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Diminuição da Transparência e Dificuldade na Conferência do Cashback por Transação

Em curso Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

A. M.

Para: Universo

01/12/2025

Exmos. Senhores, ​Venho por este meio formalizar a minha insatisfação e reclamação referente à recente alteração na forma de apresentação do cashback (reembolso) associado ao Cartão Universo. ​A alteração em causa, que foi anunciada, refere que: ​"A funcionalidade de ver o cashback em cada transação deixou de estar disponível. Agora, pode acompanhar o valor total acumulado em cashback através do seu extrato mensal, logo na primeira página, no bloco informativo 'Este mês ganhou com o Universo'. Desta forma, continua a ter visibilidade sobre o montante que poupou ao longo do mês." ​Esta medida é inaceitável por minar o princípio da transparência e a capacidade de conferência do serviço. ​O meu argumento é que: ​Esta alteração torna-se impossível conferir se, de facto, o valor de cashback foi devolvido em cada uma das transações elegíveis, sendo que recorrentemente há erros, como é evidente por uma rápida pesquisa de reclamações. ​Sendo que antes era possível ver os descontos tanto na aplicação (APP) como no extrato detalhado, isto não me parece ser uma limitação do serviço (técnica ou operacional). ​Trata-se, antes, de uma diminuição da transparência que deveria ser prestada aos clientes, e que outros cartões de crédito e programas de fidelização prestam de forma sistemática e detalhada. ​Solicito, por isso, que esta decisão seja revista e que seja reposta a funcionalidade que permite a visualização detalhada do cashback por transação, de modo a garantir a rastreabilidade e a transparência do serviço contratado. ​Aguardo um parecer e as medidas correctivas a tomar em defesa dos consumidores.


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