Exmos. Senhores,
No dia 22 de abril envio uma encomenda no ponto Pickup MEU SUPER-S.J.MADEIRA 2.DPD e recebo um código de envio.
No dia 1 de maio percebo que não recebo qualquer informação que me permita seguir a encomenda e envio, por minha iniciativa uma mensagem ao Apoio ao Cliente, enviando também o código do envio DPD e pedindo para a encomenda ser localizada. Deixo também a morada onde a encomenda foi entregue e acrescento que fui ao ponto de entrega que me diz que a encomenda foi levantada pela transportadora.
Após várias insistências, recebo uma resposta no dia 14 de maio a dizer que a transportadora confirmou que a encomenda nunca foi entregue pelo que cancelaram a encomenda e devolveram o dinheiro ao comprador, ficando eu sem o dinheiro e sem o meu artigo ( umas sapatilhas adidas).
Preciso de ajuda pois eu enviei a encomenda, identifiquei o local onde a mesma foi entregue e enviei o código do envio da encomenda, não percebendo como podem dizer que não entreguei a encomenda, quando entreguei. Ou seja, perante as provas que apresentei, nem sequer equacionam a possibilidade de extravio e não se dignam a averiguar a situação, pois é impossível eu ter um código do envio sem ter a encomenda enviada. Se o procedimento que têm não serve para comprovar que a encomenda foi entregue, então devem instituir um procedimento de entregue semelhante ao usado pelos CTT, em que é entregue um documento que comprova o envio. Não podem ter um serviço que dispensa a entrega do documento e que gera apenas o código do envio, que depois não serve para provar o envio da encomenda.
Percebo que a Vinted tem um conjunto de Termos e Condições dados a conhecer na altura da instalação e uso da plataforma, que depois não são realizados. Eu acho inconcebível eu ter provas de que fiz o envio da encomenda e a Vinted dizer que não pode fazer nada pois a transportadora diz que eu não enviei. E assim, de forma simples e irresponsável, fico sem o dinheiro e sem o meu artigo, quando o único responsável nesta situação é a Vinted que medeia a comunicação entre o cliente, o vendedor e a transportadora. Eu exijo uma compensação do extravio da encomenda, no mínimo do valor pelo qual vendi o artigo, 8,50€.
Mais informo que não há qualquer proteção ao vendedor, tal como definido nos termos e condições da plataforma, pois em lado algum das condições da Vinted diz que em caso de extravio será o vendedor a ficar com o prejuízo e a assumir a responsabilidade.
A mediação da situação por parte da Vinted é abusiva, descontextualizada e completamente irresponsável pelo que farei queixa em todas as instâncias, pela falta de seriedade para com os usuários.