Exmos Srs
Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal relativamente à perda/extravio da minha encomenda e à falta de resposta célere e adequada por parte da DPD no tratamento desta situação.
Informações da Encomenda:
- Número de rastreio: 097624612044605
- Data de envio: 02/12/2024
- Histórico da encomenda:
02/12/2024, 10:55 - Depositado pelo cliente/expedidor
02/12/2024, 14:55 - Entregue à DPD pelo ponto de entrega
02/12/2024, 15:01 - Encomenda recolhida
02/12/2024, 19:23 - Entrada em armazém
Após múltiplos contatos realizados desde dezembro de 2024, tanto por telefone como por e-mail, só no dia 12/01/2025 recebi, pela primeira vez, um e-mail da parte da DPD solicitando o número de rastreio da encomenda, informação que já tinha sido comunicada por mim em múltiplas ocasiões.
A DPD admitiu, por SMS datada de 13/01/2025, que a encomenda foi perdida. Na SMS, pediam que entrasse (mais uma vez!) em contacto com a DPD, o que fiz imediatamente. A resposta (mais uma vez!), resumiu-se a um simples pedido do número da guia.
Desde então, sucede-se uma troca de e-mails em que me são constantemente pedidas informações que violam a minha privacidade e a do vendedor (e.g., descrição detalhada do conteúdo da encomenda, como títulos de livros, mas também o IBAN do vendedor). Tenho motivos para acreditar que os atrasos contínuos nos pedidos de informação são propositados, com o intuito de ultrapassar prazos legais e dificultar a apresentação de uma reclamação formal.
Até hoje, dia 27/04/2025, o caso continua pendente e não há, da parte da DPD, uma solução. Continuo a contactar a DPD e não me é dada resposta. Apresentei uma reclamação formal através do Livro de Reclamações online e a resposta da DPD a essa reclamação limitou-se a reconhecer que "se encontra a decorrer processo de reclamação por extravio de encomenda".
Quando exigi o reembolso do valor pago, uma vez que a minha encomenda não me foi entregue, a DPD não inovou na resposta: pediu-me todas as informações que já disponibilizei por várias vezes. Por exemplo, perguntaram-me mais uma vez quem pagou os portes de envio, informação que já tinha dado. Respondi, anexando a guia da encomenda e a descrição detalhada da compra, em que fica claro que foi o vendedor quem pagou os portes de envio. Recebi resposta a dizer que não tinha respondido e que o meu caso fica pendente...
Ultimamente, dizem-me que tem de ser o vendedor a submeter o pedido de reembolso.
Sinceramente, toda esta situação é inaceitável. É um situação inadmissível!
Neste sentido, submeto mais esta reclamação na tentativa de conseguir, ainda obter a minha encomenda.
Obrigado.
Cordialmente,
Jorge Mateus