Venho, por este meio, expor a minha insatisfação relativamente à minha encomenda efetuada no vosso site no dia 3 de dezembro de 2024. A encomenda deveria ser entregue no prazo de 3 a 5 dias úteis, mas já passaram 30 dias sem que tenha recebido o produto.
Após acompanhar a situação, verifiquei as seguintes alterações do estado da encomenda que a seguir transcrevo:
16º- HOJE - 07:43 | A: Não foi possível obter o endereço correto do destinatário; a encomenda será devolvida ao remetente.
15º- SEGUNDA-FEIRA, 30 dezembro - 10:47: modificámos o pedido de alteração de entrega para o seu pacote. / O seu pacote será entregue num endereço alternativo.
14º- SEXTA-FEIRA, 27 dezembro - 13:31: conforme solicitado pelo destinatário, atualizámos o endereço de entrega.
13º- SEGUNDA-FEIRA, 23 dezembro - 20:50 | A: O número de rua está incorreto, o que pode atrasar a entrega. Estamos a tentar atualizar o endereço.
12º- SEXTA-FEIRA, 20 dezembro
08:31 | LEIRIA: Processamento em instalação da UPS
08:31 | LEIRIA: Saiu para Entrega
08:30 | LEIRIA: Chegou às Instalações
08:00 | MAIA: Saiu das Instalações
03:00 | MAIA: Chegou às Instalações
11º- QUINTA-FEIRA, 19 dezembro - 05:00 | LEIRIA: Saiu das Instalações
10º- TERÇA-FEIRA, 17 dezembro - 05:00 | LEIRIA: O seu pacote está em trânsito. Estamos a atualizar planos para marcar a sua entrega. / A entrega será adiada um dia útil.
9º- SEGUNDA-FEIRA, 16 dezembro - 11:00 | LEIRIA: Chegou às Instalações
8º- SÁBADO, 14 dezembro - 05:00 | LEIRIA: O seu pacote está em trânsito. Estamos a atualizar planos para marcar a sua entrega. / A entrega será adiada um dia útil.
7º- SEXTA-FEIRA, 13 dezembro - 04:00 | LEIRIA: O seu pacote está em trânsito. Estamos a atualizar planos para marcar a sua entrega. / A entrega será adiada um dia útil.
6º- QUINTA-FEIRA, 12 dezembro - 05:00 | LEIRIA: O seu pacote está em trânsito. Estamos a atualizar planos para marcar a sua entrega. / A entrega será adiada um dia útil.
5º- QUARTA-FEIRA, 11 dezembro - 18:00 | BENAVENTE: Saiu das Instalações
4º- TERÇA-FEIRA, 10 dezembro
23:00 | BENAVENTE: O seu pacote está em trânsito. Estamos a atualizar planos para marcar a sua entrega. / A entrega será adiada um dia útil.
13:00 | BENAVENTE: Chegou às Instalações
3º- QUINTA-FEIRA, 5 dezembro - 07:15 | EINDHOVEN: Saiu das Instalações
2º- QUARTA-FEIRA, 4 dezembro - 19:18 | EINDHOVEN: Chegou às Instalações
1º- TERÇA-FEIRA, 3 dezembro - 17:16: O expedidor criou uma etiqueta, a UPS ainda não recebeu o pacote.
Lamentavelmente, constatei hoje, dia 02/01/2025, que a encomenda encontra-se, neste momento, em devolução ao remetente.
Já contactei a Timberland pela 7ª vez, 6 vezes pelo telefone e uma via e-mail. A primeira vez informaram-me que iam resolver a situação e que me contactavam. Não o fizeram até ao dia de hoje.
Após verificar a devolução contactei a Timberland, dia 02/01/2025, para que me esclarecerem sobre o motivo da devolução, esta informou o seguinte:
“Não foi possível obter o endereço correto do destinatário; a encomenda será devolvida ao remetente”.
Esta informação já tinha verificado no acompanhamento da encomenda. Situação que está errada, pois a minha morada está completa e correta, incluindo o código postal, relevante para a entrega de correspondência. Inclusivamente, existe um contacto telefónico e e-mail, obrigatórios no ato da encomenda, que estão disponíveis para qualquer dúvida existente por parte da transportadora, se tivessem dificuldade na entrega.
- No contacto efetuado hoje, a fim de ser esclarecida do que se estava a passar, a informação dada pela Timberland foi que, após devolução da encomenda pela transportadora, neste caso a UPS, já não era possível fazer qualquer alteração no sistema e que, caso pretendesse adquirir o mesmo produto encomendado anteriormente e agora devolvido, sem que eu tivesse qualquer responsabilidade, teria que fazer novamente a encomenda do produto e pedir para que este fosse vendido pelo preço de venda que adquiri, neste caso com desconto de 50%, e que o reembolso da encomenda devolvida seria efetuado no prazo de 10 dias.
- Esta situação é inadmissível, estou a aguardar a encomenda há 30 dias, com todo este procedimento terei de aguardar mais quanto tempo?
- Para além disso terei que suportar de imediato o valor total (sem o desconto que me foi atribuído em 03/12/2024), sem garantia se me reembolsam dos 50%. Quanto tempo terei que esperar, sujeita a que o produto esgote neste tempo todo?
- É lamentável que a vossa empresa trabalhe com uma transportadora destas, é um desrespeito pelos direitos do consumidor, fiz a compra nas condições previamente acordadas, logo o contrato deve ser satisfeito com essas mesmas condições.
- Para além disso estão a agir de má fé e estão a ser mentirosos, porque no acompanhamento da encomenda referem que a morada foi alterada a pedido do destinatário o que é mentira, nunca pedi para alterarem a morada, pois não tenho outra. Podem verificar em todos os meus contactos anteriores, pois permiti a gravação dos mesmos.
É preocupante que apenas encomendas da Timberland enfrentem este tipo de atrasos, pois fiz encomendas com 10 dias posteriores a esta, entregues por outras transportadoras e todas as encomendas foram entregues antes do Natal.
Esta situação é totalmente inaceitável.
Com base no exposto, exijo o cumprimento do contrato de compra e venda nas condições originalmente acordadas. Para isso, sugiro as seguintes alternativas:
- Reenvio do artigo para a morada indicada no ato da encomenda;
- Envio para uma loja física da Timberland, permitindo o levantamento na loja mais próxima da minha morada.
Caso não seja possível uma destas soluções, considerarei avançar com uma reclamação formal junto da ASAE e outras entidades competentes, solicitando investigação sobre esta situação, que pode configurar um caso de má-fé e prejuízo aos consumidores.
Espero pela vossa resposta célere e pela resolução deste problema.