back

enganado e lesado

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. P.

Para: SIXT

09/05/2025

Exmos. Senhores, Para não ocorrer duvida que esse é um comentário verdadeiro, e não de concorrente para denegrir somente, segue o numero de meu contrato Contrato de Aluguer Nº:9518300799 ao locar um veículo nessa empresa, fui enganado e lesado, não tendo pratica com tais procedimentos de locação, nos foi realizado atendimento em loja do aeroporto, assinado um contrato em um tablet aonde não temos como ler o mesmo na integra e não nos é informado no momento da assinatura, que ali está a lista de danos já existentes no veículo, que considero primeiro erro(ou mesmo passo de má fé), após esse passo fui encaminhado ao pátio de retirada de veículo, aonde simplesmente foi me entregue a chave do veículo e em momento nenhum foi nos explicado que deveríamos verificar nós mesmos o veículo e que já existiam danos já relatados no mesmo, ao entregar o veículo após 2 dias, sem nenhuma ocorrência de transito, o vistoriador "achou" uma pequenina lesão no para-brisa, perto do limpador, que com certeza seria realizada através de transbordo de carga de caminhões que trafegam em rodovias, que nos nossos trajetos não presenciamos nenhum e nem mesmo trafegamos em horários e dias de movimentação de tais cargas e pelo que notamos em rodovias portuguesas que esse tipo de coisa não é comum, e agora querem que paguemos pelo reparo, uma pequena fortuna, que no mercado português dá pra comprar uma moto básica ou um veículo em boas condições, estragou minha viagem de férias, tudo o que vi de belo no pais está sendo apagado por essa situação, e se tivesse sido mais prudente, como no brasil, quando vamos realizar qualquer negócio com empresas buscamos o reclame aqui e olhamos as críticas para não cair em golpes, mais acreditando que estávamos em um pais de primeiro mundo e correto em seus procedimentos, seguimos os passos que nos foram apresentados e depois do fato que resolvi pesquisar sobre a empresa, descobri que a mesma já é recorrente desse modus operandis, que lesam várias pessoas, e pela lista de danos que tem no veículo que loquei imagina a fortuna que já não ganharam com eles, fico triste, mais estou após várias tentativas de acordo, concordando em pagar 1 terço do valor, que seria o caução, que já acho injusto, mais seria o preço de minha inocência em seguir todos os passos sem buscar ser prudente em realizar pesquisas anteriores a locação e ou mesmo verificar o veículo de forma minuciosa. estou abrindo critica em vários sites, para precaver outras pessoas de caírem nesse golpe, por que funciona assim pelo que puder perceber em todas as reclamações que vi parecidas com a minha, todas as pessoas que não fizeram o seguro que eles oferecem que custa quase 3 vezes o valor da diária, isso por dia, você é vítima de um dano não relatado. e entrarei com reclamação no departamento de direito do consumidor de porto o CICAP! Cumprimentos.

Mensagens (1)

SIXT

Para: C. P.

22/05/2025

Exmos. Senhores, Antes de mais, cumpre-nos acusar a receção da vossa mensagem de correio eletrónico, com referência à qual, tendo merecido a nossa melhor atenção, se dá resposta. O Reclamante – o Exmo. Senhor Claudio Petroni – celebrou um contrato de aluguer de viatura ao qual foi atribuído o número RA 9518300799, e que teve como objeto uma viatura da marca Dacia, modelo Jogger, titular da matrícula BI-50-FN, que foi levantada nas instalações sitas no Aeroporto do Porto. Volvido o período de aluguer, a viatura supra identificada foi devolvida nas mesmas instalações e de acordo com o procedimento estabelecido, foi objeto de uma vistoria para identificar eventuais danos ocorridos durante o aluguer, tendo sido detetado um novo dano. O processo foi encaminhado para o departamento de Car Condition da Reclamada que procedeu a uma análise detalhada de toda a informação e documentação disponível referente ao processo de danos. Ora, terminada esta análise, o mesmo departamento concluiu que o dano seria imputável ao Reclamante e validou a cobrança, ao abrigo do disposto no nº 6 dos termos e condições. Impera esclarecer que todas as viaturas são verificadas antes da entrega ao cliente, e todos os danos pré-existentes são descriminados no contrato, que foi assinado pelo Reclamante. Nessa medida, a Reclamada entende que foi confirmado que o mesmo refletia a real condição da viatura objeto de aluguer. Com efeito, reforçamos que de acordo com o ponto 5.4 das condições gerais anexas ao contrato de aluguer, “Cabe ao Locatário verificar a existência de qualquer defeito aparente ou dano que não esteja descrito no Contrato; desta forma, o Locatário deve assegurar-se que todos os danos são devidamente registados pelo representante da Locadora no Contrato e que ambos, Locatário e representante da Locadora, assinam tal alteração. Assim, considera-se que o veículo foi entregue ao Locatário no estado referido no Contrato e ser-lhe-ão imputados quaisquer novos danos que sejam verificados pelo Locatário e/ou pelo representante da Locadora quando o veículo for inspecionado no momento da sua devolução.” Acresce que o dano apresentado no para-brisas (“crack”) é sujeito a reparação ou substituição total do elemento danificado, dependendo da gravidade e da localização do dano. No caso em apreço, embora de dimensão reduzida, o dano apresenta-se como uma fenda, o que compromete a integridade do vidro, pelo que acordo com o procedimento de IDC (International Damage Catalogue), por motivos de segurança, a substituição do para-brisas é obrigatório. Pelo exposto e sem prejuízo de prova em contrário, não remanescem, no entendimento da Reclamada quaisquer dúvidas quanto à responsabilidade do Reclamante pelos danos causados na viatura objeto do contrato de aluguer. Não obstante, a Reclamada lamenta profundamente a insatisfação demonstrada com o serviço prestado. Sem outro assunto de momento e, encontrando-nos ao dispor para prestar todos os esclarecimentos adicionais que se reputem necessários, subscrevemo-nos, com os melhores cumprimentos. Melhores cumprimentosBest regardsBeste Grüße Carla Barbosa Complaints ManagementGestora de Reclamações Rua Central de Mouriz,464 4580-590 Paredes Telefone: +351255788186 (Chamada para a rede fixa nacional) Mail:complaints.management@sixt.pt Website: www.sixt.pt Instagram: s:www.instagram.com/sixt.pt/ Facebook:www.facebook.com/sixt.pt


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.