Exmos. Senhores
Fiz o envio de uma encomenda de 5 discos de vinil, numa caixa de 30x30 cm, para um destinatário no Chile, a dia 10 de dezembro 2025. No dia 15 de dezembro o envio foi encaminhado para o pais de origem. Até ao dia de hoje não existiu mais nenhum desenvolvimento relativamente ao estado da encomenda. O destinatário final diz que não recebeu nada.
Contactei os CTT, tendo os CTT respondido a dizerem que, à data, não sabem do paradeiro da encomenda nem da sua confirmação de entrega. Dizem que "Existem situações, fora do nosso controlo, que fazem com que não seja possível confirmar que a entrega foi efetuada" e que "Não está prevista compensaç
ão".
Considero esta atitude de desresponsabilização dos CTT inaceitável e apesar de a entrega ser feita por um parceiro internacional, não isenta os CTT da responsabilidade pelo serviço que paguei aos CTT.
No sistema de tracking dos próprios CTT indica que a encomenda não se encontra sequer em distribuição no pais do destinatário, quanto mais foi entregue ao próprio, indicando que a falha foi na entrega dos CTT ao parceiro internacional ou na distribuição deste último.
Os CTT ainda argumentam que "O Correio Azul Internacional, apesar de ter um código de barras, deve, sempre que possível ser deixado na caixa do correio. Não necessita que alguém assine como recebeu. Deste modo, não existe prova
documental de entrega.". Tratando-se de uma encomenda de grande volume (30x30cm), nunca seria possível de entregar numa caixa de correio e teria de existir sempre uma entrega em "mão".
Solicito uma resposta conclusiva e uma solução por parte dos CTT e que se responsabilizem pelo serviço que paguei e que não foi executado pelos CTT.