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Encomenda paga, Publicidade enganosa

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

R. A.

Para: Radio Popular Eletrodomésticos, SA

17/02/2025

Exmos Senhores, venho por este meio manifestar a minha reclamação referente ao serviço prestrado pela Rádio Popular online no seguimento da aquisição de um telemóvel Samsung S24 Ultra 512 GB, cuja referência de encomenda é 25015747, realizada no dia 4 de Fevereiro de 2024. Nesta data o pagamento foi feito conforme solicitado. Além do email de confirmação que recebi após a compra, contatei telefonicamente a Rádio Popular que me indicou que se confirma a encomenda e que o artigo será recebido num prazo mais alargado que o previsto, dado que o período de compra se encontrava numa fase de campanha promocional. No dia 12 de Fevereiro, recebi a seguinte informação da Rádio Popular, via email, que transcrevo: "Boa tarde estimado(a) cliente. Agradecemos a preferência pela RP Online. Vimos pelo presente informar que, segundo o nosso fornecedor, o SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY S24 ULTRA 512GB CN foi descontinuado pelo que não voltaremos a ter stock do mesmo. Como alternativa, oferecemos um desconto de 15% em artigos da linha Samsung S25, além da campanha de 100€ em talão para uma compra futura. Gostaríamos de saber se tem interesse em aproveitar essas condições para a aquisição de um desses artigos ou se prefere proceder com o cancelamento e reembolso pelo mesmo método de pagamento. Lamentamos os transtornos causados e agradecemos a compreensão." No mesmo dia remeti a seguinte resposta: "Exmos Senhores, É com extremo desagrado e insatisfação que recebo a vossa informação. Não pretendo usufruir de qualquer outra opção, uma vez que a minha opção foi adquirir o equipamento através do vosso site, tendo sido confirmada a encomenda de acordo com stock existente, bem como foi descontado o valor da minha conta bancária. Ao optar pela Rádio Popular para adquirir o equipamento, uma vez que foi garantida a confirmação da encomenda aquando da finalização em sistema e receção de email de confirmação, depositei confiança de que seria um serviço garantido de acordo com as condições de compra descritas. Uma vez que foi feita a confirmação da encomenda e retirado o valor da compra, e estando agora a ser comunicado que o produto está descontinuado, sinto-me verdadeiramente burlada na venda enganosa que promoveram. Desta forma, considero que o procedimento da Rádio Popular é extremamente incorreto, tendo recebido o pagamento de um produto - que garantiram fornecer - e que, bastantes dias mais tarde, apresentam a indisponibilidade do mesmo. A aquisição do equipamento que encomendei foi ao abrigo de valores promocionais em curso, bem como concorrênciais com outras campanhas de representantes que apresentavam propostas igualmente competitivas. A minha opção foi escolher a Rádio Popular, uma vez que foi confirmada a encomenda à data de compra. À data de hoje não se verificam no mercado propostas igualmente competitivas ou sequer que envolvam o enquadramento comercial que se verificava à data de aquisição do equipamento que comprei, pelo que considero totalmente incorreta a proposta que agora fazem, dado que a oferta em mercado à data de hoje não é comparável ou sequer existente. Além da questão do enquadramento comercial, o prejuízo profissional que este cancelamento provoca tem um impacto extremamente negativo e com implicações críticas no desenvolvimento da minha atividade profissional. Dado que a minha encomenda foi confirmada pela Rádio Popular à data de compra e que apenas bastantes dias mais tarde me informam que o equipamento não pode ser fornecido, este procedimento impediu-me de usufruir de outras campanhas existentes em mercado à data. Neste sentido, a Rádio Popular deve assumir a incorreta venda de produtos publicitada, falta de capacidade de assumir os compromissos comerciais contratados, bem como prejuízos paralelos causados no Cliente, devendo assegurar integralmente a substituição do equipamento comprado pelo modelo S25, conforme sugerem, com as mesmas características S25 Ultra, 512GB. Aguardo informação urgente de resolução do processo." No dia 14 de Fevereiro recebi a seguinte resposta da Rádio Popular: "Compreendemos a situação e lamentamos a mesma, no entanto, reiteramos o anteriormente indicado, não sendo possível ir de encontro com o seu pedido. Verifique por favor se esta oferta poderá ir de encontro ao que pretende, caso contrario podemos efetuar o reembolso na mesma forma de pagamento." Face ao exposto, pesquisei em mercado outros pontos de venda para o equipamento que adquiri na Rádio Popular, pelo valor de 899€ ao abrigo da campanha existente à data. No entanto, à data de hoje nenhum dos equipamentos disponíveis em mercado iguala o valor existente à data de compra, sendo bastante superior, embora continue disponível para venda ao contrário do indicado pela Rádio Popular. A melhor oferta que encontro disponível é de 1195€ (site Worten). Dado que continuo com o meu dinheiro retino na Rádio Popular desde 4 de Fevereiro e que a mesma não cumpriu com o compromisso de compra assumido, encontro-me prejudicada em - pelo menos - 296€ face aos 899€ pagos à data na campanha em vigor. Além deste valor, estou penalizada em inúmeros compromissos para os quais o equipamento é uma ferramenta de trabalho. Reforço que, à data de aquisição do equipamento, outras campanhas se encontravam em vigor, com concorrentes da Rádio Popular, sendo que a venda enganosa da Rádio Popular não me permitiu de utilizar atempadamente as promoções em curso para o mesmo produto. Face ao exposto sinto-me burlada e fruto de publicidade enganosa e desonesta pelo que solicito apoio de que forma poderei imputar a responsabilidade e os custos adicionais agora identificados à Rádio Popular de forma a garantir que adquiro no mercado exatamente o mesmo produto que pretendo. Muito obrigada pela atenção.


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