenas mostrou os vencedores dos prémios nas 4 primeiras semanas , após isso nunca mais anunciou vencedores nenhuns . Por lei os vencedores têm que ser anunciados até mesmo para a credibilidade da empresa para o consumidor . O que acontece é que a ordem que os prémios saem ninguém sabe então supostamente o consumidor escolhe um em específico como eu fiz e dá refresh à página até o botão “disponível” aparecer para ganhar o prémio . O que acontece com diversos prémios desde a quarta semana de sorteio para cá é que ninguém consegue tirar rigorosamente nada porque milagrosamente o site entra em bug no momento que aparece “ disponível “ no prémio e a pessoa carrega no disponível e a página do site entra em “ bug “ e depois aparece “ premio indisponível “ . Ou seja eu como consumidora tenho tido este problema com vários prémios desde o mês passado e na qual eu não sei quem ganhou os prémios porque a própria empresa não publica . Todos os consumidores acham que isto é uma fraude , porque são aliciados em loja a fazer uma compra de mais 15€ para poder ganhar prémios mas no final nunca ninguém ganha nada porque efetivamente não existe registo de tal . Como tal sinto me enganada por este tipo de publicidade enganosa e vim aqui à DECO reclamar e pedir uma investigação à volta de toda esta publicidade fraudulenta para todos os consumidores . Se infra-estruturas grandes como esta lançam campanhas pouco claras como esta então o nosso país vive numa prepotência enorme apenas porque são empresas de renome . A mesma reclamação foi feita à empresa em questão . Relembrando que isto não é uma reclamação apenas porque não ganhei prémios , até porque os prémios não são algo de especial , mas sim pela atitude da empresa pensar que pode enganar as pessoas desta forma e levar pessoas ao engano sem sofrerem qualquer tipo de aviso ou até mesmo investigação . Assisti a muitas pessoas de idade ( pessoas mais ingénuas nestes tipo de assuntos ) na qual promotores do Minipreço falavam ativamente desta campanha levando as pessoas a fazerem compras acima de 15€ para puderem participar nesta campanha . Peço um feedback sobre este assunto , Cumprimentos. Raquel Ferreira


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.