Exmos. Senhores,
Em 13/04/2021 adquiri uma BALANCE BODY SMART - Balança WC de bioimpedância por 20,95 €. A referência da encomenda é SMRTSCLE83FBT-IK.
Tendo recebido o vosso produto em perfeitas condições de funcionamento, iniciei a sua utilização conforme as instruções e o conhecimento que já detinha do produto por utilização de outra pessoa da família.
No entanto, após um curto período de tempo, cerca de duas semanas após a primeira utilização, a balança deixou de indicar qualquer leitura, por falha de energia. As baterias estavam descarregadas (verificado em equipamento próprio para o efeito). Certifiquei-me que utilizaria as melhoras baterias alcalinas de longa duração do mercado e iniciei novo período de utilização, que teria aproximadamente a mesma duração, duas semanas. Comecei a utilizar menos a balança, mas ainda fiz duas ou três substituições.
Percebendo que o equipamento era defeituoso de origem, comuniquei-vos de imediato o problema, em 17/11/2021 (Incidência #1622923), para que atuassem em conformidade, mas recebi como resposta que o defeito não tinha reparação e que deveria utilizar baterias alcalinas ou recarregáveis, o que já fazia desde o início.
Fui utilizando ainda menos o equipamento e, porque se manteve a situação, contactei novamente a Create em 10/03/2022.
Após pedidos de videos e outras informações, responderam que "após análise da sua reclamação infelizmente não podemos aceitar a mesma, não temos como verificar a informação indicada" (pedido de devolução com número de RMA 1622923).
Sentindo que se tratava de uma enorme injustiça e de uma flagrante violação dos meus direitos de consumidor, voltei a contactar a Create em 01/07/2024 para um pedido de devolução (número 4714566) que foi recusado "devido ao facto de a data de abertura exceder o prazo máximo para comunicar uma incidência ou realizar uma devolução".
Tendo esclarecido que os pedidos de devolução anteriores pelo mesmo motivo tinham sido efetuados no primeiro ano de garantia, a Create continuou a apresentar a justificação anterior.
Assim, exijo a substituição do produto defeituoso ou, em alternativa, procedam à devolução imediata do preço pago. Caso não me resolvam a situação nos próximos 10 dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte.
Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos.
Cumprimentos.