back

DHL Desalfandegamento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. S.

Para: DHL Express

17/01/2021

Dia 30/12/2020 recebi um email da DHL para agilizar o despacho aduaneiro e a entrega da minha encomenda. Quando vi a localização da mesma, no DHL tracking, dizia que a encomenda já estava em Lisboa. Fiquei preocupada com os valores afixados na tabela de desalfandegamento da DHL. Procedi à simulação do preço para retirar a encomenda da alfândega o mais rápido possível. Como estávamos proibidos de circular devido às restrições do ano novo estabelecidas face ao covid, não tive qualquer possibilidade de escolher a opção de ir eu mesma tratar de levantar a encomenda à alfândega de Lisboa. Para meu espanto, quando aceito os termos da DHL e envio o documento da prova de compra, o processo foi atualizado e venho a saber que afinal a encomenda ainda se situava em Hong Kong. Ou seja, ainda nem tinha saído do local de origem. Vergonhoso como a DHL induz o cliente em erro. No dia 4/01/2021, recebi um email a dizer o custo de todo o processo de desalfandegamento e ficou-me por 79.91 euros (alfandega+serviços DHL). Fiquei revoltada, porque na simulação DHL voltam a induzir o cliente em erro, pois dava-me apenas uns 37 euros. Quando pesquisei sobre o sucedido, para meu espanto, encontrei imensas reclamações sobre a mesma situação que se passou comigo.No mesmo dia, 4/01/2021, recebi a encomenda e os respectivos documentos. Continha uma fatura, que coloco aqui em anexo, da mercadoria que teve o valor de 79.98 USD=65 euros, valor que deveria ser contabilizado na alfândega e que foi enviado juntamente com a mercadoria. Quando vi os documentos que enviaram pelo email, reparo no documento do processo de alfândega contabilizando um valor bem superior ao que paguei da minha encomenda, 182.45 USD = 151.04 euros.A DHL pegou num processo sem garantir que as faturas estavam em ordem e fizeram-me pagar 79.91 euros por uma mercadoria que me custou 65 euros.Já enviei vários emails e até hoje, dia 17/01/2021, não obtive nenhuma resposta.

Mensagens (9)

DHL Express

Para: S. S.

17/01/2021

** Comunicação Recebida - Este e-mail é gerado automaticamente **Estimado Cliente,A sua comunicação é muito importante para nós e está agora a ser acompanhada por um especialista.Caso a informação pretendida tenha uma referencia associada (carta de porte ou recolha), e se não a indicou no seu e-mail inicial, solicitamos a gentileza de nos enviar a mesma.Se, entretanto, necessitar de nos contactar sobre este assunto, não hesite em faze-lo através do número 707505606 (para empresas) ou para o 211127207 (para clientes particulares).Descubra ainda as vantagens das nossas Ferramentas de Marcação de Recolhas. Para mais informações consulte: www.dhl.ptt/expresso/enviar/marcar_uma_recolha..Diariamente trabalhamos para o sucesso dos nossos Clientes, agradecemos o apoio na concretização desse objectivo.Agradecemos mais uma vez a sua preferencia pela DHL EXPRESS e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.Atentamente,Customer ServiceDHL Express Portugal

DHL Express

Para: S. S.

