Uber Eats
Sábado dia 18 de Maio, depois das 22h, foi efetuado um pedido na uber eats. O pedido remetia a alguns snacks da Galp.
Próxima da hora prevista, o estafeta (Md Mamunur) de nome chega à rua, mas não ao prédio. Após alguns minutos de confusão, liga e deixamos algumas indicações. A comunicação foi feita em inglês dado que o estafeta não falava português.
O mesmo desliga e passado um bocado segue para a rua paralela e liga outra vez. Uma vez mais, o mesmo foi orientado para o prédio (bastava descer a rua mais um pouco e procurar pelo número do prédio). Foi inclusive partilhada a morada completa no chat (uma vez mais, dado que já estava na app), para em caso de dúvida, procurar no Google Maps.
O estafeta desliga a chamada e volta ao mesmo local onde ligou inicialmente. Nesse momento, decidiu indicar na app que fez a entrega.
Dado que o mesmo deu a entrega por concluída, mas não tendo sido efectivamente entregue no sítio certo, dirigi-me a pé aos locais onde o estefata esteve a fim de localizar o saco. Naturalmente, não encontrei saco nenhum, mesmo tendo sido rápido entre casa e o local onde supostamente estaria o saco.
Fiz uma reclamação no suporte, no qual foi-me dito, após várias mensagens, que o estafeta como fez uma chamada e mandou mensagem, estava protegido pelas políticas da uber eats e que por isso não podiam proceder à devolução do dinheiro. De lamentar. Inclusive, o estafeta tirou uma foto da suposta entrega. Foto essa que estava completamente desfocada, não se percebendo se o pedido era o meu ou outro, nem onde ficou entregue.
Foram feitas, da minha parte, várias tentativas de orientar o estafeta por chamada e mensagem, mas o mesmo não entendendo português e pouco ou nada de inglês, não chegou ao sítio certo. Mesmo com estas afirmações, a uber eats recusou fazer a devolução do valor.
Resta-me deixar esta reclamação, para que outros possam ver no que se transformou este serviço de entrega, onde havia responsabilidade e respeito pelo consumidor. Neste momento, estafetas exploram o serviço, sabendo os truques para "queimar" uma entrega ao cliente final.