A/C: Serviço de informações
Processo Endesa:CA- 25211210
Refª Deco:13312913
Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Gentil Sperandio Pimenta Neto
Exmos. Senhores,
Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Gentil Sperandio Pimenta Netoa qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA- 25211210
No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a)Gentil Sperandio Pimenta Neto, que conforme informação dada na nossa anterior comunicação enviada a 28-08-2025 14:34, o comprovativo enviado não é valido o estatuto de necessidades especiais não pressupõe qualquer desconto na faturação.
Solicitámos a 28-08-2025 14:34, que nos informe se no ponto de entrega contratado possui algum equipamento de suporte vida (máquina de oxigénio, ventilador c-pap, máquina de diálise ou outros), a sua autonomia quando não está ligada à rede de fornecimento e, como complemento, se possui um micro gerador para, em caso de falha na rede de energia, manter em funcionamento o referido equipamento.
Em caso de necessidade de interrupção de fornecimento, o operador da rede de distribuição, entidade que leva energia até sua casa, informa o cliente com necessidades especiais com antecedência de que o fornecimento de eletricidade vai ser interrompido, para que seja garantida a sobrevivência e a mobilidade das pessoas que dependam de equipamentos cujo funcionamento é assegurado pela rede elétrica.
Uma vez que o estatuto acima referido não pressupõe atribuição automática de descontos na fatura, para obter descontos, deverá V. Exa remeter o seguinte documento:
• Declaração da segurança social (onde seja declarado que é elegível para usufruir do benefício da Tarifa Social) ou Autoridade tributária (onde seja declarada a situação de vulnerabilidade económica) uma vez que é necessário documentação que acredite a sua condição de beneficiário da Tarifa Social.
Poderá consultar todas as condições de elegibilidade da tarifa social de eletricidade ou gás natural assim como o seu processo de atribuição e entidades envolvidas em (link) s:tarifasocial.dgeg.gov.pt/.
Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Gentil Sperandio Pimenta Neto, a 29 de agosto de 2025.
Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Endesa Energia Sucursal Portugal
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Contacto: 800 101 033
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