Exmos. Senhores,
No dia 3 de maio de 2025 adquiri um conjunto de artigos na loja online do IKEA pelo valor total de 1.180,97 euros, conforme a encomenda número 1517090922. O pagamento foi efetuado no momento.
Na altura, e conforme indicado na fatura-recibo (em anexo), contratei o serviço de entrega no valor de 59 euros. A encomenda foi dividida em duas partes, tendo a primeira parte (um artigo) sido corretamente entregue no dia 6 de maio de 2025.
Na altura da encomenda ficou também agendada a entrega dos restantes artigos para dia 14 de maio de 2025. Contudo, até à presente data, os mesmos ainda não foram entregues, nem tenho qualquer confirmação de quando será feita a entrega.
No dia 14 de maio, recebi um email que indicava que "devido a um imprevisto, não foi possível realizar a entrega da encomenda" e que devia aguardar pelo contacto da equipa de Apoio ao Cliente. Acabei por ser eu a fazer o contacto telefónico nesse dia e informaram-me que a encomenda tinha sido enviada para o armazém errado.
Neste contacto, também me foi dito que só teriam nova vaga para entrega para dia 23 de maio. Expliquei que isso significava mais de uma semana depois da data inicialmente acordada e que já tinha preparado toda a casa para receber a encomenda. Mais tarde, o Apoio ao Cliente informou, por telefone, que seria possível fazer a entrega no dia 16 de maio de 2025 ao fim do dia.
A entrega também não foi feita no dia 16 de maio, mas desta vez não recebi qualquer informação da vossa parte. Voltei a telefonar para o Apoio ao Cliente, que me informou que fariam um pedido para uma vaga e teriam uma resposta para me dar no dia seguinte.
Desde essa data não recebi qualquer contacto telefónico ou por email da vossa parte. Voltei a ligar nos dias 19, 20 e 21 de maio, mas obtive sempre a mesma resposta: tinham feito o pedido de vaga à transportadora e estavam à espera de resposta. Não tenho, no entanto, qualquer informação ou confirmação escrita de quando será feita a entrega.
Recordo que passaram já mais de 20 dias desde a data da encomenda e 10 desde a data acordada para a entrega. Reforço o transtorno causado por este atraso, que me obrigou a fazer mudanças profundas na organização e funcionamento da casa para poder receber uma encomenda que ainda não chegou. Além disso, tinha contratado serviços de montagem que tive cancelar.
Acrescento ainda que entre os artigos encomendados está uma cama para um quarto de criança, que tem sido o elemento da família mais afetado com toda esta situação, perturbando o seu descanso e organização pessoal.
Assim sendo, exijo, no prazo máximo de 8 dias, procedam à entrega dos referidos bens, sob pena de resolução do contrato, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados.
Cumprimentos.