back

discordância no acordo dos painéis solares

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: EDP Comercial

20/01/2018

Há dois anos atrás,em Abril de 2016, vi que a EDP estava a fazer uma campanha sobre a colocação de painéis solares e entrei em contacto com esta entidade, fazendo um formulário na pagina de Internet, e logo de seguida fui contactada. Inicialmente, realizaram uma simulação para quantos painéis deveria colocar, onde aconselharam a colocação de três painéis, uma vez que seriam suficientes para o consumo da minha habitação. Nesse contacto, fui informada que entre 20€ a 30€ por mês, seria beneficiada com a energia solar, sendo assim na factura teria de baixar este valor. Junto disto ia beneficiar de três tomadas ready para colocar nos electrodomésticos para controlar o consumo destes, no fim de 12 meses poderia ficar com estas mas com um custo de 3,99€ por mês. Assim, acordei pagar 36 meses 50€ pelos painéis.A 18 de Maio de 2016 os técnicos vieram ao local colocar os painéis, estes decidiram onde os iriam colocar. Neste acordo, foi-me informado de uma plataforma que eu poderiam aceder para ter controle dos gastos que teria e da produção destes mesmos. Em Junho, não conseguindo ter acesso, a minha filha (uma vez que percebe melhor de computadores) contactou a EDP ao que lhe foi dito que teria ocorrido um problema técnico alguns dias atrás e isto nos teria afetado, uma vez que ainda não usufruía-mos dos painéis, aguardando sempre resposta como combinado e não obtendo respostas, voltamos a ligar onde fomos mal atendidos. Na sequência, envia-mos um email a reclamar para ready@edp.pt. Até hoje sem qualquer resposta. Querendo ter acesso,a minha filha e o meu marido deslocaram-se aos balcões de informação EDP em Penafiel, onde não lhes souberam dar qualquer tipo de informação dizendo que não tinham acesso nem saberiam qual o funcionamento deste produto, tendo que nos informar junto dos técnicos da ready ou nos desloca-se-mos aos balcões EDP, no Porto. Ficando sempre aguardar, fui pagando sempre por débito directo 112€ não baixando a mensalidade voltei a entrar em contacto, do qual baixaram para 90€ e aconselharam a tirar a contagem todos os meses. Como no dia em que foi instalado o contador eu não estava presente, não sabia tirar a contagem e facilitei muitos meses. Mas em Setembro de 2017 recebo os acertos de um ano e ao qual me deparo com uma factura de 467,20€, voltei aos balcões da EDP, em Penafiel,onde perdi um dia de trabalho, e não pude fazer nada, uma vez que a factura esta em nome do meu marido e só ele poderia resolver o assunto. Para aderir, assinar o contrato eu pude o fazer mas pessoalmente já não pude. Nisto, nos dia 7 de Novembro, o meu marido desloca-se da França ate cá para que resolvesse-mos o assunto e voltamos aos balcões, entrego as três tomadas que anteriormente nos tinham oferecido uma vez que não queria pagar os 3,99€ e faço o acordo de pagar esta quantia em três meses. E não concordando com os gráficos que mostravam na plataforma pedi a ajuda da funcionaria do balcão,uma vez que o gráfico mostrava que as 4h da madrugada estava tão alto a energia da rede, como as 12h de almoço. A funcionaria recorreu a outro colega, não compreendendo os gráficos. Os dois, não percebiam e não concordavam com o gráfico. daí ficou acordado ser contactada para que um técnico se deslocasse para ver os painéis. Passados alguns dias 2 técnicos vieram e substituíram material, aproveitando a presenças destes, liguei a plataforma e pedi ajuda. Eles mesmos não conseguiam abrir a plataforma, só com a ajuda de outros. Nisto eles perguntaram se havia electrodomésticos ligados a qual eu respondi que não a não ser o básico (frigorífico e arca congeladora que foram comprados depois da factura dos acertos, tudo classe A+). Aqui pedi uma auditoria ao contador, uma vez que,eles aperceberam-se que este estava a contar rápido. Voltei a ligar e vieram técnicos que informaram que estava tudo bem, não haveria qualquer problema. Continuando anão concordar com o que via nos gráficos voltei a contactara EDP, na linha do cliente (808 53 53 53) a senhora manda-me ir a box da ready ver se a luz vermelha estava fixa ou intermitente, se estava ligada a alguma tripla, deveria esta estar ligada unicamente, estava com tripla, colocada pelo técnico quando o viera instalar, assim eu tirei a tripla. Ainda, mandou verificar no contador se tinha o modem ligado, teria que ver uma luz e voltava a ligar nos próximos dias. Como não vi luz nenhuma e não tinha autorização de o abrir, deixei ficar. A 13 de Dezembro voltei a ser contactada e disse o resultado, acordamos vir um técnico da EDP e da ready ao local a 16 de Janeiro. Aqui na chegada do técnico da ready este quis ir a box e ao contador, onde vêque o modem está com avaria... pediu as tomadas ready ao qual informei que já as tinha entregue, este informou-me que tendo entregue este material deixaria de ser cliente ready, por isso, não conseguia ter acesso a plataforma desde Dezembro. Nisto chega os técnicos da EDP, muito apressados queria o modem novo, ao qual o técnico da ready tinha posse. Este pediu que esperasse que conclui-se o seu trabalho e que lho dava, o técnico da EDP não esperou foi pedir-lhe novamente, tendo já o modem foi coloca-lo, em 2 minutos, foi embora. dexando o tecnico da ready trabalhar,mais tarde precisou de ir ao contador novamente, ai verificou que o modem que os tecnicos da EDP teriam colocado nem à 20 minutos não estava colocado correctamente. Deixando-me outro modem. Sou contactada novamente e discuti com a funcionária pelo telefone e acordei virem dia 24 instalar o terceiro modem. Aqui informam que o contador dá contagem automática não precisando de eu dar a contagem.Nota-se que neste processo todo falta informação entre departamentos, entre funcionários e no mais importante falta informação ao cliente. Como pode ser nunca beneficiar de 20€ por mês num verão tão quente, quando colocava os electrodomésticos de dia a funcionar,para aproveitar luz solar e renovei electrodomésticos?Sinto-me aldrabada, é impensável fazer um negocio para beneficiar nem de 20€ ao saber que teria de pagar em excesso 3,99€ para poder ter acesso ao serviço ready sempre que quiser, nunca usufruindo disto e sempre que contacto me informam que os painéis estão a produzir a 90% e na factura não é esta realidade.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.