back

Encomenda não entregue

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. F.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

21/09/2020

Encomendei 2 pacotes de livros a um alfarrabista online (Esconderijo dos Livros), tendo o primeiro chegado no dia 11 de Maio de 2020. O carteiro entregou-o à minha porta. No entanto, o segundo pacote de livros, que tem o número de correio registado RH 5834 2844 2 PT nunca foi entregue. Segundo a informação da empresa que me enviou os livros, o pacote teria sido por mim recebido no dia 12 de Maio. Tal não é verdade, tendo eu estado todo o dia em casa. Fui entretanto aos correios (1100-209 Lisboa) e deram-me a cópia de um documento com o meu nome (Ana Maria) e uma assinatura por baixo que nada tem a ver com a minha assinatura, onde se dizia recebido. Os CTT informaram, entretanto, que a assinatura é do carteiro, devido ao plano covid (!). No posto de correios da minha zona, recebi a informação de que, quando questionado, o carteiro de serviço naquele dia terá dito que deixou o pacote numa caixa de correio comum do prédio, de cor branca. Ora nem o meu prédio tem caixa comum nenhuma, nem as caixas de correio individuais são brancas, mas sim pretas. Fiz já a reclamação directamente aos CTT e recebi duas respostas inaceitáveis: a primeira afirmando que eu tinha recebido pois tinha assinado e a segunda dizendo que a assinatura era do carteiro mas que o GPS mostrava que a encomenda tinha sido entregue no receptáculo postal (o que seria impossível, pois a encomenda contendo 3 livros não caberia na caixa do correio).Aguardo, ainda, a reacção dos CTT à minha última reclamação ( à segunda resposta) mas pergunto-me como é possível que o correio registado possa ser assinado por um carteiro! Como se prova nesta situação, o carteiro diz que assinou porque entregou e o destinatário apenas pode dizer que nem recebeu nada, nem assinou nada. Não me parece aceitável que nenhum plano covid (a covid tem tido as costas largas!) autorize o carteiro a assinar um correio registado - assim deixa de ser seguro enviar o que quer que seja por correio registado e os destinatários ficam totalmente desprotegidos em caso de não entrega.Os livros que encomendei eram livros de alfarrabista e que agora já não estão disponíveis. Calculo que haja mais problemas semelhantes e gostaria de saber se esse plano covid é conhecido pelo regulador e, já agora, pelas associações de defesa dos consumidores.

Mensagens (2)

A. F.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

21/09/2020

Apercebo-me agora que o número do registo da encomenda extraviada não está correcto: o número correcto é o RH583428337PT.O registo RH583428442PT foi recebido a 11 de Maio de 2020.

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: A. F.

19/10/2020

Estimado(a) Cliente , Ana FelícioInformamos que relativamente à reclamação CPTPT01047942-51, foi iniciado um processo de averiguação.A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível.Atenciosamente,Alexandra SilvaApoio ao Cliente[cid:image1]


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.