22/01/2021

Cara Senhora Sara Silvestre,Agradecemos a comunicação enviada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.Esclarecemos que o transporte de mercadoria entre países extra comunitários está sujeito a regras/legislação do país de origem e destino sendo que a DHL como transportadora e Despachante do Cliente tem como função o transporte desde o expedidor ao destinatário bem como agilizar a entrega e tratar de todos os procedimentos Alfandegários junto da Alfândega.Referimos que o transportefrete de Hong-Kong para Portugal foi pago pelo expedidor na origem contudo, as despesas relacionadas com o processo alfandegário não. Apenas nos envios expedidos ao abrigo do termo de transação (Incoterm) DTP (Delivery Taxes Paid ou DDP de Delivery Duty Paid), é que todos os custos adicionais alfandegários de destino são ao encargo do remetente. Seguindo por isso DTU (Delivery Duty Unpaid), as despesas aduaneiras em Portugal ou demais custos associados ao processo alfandegário são solicitadas ao importador, V. Exa.As mercadorias estão sujeitas ao pagamento de impostos ao Estado Portugues (Iva e Direitos) e pela intervenção no processo e diligencias junto da Alfândega a DHL cobra honorários segundo a tabela abaixo:[cid:bSH97BC45ocx@nMgAsIosE0RVIEgq02UcUVd8]Na fatura em causa está a ser pago apenas Iva o qual é devido ao Estado Portugues e é calculado com a aplicação da taxa de 23% sobre valor de mercadoria, 23% sobre o valor de transporte e 23% sobre despesas optativas (as despesas optativas tratam-se de um custo imposto às importações expresso aéreas no valor de 35.40Eur por cada intervalo de 100Kg, de acordo com a Circular 8/2009, Série II publicada pelo Ministério das Finanças e da Administração Pública). A este valor acrescem os nossos honorários e no caso em apreço foi cobrado o escalão mínimo.Consideramos portanto que a fatura se encontra correta.Esperamos poder ter esclarecido as questões colocadas e colocamo-nos ao dispor para quaisquer questões que possam surgir.Subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.Atentamente,Isabel LimãoCustomer Care AdvisorDHL Express Portugal, Lda.Av. D. João II, n° 51, 4°1990-085 LisboaPortugalPhone +351 211127353info.portugal@dhl.comwww.dhl.pt pt.express siga-nos no LinkedinDHL Express - Excellence. Simply delivered.Deutsche Post DHL GroupDHL Express Portugal, Lda., Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, n° 500731993.[cid:SsSIJRU5rWah@veupy0RM6CXXOCQwpxVO46kJ]This message is from Deutsche Post DHL Group and may contain confidential business information. It is intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. If you are not the intended recipient please contact the sender and delete this message and any attachment from your system. Unauthorized publication, use, dissemination, forwarding, printing or copying of this E-mail and its attachments is strictly prohibited.

S. S.

Para: DHL Express

22/01/2021

Boa tarde, se dizem que a fatura se encontra correcta, gostaria de ver o documento comprovativo com os cálculos que vocês fizeram e com os respectivos valores e taxas sobre a minha mercadoria, detalhadamente.Por favor atualizem o vosso site e os cálculos que apresentam na simulação de valores para o desalfandegamento e coloquem as informações correctas sobre a localização da mercadoria em tempo real. Mais uma vez repito, induzem o cliente em erro como podem notar com a quantidade de reclamações que a vossa empresa tem. Obrigada e fico à espera de resposta.

DHL Express

Para: S. S.

22/01/2021

** Comunicação Recebida - Este e-mail é gerado automaticamente **Estimado Cliente,A sua comunicação é muito importante para nós e está agora a ser acompanhada por um especialista.Caso a informação pretendida tenha uma referencia associada (carta de porte ou recolha), e se não a indicou no seu e-mail inicial, solicitamos a gentileza de nos enviar a mesma.Se, entretanto, necessitar de nos contactar sobre este assunto, não hesite em faze-lo através do número 707505606 (para empresas) ou para o 211127207 (para clientes particulares).Descubra ainda as vantagens das nossas Ferramentas de Marcação de Recolhas. Para mais informações consulte: www.dhl.ptt/expresso/enviar/marcar_uma_recolha..Diariamente trabalhamos para o sucesso dos nossos Clientes, agradecemos o apoio na concretização desse objectivo.Agradecemos mais uma vez a sua preferencia pela DHL EXPRESS e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.Atentamente,Customer ServiceDHL Express Portugal

S. S.

Para: DHL Express

08/02/2021

Boa noite,Ainda estou à espera da vossa resposta..

DHL Express

Para: S. S.

08/02/2021

** Comunicação Recebida - Este e-mail é gerado automaticamente **Estimado Cliente,A sua comunicação é muito importante para nós e está agora a ser acompanhada por um especialista.Caso a informação pretendida tenha uma referencia associada (carta de porte ou recolha), e se não a indicou no seu e-mail inicial, solicitamos a gentileza de nos enviar a mesma.Se, entretanto, necessitar de nos contactar sobre este assunto, não hesite em faze-lo através do número 707505606 (para empresas) ou para o 211127207 (para clientes particulares).Descubra ainda as vantagens das nossas Ferramentas de Marcação de Recolhas. Para mais informações consulte: www.dhl.ptt/expresso/enviar/marcar_uma_recolha..Diariamente trabalhamos para o sucesso dos nossos Clientes, agradecemos o apoio na concretização desse objectivo.Agradecemos mais uma vez a sua preferencia pela DHL EXPRESS e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.Atentamente,Customer ServiceDHL Express Portugal

DHL Express

Para: S. S.

