No dia 11/02/2025 uma encomenda (54063516282) no site da Zara, que foi divida em duas parcelas.
A primeira parcela com 5 peças no valor de 89,97€. A segunda parcela com duas peças no valor de 22,98€.
No dia 13/02 recebi um email da Zara e outro da outro da transportadora GLS a informar que a segunda parcela estava disponível para levantamento no ponto de recolha, Quiosque InforMeireles, no Minho Center em Braga.
No dia 14/02, recebi novamente email da Zara e da transportadora GLS a informar que a primeira parcela da encomenda estava disponível para recolha no mesmo quiosque.
No dia 15/02, um sábado já depois das 21h00, fui à InforMeireles levantar as duas parcelas da minha encomenda. Logo que dou o código o colaborador diz que tem dois pacotes para mim, porque vê no sistema. Procurou, procurou e só encontre um pacote.
Picou a encomenda, que seria a primeira parcela com 5 peças no valor de 89,97€, recebida por eles no dia anterior. E assumiu que a outra parcela estava desaparecida.
Sendo sábado à noite, compreendi que não haveria muito a fazer, deixei o meu contacto, com o compromisso por parte dele de que na segunda me daria novidades sobre a parcela pedida, que seria a de duas peças no valor de 22,98€.
Assim a primeira parcela de 5 peças no valor de 89,97€ foi marcada como entregue, e a segunda de 22,98€ continuava a dar como disponível no quiosque, mas não estava.
Quando chega a casa e abro a encomenda, dentro tem as duas peças da segunda parcela da encomenda, no valor de 22,98€.
No dia a seguir, 16/02 fui de manhã logo ao quiosque, deixei uma reclamação no livro, como comprovativo que me entregaram a encomenda errada , além de ter perdido a outra.
No dia 17/02 fui à GLS, que me informa que ambas as parcelas foram deixadas na InforMeireles e tem um comprovativo assinado pelo funcionário.
Entrei com contato com a Zara através do chat, expliquei o sucedido, disseram que iriam averiguar com a transportadora e entrariam em contacto comigo num prazo de 48 horas. Nunca aconteceu.
Em quatro contactos com a Zara, entre chat e chamada, disseram sempre a mesma coisa " vamos averiguar com a transportadora e damos feedback em 48 horas".
Entretanto no dia 19/02 a dizer que a minha encomenda ( segunda parcela de 22,98€) iria ser devolvida ao remetente, porque supostamente estava no quiosque por levantar. Mas estava comigo em casa. Enquanto a primeira parcela estava desaparecida.
No dia 21/02 recebo um email da Zara a dizer que o reembolso dos 22,98€ foi processado.
Passado uns dias recebi o dinheiro na minha conta, tenho as duas peças comigo. E continua desparecida a primeira parcela da encomenda no valor de 89,97€,
Já tentei vários contactos com a Zara, através do chat, através de chamada. Chamada essa que é marcado no site deles, nunca ligam no horário agendado, o numero privado, ligam uma vez e não voltam a tentar.
Não há uma forma de falar com o online da zara, por iniciativa própria, nem mesmo um email. No online falamos com IA e quando passamos para o assistente parece que continuamos na IA. Já deixaram várias vezes simplesmente de me responder.
A ultimo feedback que me deram é que para me devolverem os 89,97€, primeiro eu tenho que devolver os 22,98€ (que eles me devolveram por engano) através de um link paypal que eles vão criar, e eu vão enviar o comprovativo para o chat ( chat esse que é o mais impessoal possível e nada me garante que não vão simplesmente deixar de me responder após o envio do comprovativo).
Depois deste feedback, no dia 10/03 fui a uma loja da zara, a responsável do online da loja entrou em contacto com o numero que eles têm do online e o feedback foi exatamente o mesmo, tenho que devolver os 22,98€ e só depois devolvem os 89,97€.
Dei o ok para me enviarem o link para o pagamento, estou até agora à espera do mesmo.
E já entrei novamente em contato com a zara online, através de chamada solicitada, e disseram que estou a aguardar autorização para me enviarem o link para eu pagar.
Neste momento passaram 1 mês e seis dias, eu continuo com um prejuízo de 66,99€ e uma dor de cabeça todos os dias por causa deste assunto.