back

Devolução/troca de equipamentos

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. B.

Para: Istore

07/10/2025

Exmos. Senhores, responsáveis pela loja iStore do Madeira Shopping, Funchal. No passado dia 20 de setembro de 2025, dirigi-me à loja iStore do Madeira Shopping, funchal, com o intuito de comprar vários equipamentos de marca Apple, Marca à qual tenho me mantido fiel desde 2013, quer a nível computadores, telefones e acessórios. Como pretendia efetuar um upgrade ao meu telemóvel (Iphone15 256GB) o funcionário da loja apresentou-me o Iphone Air de 256GB, explicando-me todas as suas principais caraterísticas. Informou-me, também, que, o mesmo já não funcionava com um cartão físico “Sim”, mas através de um cartão digital, chamado eSim. Algo que me deixou perplexo, pois não sabia (ainda) de tal existência. O funcionário esclareceu-me que, o eSim, era uma nova tecnologia que, futuramente, substituiria, por completo, os cartões físicos. Referiu ainda que, todas as redes móveis a operar em Portugal, já utilizavam esta tecnologia. Eu, com um pouco de receio em comprar um dispositivo de 1.249€ e depois não conseguir configurar o cartão eSim no telemóvel, voltei a questionar se o mesmo funcionava para qualquer rede móvel. A resposta do funcionário foi a seguinte: Se não conseguir configurar traga cá à loja que nós configuramos, desde a transferência dos dados do telemóvel antigo para o novo, assim como, a transferência do cartão físico para o digital. Convencido pelo funcionário da iStore, decidi comprar o telemóvel e ainda investi numa película protetora de ecrã (24,90€) e numa capa protetora do telemóvel (59€). Passado uma semana. No dia 29 de setembro, decidi migrar para o novo telemóvel, transferindo os dados do telefone antigo, assim como, tentei realizar a transferência do cartão físico para o cartão eSim. Os dados do telemóvel antigo, transferiram corretamente para o novo aparelho. Quanto ao cartão eSim, surgiu um erro na conversão/transferência, indicando a necessidade de contactar a minha operadora. Como pensei que poderia ter ocorrido algum erro, tentei novamente a transferência de dados e cartão, entre os dois Iphones. O erro voltou a surgir... Aflito, liguei para a minha operadora (Rede Amigo/Vodafone) e a operadora informou-me que a rede móvel Amigo, não operava com cartões eSim... Perante esta situação, senti-me revoltado, stressado e ENGANADO! No dia 01 de setembro, dirigi-me à loja iStore do Madeira Shopping, onde comprei o telemóvel e os acessórios, para tentar resolver esta situação. O Funcionário que me convenceu a comprar o telemóvel não estava de serviço. Expliquei o sucedido a dois funcionários que lá estavam na loja, e para meu espanto, os mesmos também não faziam ideia, que a tecnologia eSim não funcionava em todas as redes. Pedi-lhes uma solução, para o meu caso, e disseram que não poderiam fazer nada. Só o gerente de loja, poderia responder ou solucionar o meu problema. Então, indicaram que no dia seguinte, 5.ª feira, dia 02 de outubro, o gerente de loja estaria presente, entre as 10:00 e as 19:00. No dia seguinte, compareci na loja, no turno da manhã, e voltei a explicar a situação ao Gerente de loja. O mesmo, de igual modo que os restantes funcionários de loja, demonstrou, também, não ter conhecimento de que poderiam existir redes móveis que não utilizassem o eSim. Logo de seguida, esclareceu-me que, eu como cliente, é que deveria de saber se a minha rede suportava ou não o eSim. Afirmando, categoricamente: “Não é nossa política aceitar devoluções”. Eu, cliente de longa data, Fã incondicional da marca Apple, que não conhecia o eSim, que fui elucidado e, pode-se dizer, convencido, por um funcionário da loja, em comprar um equipamento, garantindo a total compatibilidade com qualquer cartão Sim, mostrando-se disponível para realizar essa transferência de dados e cartão, do telefone antigo para o novo, fiquei completamente desiludido, enganado, aldrabado e roubado pelos funcionários e gerente da loja Istore. Nesse dia (20 de setembro de 2025), fiz uma compra de 3.409,90€ onde se incluía o telemóvel+película+capa no valor total de 1.332,90€. E agora vem-me dizer que a culpa era minha e que não aceitavam devoluções... Sugeri, então uma troca, por outro equipamento, que suportasse cartão físico eSim e de igual valor (pois o que faria com um equipamento e acessórios, se não podia utilizar a minha rede?). O gerente de loja disse-me que iria fazer pelo melhor e que nesse dia à noite não teria resposta para me dar, mas, que no dia seguinte, dia 03 de setembro, ligava-me com uma resposta. Contudo, frisou, não dar certezas de nada. Passou-se a noite do dia 02, o dia 03, o dia 04 e finalmente, no dia 05 de setembro à tarde, ligou-me, e por telefone, deu-me a pior notícia: “como lhe tinha dito, o cliente é que deveria de saber se a sua rede era ou não compatível e não é nossa política receber devoluções”. Caiu-me o chão... Resumidamente, quis devolver um equipamento e acessórios, que me foram vendidos pela iStore, com promessa e garantia de que tudo funcionaria em pleno. A iStore não quis saber, não quis ver o lado do cliente, simplesmente quis arranjar forma de se descartar de responsabilidades! Vender sim! Faturar sim! E o resto? E o lado do cliente? Incrível mesmo! Nunca pensei! Que desilusão! Cumprimentos, Aureliano Barreto.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.