15/02/2021

Cara Senhora Sara Silvestre,Agradecemos a comunicação enviada a qual voltou a merecer a nossa melhor atenção.Confirmamos que a nossa resposta foi enviada no dia 22 de janeiro, conforme anexo e aproveitamos igualmente para clarificar que o valor a considerar para o calculo das despesas (neste caso IVA) é o valor aduaneiro da mercadoria ou seja a soma do valor de mercadoria + valor de transporte.No caso em apreço estão a ser pagos apenas os honorários DHL e neste caso o escalão mais baixo e o IVA que é devido ao Estado Portugues calculado com a aplicação da taxa de 23% sobre valor de transporte 23% sobre valor de mercadoria e 23% sobre os 35.40 Eur conforme já explicado na anterior comunicação.Consideramos portanto que os valores se encontram corretos.Por fim esclarecemos que toda a informação respeitante a opções de desalfandegamento e despesas inerentes pode ser consultada no lynk (s:dhlexpresspt.com/como-desalfandegar-a-sua-mercadoria/)Mais uma vez lamentamos os inconvenientes causados e esperamos ter esclarecido as questões colocadas.Atentamente,Isabel LimãoCustomer Care AdvisorDHL Express Portugal, Lda.Av. D. João II, n° 51, 4°1990-085 LisboaPortugalPhone +351 211127353info.portugal@dhl.comwww.dhl.pt pt.express siga-nos no LinkedinDHL Express - Excellence. Simply delivered.Deutsche Post DHL GroupDHL Express Portugal, Lda., Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, n° 500731993.[cid:SsSIJRU5rWah@veupy0RM6CXXOCQwpxVO46kJ]This message is from Deutsche Post DHL Group and may contain confidential business information. It is intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. If you are not the intended recipient please contact the sender and delete this message and any attachment from your system. Unauthorized publication, use, dissemination, forwarding, printing or copying of this E-mail and its attachments is strictly prohibited.Original Message-----

S. S.

Para: DHL Express

15/02/2021

Boa tarde novamente, A primeira resposta foi dada dia 22 de Janeiro, no entanto n&#227o foi esclarecedora. Tal como as restantes respostas que tamb&#233m n&#227o respondem &#224 quest&#227o. J&#225 percebi tudo das taxas, no entanto n&#227o &#233 isso que vos pe&#231o, nem vejo qualquer documento com valores e contas detalhadas. Pelas vossas contas, consideram o IVA devido ao estado a &quotaplica&#231&#227o da taxa de 23% sobre valor de transporte 23% sobre valor de mercadoria e 23% sobre os 35.40 euros de despesas optativas&quot, juntamente com honor&#225rios da DHL, ou seja:34.50€ (23% sobre 182.45 USD=149.97€ correspondente a mercadoria + transporte) + 8.14€ (23% sobre despesas optativas/imposto a&#233reo de 35.40€) + 30.30 € (correspondente a honor&#225rios da DHL) + 6.97€ (23% sobre os honor&#225rios da DHL)= 79.91€ Este foi o valor que eu vos paguei. No entanto, volto a repetir, o valor de mercadoria + transporte n&#227o corresponde aos (182.45 USD) 149.97€ mas sim a (22.5 USD de transporte + 79.98 USD de mercadoria = 102.48 USD) 84.24€.Logo, a conta certa &#233 a seguinte:19.38€ (23% sobre 84.24€ correspondente a mercadoria + transporte) + 8.14€ (23% sobre despesas optativas/imposto a&#233reo de 35.40€) + 30.30 € (correspondente a honor&#225rios da DHL) + 6.97€ (23% sobre os honor&#225rios da DHL)= 64.79€ Espero resposta, obrigada,Sara.

DHL Express

Para: S. S.

15/02/2021

** Comunicação Recebida - Este e-mail é gerado automaticamente **Estimado Cliente,A sua comunicação é muito importante para nós e está agora a ser acompanhada por um especialista.Caso a informação pretendida tenha uma referencia associada (carta de porte ou recolha), e se não a indicou no seu e-mail inicial, solicitamos a gentileza de nos enviar a mesma.Se, entretanto, necessitar de nos contactar sobre este assunto, não hesite em faze-lo através do número 707505606 (para empresas) ou para o 211127207 (para clientes particulares).Descubra ainda as vantagens das nossas Ferramentas de Marcação de Recolhas. Para mais informações consulte: www.dhl.ptt/expresso/enviar/marcar_uma_recolha..Diariamente trabalhamos para o sucesso dos nossos Clientes, agradecemos o apoio na concretização desse objectivo.Agradecemos mais uma vez a sua preferencia pela DHL EXPRESS e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.Atentamente,Customer ServiceDHL Express Portugal


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.