Boa tarde,
No dia 20 de março fiz um envio - RT157609105PT - através dos CTT, encomenda internacional registada, onde a empresa pede para preencher dados muito completos para a alfândega, incluindo o valor do objeto (150€). Dia 26 de março aparece como entregue o envio, a cliente diz-me que o envio não foi entregue e que está um código postal diferente no tracking do que foi colocado na morada de envio. Confirmo que o código postal está diferente. Reporto esta situação pelo canal Whatsapp da empresa, no qual me dizem que foi entregue e que como a destinatária não fez nenhuma reclamação não podem fazer nada. Pedem-me para pedir à destinatária para fazer a reclamação e me enviar a prova da mesma. Faço isso. A destinatária envia-me a reclamação, na qual respondem em português quando a reclamação foi feita em inglês e dizem:
Se ainda assim não encontrou o seu envio, contacte o remetente
Os envios são do remetente (quem envia) até ao momento da entrega ao destinatário. Os CTT são apenas os intermediários. Como o remetente é quem contrata o serviço, ele é responsável por apresentar qualquer reclamação aos CTT.
Sugerimos que verifique junto do seu remetente qual a melhor solução para a sua situação.
Volto a contactar pelo Whatsapp e ainda fiz uma reclamação online. À reclamação não obtenho resposta, pelo Whatsapp dizem-me que a destinatária tem de fazer a reclamação nos correios de destino, o que não é possível fazer, e passo a citar o que diz no site dos correios de destino (Royal Mail): Claim not eligible. Sorry claims must be iniciated with the country where item was sent.
Ou seja, passaram quase 4 meses, pedem-me para fazer tudo e mais alguma coisa e nada é suficiente. O facto é que paguei por um serviço para enviar um objeto de valor que não é replicável. A empresa tem acordos com outras empresas internacionais, é a mesma que tem de resolver o assunto diretamente com essas empresas e garantir que a encomenda chega ao destino correto, foi aos CTT que eu paguei, é dos CTT que exijo uma resposta. Devolução do valor do objeto, bem como o do serviço prestado. E mesmo assim prejudicaram a minha relação com o cliente, que certamente não voltará a comprar.